em

20 Receitas de bolo sem leite deliciosas

Sabia que o leite não faz falta nas receitas de bolo? Veja por quais ingredientes pode substitui-lo
bolo sem leite
Crédito: Pixnio

Antigamente havia apenas uma receita básica de bolo incluindo farinha de trigo branca, manteiga ou óleo, ovos, açúcar, fermento e leite. Mas hoje dia é bem diferente, com variações especiais para respeitar todos os estilos de alimentação. Há quem prefira bolos sem glúten, outros não podem comer açúcar e também tem as pessoas intolerantes à lactose e as veganas. Então, se for o seu caso, veja como fazer deliciosas receitas de bolo sem leite.

Receitas de bolo sem leite

A função do leite nas receitas de bolo é muito importante. Ele ajuda a amaciar a massa, deixando o bolo mais fofo. Mas no sabor ele não contribui em muita coisa. Então, o leite pode ser facilmente substituído nas receitas de bolo, seja por versões de bebida vegetal, suco natural de frutas ou por água mesmo. A única diferença que deve ter atenção é o tempo de preparo. Essas outras bebidas deixam a massa mais líquida, então pode ser que precise de mais tempo para assar.

1. Receita básica

receita de bolo sem leite simples
Crédito: Tudo Gostoso

Essa primeira receita é da massa básica, com os ingredientes tradicionais, porém sem leite. Essa versão fica bem fofinha, mesmo sem esse ingrediente. Leva ovos, trigo, óleo, açúcar, fermento e água no lugar do leite. Simples, prático, gostoso e sem risco para quem tem intolerância à lactose.

2. Bolo de banana sem leite, farinha e açúcar

bolo sem leite com banana
Crédito: Tudo Gostoso

Esse é um bolo considerado fit, pois além de não levar leite, também é feito com farinha de aveia no lugar da farinha de trigo, leva óleo de coco, ovos, bananas, fermento e canela. Como pode ver, não é necessário utilizar qualquer outro ingrediente no lugar do leite e não precisa de substituição açúcar, pois a banana e a canela deixam o sabor adocicado.

3. Chocolate

bolo sem leite com chocolate
Crédito: GShow

O bolo de chocolate é um dos mais tradicionais e essa receita é para quem não tem leite em casa, pois leva outros ingredientes à base de leite, como o chocolate e o creme de leite. Mesmo assim, pode substituir por versões sem lactose desses ingredientes. A receita leva açúcar, trigo, margarina, fermento, água, ovos e achocolatado em pó. Para a cobertura vai margarina, creme de leite, achocolatado meio amargo e açúcar.

4. Chocolate sem glúten e sem lactose

bolo sem leite e glúten com chocolate
Crédito: Terra

Se quiser uma opção um pouco mais saudável do que a anterior, que além de não levar leite também é sem glúten, vai gostar dessa opção. O único ingrediente que deixa a receita menos saudável é o açúcar, mas basta você usar o demerara no lugar do refinado. Essa versão também leva margarina, bebida de soja, essência de baunilha, chocolate em pó, farinha de soja, farinha de arroz e fermento.

5. Morango

bolo sem leite sabor morango
Crédito: Na Cozinha da Casa Amarela

Para quando quiser um delicioso bolo de morango com recheio e cobertura, essa receita é ótima. A massa é tipo pão de ló, feita com ovos, açúcar, trigo e essência de baunilha. O recheio e a cobertura são feitos com chanty mix, que é um tipo de chantilly sem lactose, e muitos morangos frescos.

6. Bolo de festa de chocolate com morango

bolo sem leite sabor chocorango
Crédito: Receitas Nestlé

Mais uma versão de bolo de festa, dessa vez juntando os dois sabores, do morango e do chocolate. A massa desse bolo é feita com ovos, açúcar, bebida vegetal, óleo, trigo, chocolate em pó e fermento. A cobertura e o recheio são feitos com morangos frescos, bebida vegetal, gemas, açúcar, amido e chocolate em pó.

7. Frutos vermelhos

bolo sem leite sabor frutos vermelhos
Crédito: Cozinhar Sem Lactose

Os frutos vermelhos dessa receita podem ser comprados congelados em um mix que vem com amora, framboesa, morango, cereja, mirtilo e groselha. Esses frutos são misturados com bebida de soja, ovos, azeite, açúcar e trigo. Basta bater tudo e levar para assar, sem segredo.

8. Maçã

bolo sem leite sabor maçã
Crédito: Guia da Cozinha

O leite não vai fazer falta nenhuma nessa receita, tanto que nem precisa de um ingrediente substituto. Para fazer esse bolo você vai precisar de ovos, óleo, açúcar mascavo, aveia, trigo, fermento, maçãs, uvas passas e açúcar com canela para polvilhar e deixar ainda mais aromático. Perfeito para servir quentinho no café da tarde.

9. Abacaxi

bolo sem leite sabor abacaxi
Crédito: Revista Cláudia

Outra fruta que fica deliciosa na receita de bolo é o abacaxi. Nessa receita você vai usar o suco de abacaxi fresco, pois quando é feito na hora fica mais gostoso, também vai usar açúcar demerara, amido, leite de coco, óleo, farinha de arroz integral, gelatina de abacaxi e fermento. É a gelatina que vai deixar o sabor da fruta mais acentuado, por isso que recomenda-se utilizar esse ingrediente.

