O bolo de nada é uma massa simples, feita com os ingredientes básicos e sem um sabor definido. O segredo para essa massa ficar bem fofinha é bater bastante na batedeira os ingredientes porque enquanto a manteiga se mistura com o açúcar vão se formando bolhas de ar que vão garantir a fofura do bolo. Veja algumas receitas, com pequenos diferenciais nos ingredientes, para fazer em casa.
Veja também: receitas deliciosas e bolo de brigadeiro
Como fazer bolo de nada bem fofinho
Você pode escolher fazer esse bolo na batedeira ou na mão, se tiver força no braço. Também pode fazer a receita básica ou versões com farinha integral, vegana, com toque de sal e leve sabor de baunilha.
1. Da Rita Lobo com pitada de sal
Esse é um bolo para fazer na batedeira e deixar a massa bem homogênea e bem fofa. Ele tem o diferencial de levar uma pitadinha de sal só para dar um toque de sabor daquele que ninguém percebe, porque é para equilibrar. É um ótimo bolo para rechear e decorar. Veja no vídeo o passo a passo:
2. Receita sem batedeira
Essa versão é para não desanimar quem gostaria de fazer esse bolo, mas não tem batedeira nem liquidificador disponíveis para bater a massa. Pode fazer na mão mesmo, usando um batedor de arame (fouet) de tamanho grande para dar conta da massa que fica bem consistente. Confira no vídeo a ordem dos ingredientes:
3. Fofinho com iogurte
Essa receita continua sendo do mesmo bolo, ainda que leve iogurte natural, pois ele não tem um sabor definido para chamar de bolo com gosto de iogurte. É só mais uma maneira de variar essa receita simples e saborosa. Essa versão também é batida na mão, com o segredinho de bater muito bem os ovos com o açúcar até que dobre de tamanho e fique bem clarinho, como ficaria na batedeira. Confira no vídeo mais detalhes:
4. Com essência de baunilha
Agora a história muda um pouco o nome desse bolo, porque, ao colocar um pouco de essência de baunilha, ele deixar de ser um bolo com sabor de nada. Mas ainda assim entra na lista, porque a base de ingredientes é a mesma e a massa fica com um sabor muito suave, conforme a quantidade de baunilha que você colocar.
Prepare para o lanche da tarde: bolo de nada com essência de baunilha
5. Recheado e decorado
Se já quiser aproveitar para rechear e decorar a massa, mesmo que não vá servir o bolo em alguma ocasião especial, veja essas sugestões. Para o recheio, pode fazer um recheio de doce de leite ou leite condensado cozido na pressão. Para incrementar, misture nele uma boa porção de nozes picadinhas. Para cobrir, um merengue caseiro vai muito bem.
Um bolo especial para o fim de semana: recheado e decorado
6. Bolo vegano
Como você viu, as receitas dessa massa levam ovos e leite, mas dá para fazer uma versão vegana. Você vai precisar de farinha de trigo, açúcar demerara (porque fica mais saudável), bebida vegetal, óleo de canola, fermento e, se quiser, essência de baunilha. Pronto, o bolo vai crescer e ficar bem fofinho do mesmo jeito que nas receitas tradicionais.
Para o café da manhã: receita vegana
7. Versão integral
Além da versão vegana, outra alternativa para as opções tradicionais é usar farinha de trigo integral que pode ser em flocos grandes ou finos, como preferir. Além desses ingredientes, só vai precisar de açúcar, ovos, leite, manteiga sem sal e fermento. Pode usar açúcar demerara e bebida vegetal para deixar mais saudável.
Faça para as crianças: receita integral