em

Bolo de chocolate sem ovo: 9 receitas para perfumar a cozinha

Como é bom sentir cheiro de bolo de chocolate saindo do forno. Essas opções sem ovo são deliciosas e fáceis de fazer
bolo de chocolate sem ovo
Crédito: Pxinio

Ter algum tipo de restrição alimentar não é problema para ninguém hoje em dia. Existe todo tipo de receita com substituições de ingredientes, como é o caso do bolo de chocolate sem ovo. Não pode ou não quer consumir esse alimento? Então veja as alternativas para substitui-lo nas receitas a seguir.

Veja também: receitas de bolo sem farinha de trigo

Aqui você encontra:

Receitas de bolo de chocolate sem ovo

A função do ovo nas receitas de bolo é emulsificar, ou seja, dar consistência e firmeza, ligando todos os ingredientes. Isso ocorre porque o ovo é composto de lecitina. Além disso, o ovo ajuda a deixar a massa mais leve, principalmente quando faz claras em neve para misturar.

As principais substituições para esse ingrediente na receita de bolo de chocolate sem ovo são “ovo de linhaça” e banana amassada. Muitas vezes nem precisa substituir por outra coisa, veja essas ideias e confirme que dá certo:

1. Tradicional

fazer bolo de chocolate sem ovo tradicional
Crédito: À Moda do Flávio

Você pode fazer o seu bolo de forma comum, mas sem adicionar o ovo. A massa dá certo, cresce bastante e fica fofinha. Essa receita leva trigo, açúcar, óleo, leite, fermento e chocolate em pó. A cobertura é feita com mais chocolate em pó, açúcar, leite condensado, maisena, leite e manteiga.

Receita: de bolo de chocolate

2. Vegano saudável

fazer bolo de chocolate sem ovo vegan
Crédito: Vegana Prática

Na versão anterior o bolo só não tem ovo, mas leva todos os ingredientes possíveis de origem animal. Já nessa receita é o oposto, pois é vegana. Você vai precisar de farinha de aveia, água, leite de coco, óleo, cacau em pó, açúcar demerara, farinha de linhaça, essência de baunilha, fermento e sal. Além de vegano é muito saudável.

Receita: bolo de chocolate vegano

3. Tipo bolo nega maluca

fazer bolo nega maluca sem ovo
Crédito: Torrada Torrada

Gosta do bolo nega maluca, mas prefere uma opção sem ovo e sem outros ingredientes de origem animal? Então vai adorar essa receita. A massa é feita com trigo, bicarbonato de sódio, sal, cacau em pó, açúcar mascavo, água ou bebida vegetal, óleo, vinagre e extrato de baunilha. Por cima, uma deliciosa ganache de chocolate vegano, leite de coco e adoçante natural.

Receita: bolo de chocolate vegano tipo nega maluca

4. Molhadinho e sem leite

fazer bolo de chocolate sem ovo molhadinho
Crédito: Panelaterapia

Sabe aquele bolo bem molhadinho, que a cobertura penetra na massa e fica parecendo um brownie? Essa receita é exatamente assim, como pode ver a imagem. Para fazer esse bolo de chocolate sem ovo, vai precisar de ingredientes semelhantes ao da versão anterior, confira a lista completa desse.

Receita: bolo de chocolate sem ovos e sem leite

5. Prestígio com “ovo” de linhaça

fazer bolo prestígio sem ovo
Crédito: Presunto Vegetariano

Trata-se de uma deliciosa mistura de chocolate com coco. Essa versão é vegetariana e leva o “ovo” de linhaça como substituto das claras de ovo. Também leva farinha de arroz branca, cacau em pó, açúcar demerara, óleo, sal, vinagre branco, fermento e água quente. O coco fica no recheio e na cobertura.

Receita: bolo prestígio vegano

6. De caneca

fazer bolo de caneca sem ovo
Crédito: Receitas de Minuto

Quer comer um bolo de chocolate sem ovo, mas só uma porção individual para que seja bem rápido? Então faça um bolo de micro-ondas do mesmo jeito que faria a receita comum, só que sem ovo e em pouca quantidade. Essa versão leva trigo, açúcar, leite, óleo, achocolatado e fermento.

Receita: bolo de chocolate de caneca sem ovo

7. Com banana

bolo de chocolate sem ovo com banana
Crédito: Fru Fruta

Gosta de colocar banana nas receitas de bolo? Com chocolate também combina e muito bem. Essa versão é sem ovos, sem glúten e a dica é colocar em forminhas para fazer mini-bolos. Vai precisar de farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce, cacau em pó, fermento, farinha de linhaça, açúcar demerara, chocolate amargo, sal, óleo, vinagre, água e bananas.

Receita: bolo de chocolate com banana e sem ovo

8. Funcional

fazer bolo de chocolate sem ovo funcional
Crédito: Panelinha Saudável

Receitas funcionais ajudam o organismo a trabalhar melhor, pois contêm muitas fibras e vários outros nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Para isso, seu bolo deve ter ingredientes como farinha de arroz integral, farinha de coco, farinha de linhaça e biomassa de banana verde. Essa opção leva o gel de linhaça (mesma coisa que “ovo” de linhaça) no lugar do ovo.

Receita: bolo de chocolate funcional sem ovo

9. Com kefir

receita de bolo de chocolate sem ovo kefir
Crédito: Gourmandise Brasil

O kefir é um alimento probiótico, excelente para a microbiota intestinal estar sempre fortalecida. Ele pode ser usado no lugar do leite para deixar seu bolo de chocolate sem ovo ainda mais saudável. Essa receita é feita com trigo, cacau, bicarbonato, sal, kefir, óleo, açúcar orgânico e vinagre. Rende 8 bolinhos pequenos, ideal para as crianças.

Receita: bolo de chocolate com kefir e sem ovo

hamburguer de siri
Hambúrguer de siri: 5 receitas criativas e deliciosas
casquinha de siri
Casquinha de siri: 8 receitas para amantes de frutos do mar