em

Saiba o que é e para que serve o botox capilar

Esse não é o mesmo produto usado para aplicar na pele. Saiba a diferença
sobre botox capilar
Crédito: Freepik

Todos os dias surgem novos tratamentos estéticos para oferecer benefícios à pele e aos cabelos. Certamente você já ouviu falar no botox, que é um produto injetado na pele para eliminar as linhas de expressão. E você já tinha ouvido falar no botox capilar? Saiba o que é, para que serve e outros detalhes relevantes.

O que é botox capilar?

o que é o botox capilar
Crédito: Freepik

Em primeiro lugar é importante separar o botox para a pele do botox capilar. O produto para a pele é feito à base de toxina botulínica, que tem a função de paralisar o músculo. É por isso que as pessoas que aplicam muito botox podem perder alguns movimentos faciais e ficam com um visual plastificado. Se administrada nas doses corretas, essa substância também serve para tratar problemas de saúde.

Já no caso do capilar, é diferente. Não é utilizada a toxina botulínica na composição. O tratamento apenas recebe esse nome por causa do resultado que promove. Depois de ser aplicado, ele vai preencher as fibras capilares, deixando-as mais bonitas e reestruturadas.

A composição do produto utilizado pode variar, mas de modo geral são usados aminoácidos, vitaminas e outros nutrientes essenciais para a saúde dos fios.

Para que serve?

Como você viu, esse tratamento é como um combo dos procedimentos de um cronograma capilar. No cronograma fazem-se etapas de hidratação, reconstrução e nutrição dos fios. Ele vai hidratar e reconstruir a massa capilar, melhorando a saúde e a aparência do cabelo.

A hidratação acontece porque o produto vai recuperar nutrientes para o cabelo de forma profunda. O resultado será de fios mais sedosos, maleáveis e resistentes. O tratamento cria uma camada protetora na parte externa dos fios, protegendo contra os agentes externos. Assim, reduz o frizz, facilita na hora de pentear e deixa o cabelo mais fácil de lidar e cuidar.

O procedimento alisa o cabelo?

Ele não foi criado para alisar o cabelo, e sim para recuperar os fios. Em cabelos ondulados, pode acontecer uma mudança temporária na aparência dos fios, deixando-os mais lisos, pois estarão mais “relaxados” após o tratamento.

Por ter ficado muito popular, existem marcas que transformam o produto em uma opção de alisamento, adicionando guanidina, amônia e outros químicos alisantes.

Sendo assim, se quiser um produto para tratar os fios sem alisar, leia a embalagem para ter certeza de que a base da sua composição é a queratina e que não possui químicos alisantes.

Dura quanto tempo?

botox capilar quanto tempo dura
Crédito: Freepik

Embora tenha sido comparado a um cronograma capilar completo, é um tratamento para se fazer mensalmente, em média. O seu efeito tem duração de até um mês e meio em cabelos bem-cuidados e saudáveis. Mesmo assim, recomenda-se usar menos, de 3 a 4 vezes por ano.

Quer dizer que ele deve fazer parte dos seus cuidados capilares, junto com uma hidratação semanal e o uso de protetor térmico antes de expor o cabelo a altas temperaturas. Outro cuidado importante é evitar xampu antirresíduo, pois ele vai removendo mais rapidamente o produto dos fios. Só use esse xampu na próxima aplicação de botox.

Melhores marcas

Para cada tipo de tratamento capilar, há versões de diversas marcas, mas tem sempre as mais recomendadas pelos profissionais que lidam com isso diariamente. No caso do botox capilar, se for fazer no salão é comum encontrar as marcas Botox Portier Ciclos e L’Oréal Fiberceutic.

Para fazer em casa, como vai ver no próximo tópico, tem as marcas Botox Capilar Desalfy Hair Biotex Asiática, Botox Capilar Capicilin Redutor de Volume, Natuhair Botox Tradicional e Creme Alisante Lola Vintage Girls, que vai alinhar os fios e reduzir o volume.

Como fazer em casa passo a passo

botox capilar como fazer em casa
Crédito: Freepik

Para garantir um bom resultado usando os ingredientes certos, o melhor a fazer é comprar um kit de botox capilar em uma loja de cosméticos e produtos para salão. Seguindo as instruções da embalagem é fácil aplicar o seu tratamento em casa, sem ajuda de ninguém e economizando. Só tenha muito cuidado para não aplicar produto em excesso e em contato direto com a pele, pois ao longo do tempo pode causar o efeito contrário no cabelo.

Lave o cabelo

Quando for fazer o botox capilar em casa, comece lavando o cabelo, em especial o couro cabeludo, duas vezes. Nessas duas vezes use xampu antirresíduo ou o produto que vem junto em alguns kits. Lave e enxágue muito bem com água morna.

Prepare o cabelo

Depois de lavar, seque com a toalha e com o secador o excesso de água. Mantenha os fios úmidos. Em seguida, escove e separe em mechas iguais.

Aplique o produto

Seguindo as recomendações na embalagem do produto, aplique-o em cada mecha, desde perto da raiz até as pontas, massageando os fios. Deixe agir por 20 minutos. Não precisa abafar com touca.

Finalize

Passados os 20 minutos, ou o tempo recomendado na embalagem, enxágue o cabelo com água morna, retire o excesso de água e escove começando pelas pontas. Depois faça uma escova, também separando por mechas para facilitar, e finalize com a chapinha para selar os fios.

Média de preço

Os produtos para fazer o tratamento em casa possuem uma média de preço que varia entre R$ 15 e R$ 60. Se fizer o procedimento no salão, o preço será superior a esse, tanto por causa dos produtos profissionais, quanto pelo custo do serviço, é claro. E também variam muito conforme cada tipo de salão e a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
folha de mamão
Benefícios da folha de mamão para a saúde
como fazer nabo
Como fazer nabo em 16 receitas apetitosas