em

AmeiAmei

16 Plantas que purificam o ar da casa

Confira quais são as plantas que pode cultivar em casa para decorar e purificar o ambiente ao mesmo tempo
plantas que purificam o ar
Crédito: Pixabay

Ter plantas em casa é uma ótima maneira de decorar os ambientes e sentir-se mais próximo da natureza. Você pode cultivá-las no exterior, mas também nos espaços internos. Algumas espécies, inclusive, são excelentes por serem plantas que purificam o ar.

No ano de 1989, a NASA revelou uma pesquisa traduzida como “Ar Limpo”, conduzida pelo cientista Bill Wolrveton, especializado em química, microbiologia, bioquímica, biologia marinha e engenharia ambiental. Seus resultados ainda são válidos e indicam as 11 plantas que podem melhorar o ar dos ambientes, através do processo de filtragem de gás carbônico e substâncias gasosas tóxicas, transformando em ar puro.

11 Plantas que purificam o ar de sua casa, segundo a NASA

Veja quais são as 11 plantas que entraram para o ranking do estudo realizado pela NASA. Em seguida, veja mais algumas espécies recomendadas para cultivar dentro de casa, porque também oferecem esse efeito de filtragem do ar.

1. Gérbera

melhores plantas que purificam o ar gerbera
Crédito: Imagem de Reprodução

As cores das suas flores conferem alegria, ornamentação e suavidade ao espaço onde estão. A gérbera é uma boa planta para ter na lavanderia e no quarto, pois ela absorve o benzeno e o tricloroetileno, substância que compõe produtos para lavar roupa.

2. Palma-bambu

Pode colocar essa planta em salas, jardins ou varandas. Não se importa com a sombra, é mais fácil de cuidar e, assim como a gérbera, absorve os compostos benzeno e tricloroetileno do ar.

3. Café-de-salão

Essa planta é excelente para estar em espaços interiores por conta do seu efeito purificador. Enfeita com seus frutos e suas folhas de cor laranja e vermelha. Além disso, pode ficar na sombra, desde que tenha o solo sempre adubado. Contudo, ela é tóxica e, por isso, deve ficar fora do alcance de animais e crianças.

4. Hera

melhores plantas que purificam o ar hera
Crédito: Imagem de Reprodução

É uma das melhores para absorver as toxinas do ar. Tem folhas pequenas, de cor verde e forma própria, que ajudam a enfeitar um espaço. São trepadeiras e por isso costumam ficar do lado de fora, mas no interior, pode cultivá-la em um vaso pendente.

5. Pau d’água

Tem folhas compridas e verdes. Deriva da espécie fragans ou deremensis e do gênero Dracena. Deve cultivá-la em lugar com luz e em um vaso grande, dando atenção especial às regas.

6. Dracena de Madagascar

Assim como o pau d’água, é também uma dracena, apesar de ter folhas mais pontiagudas e finas. Como se eleva verticalmente, pode perfeitamente preencher os cantos da casa. Ela cresce bastante, então precisa de espaço.

7. Dracena Janet Craig

Essa é outra das plantas que purificam o ar recomendadas pelo estudo da NASA. É muito bonita e pode ser facilmente cultivada em vasos.

8. Espada-de-São-Jorge

melhores plantas que purificam o ar espada
Crédito: Imagem de Reprodução

É uma planta bem fácil de cultivar e é excelente para quem vive em apartamento e não dispõe de muito tempo. É bem versátil com a luz e a temperatura. Ela absorve os formaldeídos liberados pela madeira, carpete e tecidos sintéticos, purificando o ar e liberando o oxigênio limpo durante a noite.

9. Crisântemo

Essa planta oferece flores suaves e singelas. Como provêm de uma hibridação, precisa de calor e luz, com mais dedicação aos cuidados. Em troca, ela contribui com a limpeza do ar absorvendo benzeno, amônia, xileno, tolueno, tricloroetileno e formaldeído.

10. Lírio da paz

O lírio, por possuir flor, contribui com sua beleza calmante e também com a purificação do ambiente onde é colocado. É ideal para cultivar em climas mais quentes, mas precisa ter cuidado, pois é venenoso. Deve ser mantido longe dos animais e das crianças.

11. Ficus

melhores plantas que purificam o ar ficus
Crédito: Imagem de Reprodução

O ficus ajuda a manter a umidade do ar, porque tem um alto índice de transpiração. É bastante resistente e contribui com a eliminação do benzeno, xileno, tolueno, formaldeído e tricloroetileno.

Outras plantas que purificam o ar

Além das recomendadas pela NASA como as melhores plantas que purificam o ar, há muitas outras que contribuem com essa tarefa e ainda oferecem outras propriedades. Veja algumas.

12. Aloe vera

A aloe vera, ou babosa, é uma suculenta necessita de pouca água e bastante sol, podendo alcançar um metro de altura. Apesar disso, pode tê-la dentro de casa ou na varanda. Além disso, é uma planta com excelentes propriedades medicinais, em especial para tratar o cabelo e a pele.

13. Jiboia

É uma planta trepadeira, mas que também pode cultivar em vasos no interior da casa. É ótima para a filtragem de formaldeídos. Necessita de pelo menos metade do dia de sol.

14. Azaleia

As suas flores são lindas, ornamentais e cheias de cor. Sente-se bem com a luz ou com a sombra. Por isso, adaptam-se a qualquer ambiente com facilidade. Como são tóxicas, não as coloque em contato com animais e crianças.

15. Clorofito

Além de muito bonito, o clorofito absorve poluentes como benzeno, xileno e monóxido de carbono. Pode ser facilmente cultivado em vasos pendentes dentro de casa e vive bem em baixas temperaturas.

16. Palmeira ráfia

Em vasos de porte médio e grande é fácil cultivar essa bela palmeira dentro ou na entrada de casa. É uma boa planta para filtrar amônia dos materiais de limpeza e tecidos.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
camu camu
Benefícios do camu camu
alimentos que reduzem o estresse
8 Alimentos que reduzem o estresse