10. Amêndoas sem leite, ovos e manteiga

bolo sem leite sabor amêndoas
Crédito: Pão, Bolo e Cia

Esse bolo é uma opção para veganos e intolerantes à lactose. Leva amêndoas, que se preferir pode substituir por nozes ou avelãs, também sementes de linhaça, trigo integral, açúcar mascavo, bebida vegetal e fermento.

11. Laranja com sementes

bolo sem leite sabor laranja
Crédito: 24 Kitchen

As sementes usada nessa receita são de papoula, que é uma linda flor da qual extraem-se as sementes para uso medicinal e culinário. Esse bolo sem sabor de laranja, pois é feito com o suco fresco da fruta e também com açúcar, óleo, trigo e fermento.

12. Bolo de iogurte

bolo sem leite sabor iogurte
Crédito: O Diário da Sara

Como o iogurte é feito de leite, essa receita não é ideal para quem tem intolerância à lactose, nem para veganos. O iogurte usado tem sabor de coco, também vai precisar de trigo, açúcar, fermento, margarina sem leite, ovos e uma pitada de sal. Se quiser fazer a versão sem lactose, use um iogurte especial sem lactose e margarina sem leite.

13. Bolo de mel

bolo sem leite sabor mel
Crédito: Cozinha Fit

Gosta muito de mel? Então um bolo com o delicioso sabor doce e suave do mel vai ser a opção para você provar no próximo fim de semana. Essa receita também é sem glúten e os ingredientes são ovos, farinha de arroz integral, fécula de batata, azeite, açúcar mascavo, mel, fermento e noz-moscada.

14. Café

bolo sem leite sabor café
Crédito: Casa e Cozinha

Café com leite é uma combinação bem tradicional, mas no caso desse bolo, vai ser só café mesmo. Para fazer essa delícia de receita vai precisar de ovos, açúcar, café forte coado, cacau em pó, óleo, trigo e fermento. Bem simples, rápido de fazer e perfeito para quem ama o sabor de café em todo tipo de receita doce.

15. Bolo mármore

receita e bolo sem leite mesclado
Crédito: Dani Noce

O bolo mármore é aquele que você faz uma massa, depois divide em duas partes e mistura chocolate em uma delas. Depois coloca uma parte de cada vez na forma, sem misturar, para ficar mesclado. Essa receita pode ser feita sem leite e também sem glúten. Para isso, vai precisar de farinha sem glúten, fermento, sal, açúcar, ovos, extrato de baunilha, óleo, bebida vegetal e chocolate em pó.

16. Bolo de cenoura com brigadeiro sem leite

bolo sem leite sabor cenoura
Crédito: Lactose Não

Para quem não pode ingerir lactose, mas ama um clássico bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro, essa é a receita perfeita. Para fazer vai precisar de cenouras, óleo, ovos, trigo, açúcar e fermento. A cobertura é feita com água, cacau em pó, açúcar, margarina sem leite e Supra Soy sem lactose que contém proteína de soja.

17. Prestígio

bolo sem leite sabor coco
Crédito: Lactose Não

Esse bolo é para quem gosta de coco e mais uma sugestão sem lactose e sem glúten para comer sem medo. É feito com ovos, manteiga clarificada, farinha de coco, farinha de arroz, tâmaras, bebida de amêndoas, cacau em pó, açúcar demerara, fermento e, se tiver em casa, pode usar biomassa de banana verde. Para a cobertura vai leite de coco, açúcar demerara e coco em lascas para decorar.

18. Bolo Twix

bolo sem leite tipo twix
Crédito: Dani Noce

Aquele chocolate Twix, que tem uma camada de caramelo e é coberto com chocolate, pode ser feito em tamanho gigante e em uma versão mais saudável. A massa desse bolo é feita com gordura de coco, creme vegetal sem leite, açúcar, ovo, extrato de baunilha, leite de coco light, farinha sem glúten, farinha de amêndoa, fermento e goma xantana.

19. Bolo gelado de limão

bolo sem leite sabor limão
Crédito: Dani Noce

Bolo de limão é perfeito no verão, ainda mais essa versão que é para servir bem geladinho. A massa é do tipo verdinha que leva óleo, ovos, gelatina de limão, açúcar cristal, sour cream de soja, água, suco e raspas de limão, farinha sem glúten e fermento. A cobertura é feita com leite de coco, açúcar, extrato de baunilha e mais limão para acentuar o sabor.

20. Bolo de rolo sabor chá verde e maracujá

bolo sem leite tipo rocambole
Crédito: Dani Noce

O bolo de rolo é parecido com o rocambole, mas a massa é mais fina e dá mais voltas, fazendo com que tenha várias camadas de recheio. Essa versão tem um sabor que sai do convencional, usando o chá verde e um delicioso recheio de creme de maracujá. Não tem lactose nem glúten para todo mundo poder comer à vontade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
acompanhamentos para panqueca
10 Melhores acompanhamentos para panqueca
chás para infecção urinária
10 Chás para infecção urinária para fazer em casa