Dicas pra limpar a casa com limão
Crédito: Freepik
em

15 Dicas para limpar a casa com limão

Você vai passar a comprar limão extra no lugar de alguns produtos de limpeza!

Publicidade

O limão é uma fruta para ter sempre em casa, pois além de muito saudável e útil no preparo de diversas receitas, também pode auxiliar na sua rotina de limpeza. Conheça as várias utilidades do limão para testar quando for limpar a casa e as roupas.

1. Clareia roupas brancas

Ponha uma xícara de suco de limão no interior da máquina de lavar roupa, no lugar do amaciante. Ele vai eliminar as manchas e vai deixar a sua roupa mais branca.

2. Tira mancha de ferrugem

Coloque a roupa manchada em uma bacia, cubra com água e aplique limão e sal na mancha. Leve essa mistura ao sol e, antes que a roupa seque, tire-a do sol e enxágue bem.

3. Limpeza de janelas

Existem manchas nos vidros que podem ser bem complicadas de remover. Contudo, se não tiver um produto específico em casa, você pode misturar algumas gotas de suco de limão com água e usar uma esponja para limpar as janelas. Depois seque bem para não ficarem marcas do pano molhado.

Publicidade

4. Evita cheiro ruim na geladeira

A geladeira costuma ganhar um cheiro ruim por causa do seu uso e, sobretudo, devido a alimentos estragados. A solução é colocar suco de limão e uma metade da fruta dentro de um potinho aberto e deixar dentro da geladeira por algumas horas. Faça isso depois de limpar a geladeira para que o cheiro bom permaneça por mais tempo.

5. Limpeza do micro-ondas

Coloque 3 colheres de suco de limão puro num frasco de vidro junto com 1 xícara e meia de água. Depois, ponha o frasco no interior do micro-ondas, sem tampar, durante 5 minutos na potência alta. Quando terminar, retire o frasco e limpe o micro-ondas com papel-toalha ou um pano limpo e seco.

6. Limpeza de joias

Se tiver joias escurecidas, prepare uma mistura de limão e sal para formar uma pastinha e limpe as joias com ela. Deixe agir durante 5 minutos e, em seguida, passe-as por água morna e seque-as bem.

Publicidade

7. Remover gordura do ralo da pia

Pode usar a mesma pastinha da dica anterior para remover gordura grudada nos ralos e higienizar a pia. Se quiser, substitua o sal por bicarbonato de sódio.

8. Limpeza de cobre

Mais uma dica com os mesmos ingredientes: limão e sal. Corte um limão ao meio e polvilhe sal por cima, na parte da polpa. Depois, passe o limão com o sal na superfície de cobre, espremendo o suco e promovendo a limpeza. Finalize com água e secando bem.

9. Desinfetar tábua de carne

Esfregue a metade de um limão com sal sobre a tábua para remover os restos de alimentos e desinfetá-la. Depois enxágue com água e deixe secando ao sol, principalmente se for de madeira, pois nunca deve ser guardada úmida.

Publicidade

10. Manchas nas bancadas e mesas

Sobre a mancha, esfregue sal com metade de um limão e deixe a pasta descansar sobre a superfície durante a noite. Depois limpe com pano embebido em água morna e seque.

11. Limpeza de potes plásticos

Dica para remover as manchas e o cheiro ruim que fica nos potes plásticos depois de armazenarem comida: esfregue meio limão no interior do recipiente ou lave-o com suco de limão.

12. Panelas como novas

Caso tenha panelas de inox e queira que elas voltem a brilhar, você só precisa esfregar um limão e verá que vão recuperar o aspecto brilhante.

Publicidade

13. Talheres brilhando

Esfregue seus talheres com uma esponja embebida em suco de limão puro. Depois enxágue e seque bem, dando uma lustrada com o pano.

14. Eliminar traças

Para deixar a sua casa livre de pragas, aplique um pouco de cravo-da-índia em algumas cascas de limão e deixe-as em estantes e armários.

15. Limpar as lixeiras

Ninguém merece o cheiro que fica nas lixeiras depois de tirar o lixo. Corte um limão ao meio e, com uma das metades, limpe as paredes internas da lixeira. O limão vai matar as bactérias. Depois de alguns minutos, enxague e deixe a lixeira secando ao sol.

Publicidade
Dicas para espantar o sono que bate depois do almoço

Dicas para espantar o sono que bate depois do almoço

Corte de cabelo que deu errado

Corte de cabelo que deu errado: e agora, como disfarçar?