em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Benefícios do chuchu: saiba como aproveitar os nutrientes desse legume

Apesar de ser desprezado por muitas pessoas, o chuchu é muito benéfico para a saúde

benefícios do chuchu para beleza
Crédito: Pxhere

A primeira coisa que se costuma pensar quando o assunto é chuchu é que esse alimento não tem graça. Muitas pessoas reclamam que ele não tem gosto ou que comê-lo é o mesmo que beber água. Saiba, contudo, que existem inúmeras receitas que podem tornar esse legume muito saboroso, o que facilita o aproveitamento dos benefícios do chuchu.

Esse vegetal é originário do México e de outras regiões da América Central. Por ser um alimento que se adapta fácil a variadas condições climáticas, ele é cultivado em muitos países ao redor do mundo. Para aqueles que acham esse legume sem graça, a receita é simples: basta misturá-lo a outros ingredientes para que ele absorva seus sabores e temperos, aproveitando suas propriedades.

Propriedades do chuchu

Apesar de rejeitado pela maioria, é um alimento obrigatório em sua dieta. Ele é rico em nutrientes essenciais à saúde humana, como os minerais ferro, potássio, cálcio e fósforo. Não dá para esquecer também das vitaminas A, as do complexo B e C. Além disso, esse é um alimento muito pouco calórico, visto que 100 gramas dele oferecem apenas 19 calorias.

Outros componentes importantes são as fibras. Elas são conhecidas por ter um papel fundamental na saúde intestinal e no bom funcionamento das atividades digestivas. Somando as fibras à grande quantidade de água que esse legume tem, ele é um aliado das pessoas que buscam perder peso com saúde.

20 Benefícios para a saúde

benefícios do chuchu e suas propriedades
Crédito: Hortitudo

Esqueça a suposta falta de gosto dele. O segredo, como já mencionado, é inclui-lo em receitas junto a outros alimentos. Na verdade, tudo é uma questão de hábito. E quando você descobrir os benefícios para sua saúde, com certeza dará uma segunda chance a esse legume. Veja abaixo o quanto ele pode ser benéfico ao seu organismo.

1. É diurético

Dentre os legumes, ele é um dos que mais tem água em sua composição. Cerca de 95% desse alimento é água. Dessa forma, ele é um dos alimentos mais diuréticos que você pode consumir. Por ser diurético, ele é benéfico para evitar problemas renais.

2. Regula o intestino

As fibras têm um papel fundamental na saúde intestinal. Já que tem alta concentração desse nutriente, ele auxilia no bom movimento intestinal. A digestão melhora com o consumo desse alimento, o que previne também a prisão de ventre.

3. Protege o sistema imunológico

A vitamina C é a grande responsável pelo fortalecimento das defesas do corpo humano. Nesse caso, ela ganha a companhia do zinco, um mineral que também atua nesse sentido. Um sistema imunológico forte pode evitar resfriados, gripes e problemas mais graves.

4. Fornece energia

É um bom alimento para quem pratica exercícios de longa duração. Isso porque o manganês em sua composição transforma as proteínas e as gorduras do corpo em energia. Portanto, antes de atividades físicas, como corridas e até mesmo musculação, pense em comer esse alimento.

5. Controla a pressão arterial

benefícios do chuchu para controlar pressão alta
Crédito: Pxhere

Se você consumir esse legume regularmente, perceberá que sua pressão se manterá em níveis equilibrados. O potássio em alta concentração diminui os níveis de sódio no sangue, o que previne e evita o surgimento da hipertensão.

6. Previne anemia

A vitamina B2, chamada também de riboflavina, e o ferro, são estimulantes da produção de glóbulos vermelhos no sangue. Isso aumenta os níveis de hemoglobina. O cobre, o zinco e a vitamina C, por sua vez, auxiliam o corpo a metabolizar o ferro. Uma das causas da anemia é justamente a deficiência desse mineral no organismo.

7. Evita diabetes e auxilia no tratamento dessa doença

Tem baixo índice glicêmico, além de ter altos níveis de fibras em sua composição. As fibras evitam a absorção dos açúcares. Diabéticos ou pessoas que queiram evitar a diabetes devem, portanto, incluir esse alimento em sua dieta diária.

