em

7 Receitas de brevidade mineira para servir no café

Com poucos ingredientes e muito amor no preparo, esse doce vai ser uma passada quando chegar à mesa.

brevidade
Crédito: Pixabay

A brevidade é uma receita típica da culinária mineira. Trata-se de um doce, tipo uma broa, que leva basicamente açúcar, polvilho ou fécula de mandioca e ovos. Tão breve quanto o nome que leva. Mas não existe apenas uma maneira de fazer essa delícia, por isso confira mais receitas de brevidade para servir com um cafezinho.

7 Receitas de brevidade

Você pode fazer esse doce em formato de broa ou de bolo, mais fofo ou aerado, com especiarias ou bem simples e tradicional. Veja as sete opções de receitas a seguir e aventure-se na cozinha.

1. Brevidade com polvilho doce

como fazer brevidade polvilho doce
Crédito: Minha Casa, Minha Lida

A primeira receita é feita com polvilho doce, ovos e açúcar, em forminhas de cupcake ou de pão de queijo, a que você tiver em casa. A massa fica bem firme e, mesmo não levando fermento, dobra de tamanho depois de assada.

2. Brevidade de maisena

como fazer brevidade maisena
Crédito: Tudo Gostoso

Essa versão também é feita para ficar em formato de bolinhos, mas os ingredientes são bem diferentes do tradicional. Você vai usar maisena, margarina, fermento, sal e açúcar. Já que é tão diferente da primeira, vale a pena experimenta.

3. Bolo brevidade com amido

como fazer bolo brevidade
Crédito: Receitas de Vovó

Você também pode fazer esse doce em forma de bolo seco, que fica uma delícia e é muito simples. Essa receita leva apenas ovos, açúcar e amido de milho e o resultado é de um bolo fofo e delicioso. Nem precisa de cobertura.

4. Bolinhos brevidade com fécula de mandioca

como fazer brevidade fécula
Crédito: Cyber Cook

Se você tiver a fécula de mandioca em casa, aproveite esse ingrediente para essa receita bem tradicional com quinze gemas, mais dois ovos e açúcar. Parecem pães de queijo e ficam uma delícia com uma bela geleia de mocotó caseira.

5. Bolo brevidade com canela e limão

como fazer bolo brevidade canela
Crédito: Culinária Brilhante

Para quem aprecia colocar sabores extras na massa, essa receita é ideal para isso. Além dos ovos, açúcar, sal, polvilho, óleo, baunilha e fermento, também leva um pouco de canela em pó e raspas de limão.

6. Brevidade com polvilho azedo

receita de brevidade polvilho azedo
Crédito: Tudo Gostoso

Se funciona fazer essa broa com polvilho doce, com o azedo também dá certo. Essa sugestão também leva o tradicional, que são ovos e açúcar, e é finalizada com um toque de canela para dar aquele aroma de casa da vovó.

7. Bolo brevidade de rapadura

com fazer brevidade rapadura
Crédito: Djanilda Ferreira

Aproveite a rapadura que tem em casa para fazer essa delícia de bolo, mais mineiro ainda. Junto com a rapadura raspada usam-se dez ovos, bicarbonato de sódio, óleo, cravo moído, canela em pó, sal e polvilho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

sorvete saudável de manga com coco

Receita de sorvete saudável de manga com coco

torta alemã

4 Receitas de torta alemã para uma sobremesa especial