em

13 Receitas de brevidade mineira para servir no café

Com poucos ingredientes e muito amor no preparo, esse doce vai ser um sucesso quando chegar à mesa
brevidade
Crédito: Pixabay

A brevidade é uma receita típica da culinária mineira. Trata-se de um doce, tipo uma broa, que leva basicamente açúcar, polvilho ou fécula de mandioca e ovos. Tão breve quanto o nome que leva. Mas não existe apenas uma maneira de fazer essa delícia, por isso confira mais receitas de brevidade para servir com um cafezinho ou chá.

13 Receitas de brevidade

Você pode fazer esse doce em formato de broa ou de bolo, mais fofo ou aerado, com especiarias ou bem simples e tradicional. Veja as opções de receitas a seguir e aventure-se na cozinha.

1. Com polvilho doce

receita de brevidade light
Crédito: GShow

A primeira receita é feita com polvilho doce, ovos e açúcar, em forminhas de cupcake ou de pão de queijo, a que você tiver em casa. A massa fica bem firme e, mesmo não levando fermento, dobra de tamanho depois de assada.

2. Maizena

como fazer brevidade maisena
Crédito: Tudo Gostoso

Essa versão também é feita para ficar em formato de bolinhos, mas os ingredientes são bem diferentes do tradicional. Você vai usar Maizena, margarina, fermento, sal e açúcar. Já que é tão diferente da primeira, vale a pena experimenta.

3. Com amido

como fazer bolo brevidade
Crédito: Receitas de Vovó

Você também pode fazer esse doce em forma de bolo seco, que fica uma delícia e é muito simples. Essa receita leva apenas ovos, açúcar e amido de milho e o resultado é de um bolo fofo e delicioso. Nem precisa de cobertura.

4. Com fécula de mandioca

como fazer brevidade fécula
Crédito: Cyber Cook

Se você tiver a fécula de mandioca em casa, aproveite esse ingrediente para essa receita bem tradicional com quinze gemas, mais dois ovos e açúcar. Parecem pães de queijo e ficam uma delícia com uma bela geleia de mocotó caseira.

5. Canela e limão

como fazer bolo brevidade canela
Crédito: Culinária Brilhante

Para quem aprecia colocar sabores extras na massa, essa receita é ideal para isso. Além dos ovos, açúcar, sal, polvilho, óleo, baunilha e fermento, também leva um pouco de canela em pó e raspas de limão.

6. Polvilho azedo

receita de brevidade polvilho azedo
Crédito: Tudo Gostoso

Se funciona fazer essa broa com polvilho doce, com o azedo também dá certo. Essa sugestão também leva o tradicional, que são ovos e açúcar, e é finalizada com um toque de canela para dar aquele aroma de casa da vovó.

7. De rapadura

com fazer brevidade rapadura
Crédito: Djanilda Ferreira

Aproveite a rapadura que tem em casa para fazer essa delícia de bolo, mais mineiro ainda. Junto com a rapadura raspada usam-se dez ovos, bicarbonato de sódio, óleo, cravo moído, canela em pó, sal e polvilho.

8. Cobertura de limão siciliano

brevidade de limão
Crédito: Vamos Fazer Massa

Essa receita do bolo é tão simples quanto as demais, só que tem o diferencial da cobertura de limão siciliano que deixa o sabor ainda mais especial. Essa massa é feita com ovos, açúcar e amido de milho. A cobertura é feita com suco de limão siciliano e açúcar de confeiteiro.

9. Com araruta

brevidade de araruta
Crédito: Gazeta Online

Se não tiver maisena, amido e nem polvilho em casa, mas tiver araruta, também é possível fazer esse bolo, que nessa receita é um biscoitinho. Vai precisar de araruta, açúcar, ovos e uma casca de limão para dar um sabor especial.

10. De chocolate

brevidade de chocolate
Crédito: Pingo Doce

Para deixar a massa com sabor diferente nessa receita, pode adicionar chocolate ou achocolatado junto com o polvilho doce, o açúcar, manteiga, ovos, fermento e a casca de uma laranja. Depois tem ainda a cobertura para completar que é feita com manteiga, leite, açúcar e achocolatado, como uma cobertura simples de bolo nega maluca.

11. De amendoim

brevidade amendoim
Crédito: GShow

Você também pode acrescentar amendoim torrado à massa do seu bolo junto com açúcar, fermento em pó, amido de milho, manteiga e ovos. Separe um pouco de amendoim para colocar por cima depois que o bolo estiver pronto.

12. Coco ralado

brevidade de coco
Crédito: Prato Bom

O sabor do coco deixa o bolo ainda mais docinho sem precisar de tanto açúcar. Também fica com uma textura diferente porque você sente os pedacinhos de coco ao comer. Essa versão do bolo é feita com coco ralado, açúcar, manteiga, amido de milho, polvilho doce e fermento em pó.

13. Versão com adoçante

receita de brevidade light
Crédito: GShow

Se você adora o bolo brevidade, mas preferiria uma versão menos calórica, utilize adoçante a granel junto com margarina light, ovos, maisena e fermento. Vai ter um bolo delicioso e sem se preocupar com aquela quantidade de açúcar da versão tradicional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como fazer recheio de chocolate
Como fazer recheio de chocolate para todos os gostos
estatuto do idoso
Estatuto do Idoso: o que é e quais os direitos