Brinquedos
Imagens: Reprodução
em

Brinquedos que acalmam o cérebro de crianças e adultos

Todos esses brinquedos podem ser usados pelas crianças, jovens, adultos e idosos da sua casa

Publicidade

O nosso cérebro é estimulado desde antes de nascermos, e deve continuar assim pela vida inteira. Mas, também precisa ser tranquilizado para evitar o desequilíbrio causado pelas tensões, a ansiedade e o estresse. Uma das formas de fazer isso é com brinquedos.

Mas, não pense que brinquedos calmantes do cérebro são apenas para crianças. Vamos mostrar a você alguns brinquedos que tranquilizam o cérebro de crianças e adultos, que você pode comprar para a família inteira usufruir.

O mais legal é que são brinquedos ao estilo tradicional, ao invés de jogos em telas e eletrônicos. A ideia é estimular as sensações de tranquilidade, conforto e bem-estar através dos sentidos do corpo – principalmente o tato, a audição e a visão.

Veja também: 36 Brinquedos dos anos 80 e 90 que toda criança queria ter

Publicidade

Cubo infinito

brinquedo Cubo infinito
Imagens: Reprodução

Esse brinquedo é formado por 8 cubos pequenos que podem girar em qualquer direção e ângulo, sem restrições. Ele ajuda a manter o foco, além de estimular a criatividade.

Massinha de modelar

Imagens: Reprodução

Apertar uma massinha de modelar traz a sensação de alívio. Esse é um dos brinquedos que possibilita estimular a criatividade, fazendo a pessoa se concentrar naquele momento e esquecer os problemas que provocam a ansiedade.

Entrar no grupo do Telegram

Veja também: Como fazer massinha de modelar com farinha de trigo

Publicidade

Spinner

brinquedos spinner
Imagens: Reprodução

O brinquedo giratório ajuda o cérebro a “desligar” do que acontece no entorno e a focar em apenas uma ação. Isso ajuda a esquecer das questões que geram ansiedade e seus sintomas.

Pop-it

Imagens: Reprodução

O brinquedo de silicone ajuda a aliviar a ansiedade por causa dos movimentos repetitivos, do toque suave à superfície emborrachada e do barulho semelhante ao estouro de bolhas. Tudo isso produz uma sensação agradável, pois ativa áreas do cérebro ligadas à gratificação, ao alívio e conforto.

Squishmallows

Imagens: Reprodução

As pelúcias feitas de fibra de poliéster (tecido com uma textura macia) e com forma arredondada proporcionam uma estimulação tátil calmante e satisfatória. A superfície agradável e o design fofo são um convite para um abraço apertado. Abraçar libera uma série de neurotransmissores, como a endorfina, que acalmam e relaxam.

Publicidade

Slime

brinquedos slime
Imagens: Reprodução

Proporciona alívio da ansiedade pela utilização do sentido tátil. Esse tipo de gel mais consistente ajuda a se concentrar no presente, sendo uma distração para os problemas. Os barulhos produzidos com o apertar do brinquedo também gera boas sensações.

Veja também: Como fazer slime com pasta de dente: 2 receitas que dão certo

Liquid Motion Bubbler Timer

Imagens: Reprodução

Esse brinquedo lembra os laboratórios de ciências. Bolhas coloridas que giram por um minuto dentro de um cilindro com água prendem a atenção e ajudam a esquecer de tudo o que acontece ao redor. O movimento e as cores têm efeitos “hipnotizantes” e acalmam o cérebro.

Publicidade

Esfera de Hoberman

Imagens: Reprodução

A possibilidade de movimentos de abrir e fechar pode auxiliar quando é preciso se concentrar na respiração. O movimento de abrir e fechar da bola pode acompanhar a inspiração e expiração, ajudando a relaxar.

Veja também: Como relaxar a mente: 5 dicas para aliviar a tensão do dia a dia

Fonte: O Globo

Publicidade
Cinetose

Cinetose: você enjoa durante a viagem? Veja como resolver

cachorro

Homem salva de incêndio cachorro preso em casa