8. É benéfico ao coração

Você já reparou que as fibras se mostram como atuantes em muitos dos benefícios para a saúde. Novamente elas aparecem com um papel fundamental, agora na proteção do coração, já que elas controlam os níveis de açúcar e de colesterol no sangue. O potássio, pelo já mencionado efeito na redução da pressão arterial, também é agente protetor da saúde cardíaca.

9. Fortalece ossos e dentes

Você quer dentes e ossos saudáveis? Consuma-o. O cálcio, o fósforo e o magnésio presentes nesse legume fornecem nutrientes essenciais para manter fortes as estruturas dentária e óssea. Faz bem para as crianças em fase de crescimento e para os adultos que precisam se manter em forma.

10. Ajuda a aliviar os efeitos da depressão

benefícios do chuchu para depressão
Crédito: Pexels

As vitaminas do complexo B trabalham na manutenção do bem-estar. Uma vez que ele tem alta concentração desses nutrientes, quem consome esse alimento pode apresentar melhoras em quadros depressivos.

11. Retarda o envelhecimento

Os antioxidantes atuam no combate dos radicais livres, que são os inimigos número 1 das células de todo o corpo, danificando-as ou mesmo eliminando-as. E esse legume tem bons antioxidantes, como os flavonoides, apigenina, polifenólicos e luteolina.

12. Atua na prevenção de cânceres

Os radicais livres podem estimular o surgimento de células cancerosas, já que as danificam. Seus antioxidantes já mencionados podem evitar esses danos. Eles previnem mutações celulares e impedem que haja estresse oxidativo das células.

13. Promove o bom funcionamento da tireoide

O iodo, o cobre e o zinco são os grandes heróis aqui. O iodo, junto ao cobre, controlam a produção e a absorção hormonal. O zinco, por sua vez, pode trabalhar para o controle de peso e para a regulação dos hormônios da tireoide.

14. Ativa a memória

A vitamina B6, chamada também de piridoxina, estimula as atividades cerebrais ligadas à memorização. Isso também pode contribuir para a prevenção da doença de Alzheimer.

15. Previne cãibras

benefícios do chuchu para evitar cãibras
Crédito: Freepik

A deficiência de potássio no organismo pode causar um desconforto enorme conhecido como cãibra. Aquelas pessoas que praticam muitas atividades físicas, principalmente as de alto impacto como musculação, podem sofrer com isso. Incluir o consumo dele na sua dieta pode, portanto, prevenir esse problema, devido ao potássio em sua composição.

16. Auxilia na boa formação do bebê

Seus benefícios estão relacionados também à gravidez. As futuras mamães precisam incluir esse alimento em sua dieta durante a gestação, visto que ele fornece ácido fólico. Os especialistas apontam que esse é um dos nutrientes mais importantes para a formação e para o desenvolvimento do feto.

17. Melhora o desempenho nos treinos

Para quem frequenta academia ou pratica atividade física diariamente, além de fornecer energia, eles ajudam a reduzir a fadiga, aumentando o desempenho. Assim, poderá realizar treinos mais intensos com mais facilidade.

18. Previne a osteoporose

Pela sua riqueza em cálcio, além de ajudar na formação óssea e dentária das crianças e manter a saúde dos ossos e dentes do adultos, esse legume também ajuda a prevenir doenças como a osteoporose nos idosos.

19. Atua como bactericida e anti-inflamatório

Ao consumir suas folhas na forma de chá, é possível obter efeitos antibióticos e anti-inflamatórios, aliviando os processos inflamatórios do organismo.

20. Ajuda a dormir melhor

Por causa do seu efeito hipotensor, em reduzir e equilibrar a pressão arterial, seu suco também ajuda a quem tem dificuldade de dormir por causa desse problema. Então, pode-se ingerir com copo uma hora antes de ir deitar. Não mais do que isso, pois é diurético e estimula a produção de urina.

Benefícios do chuchu para a pele e para o cabelo

Se os benefícios do chuchu para a saúde ainda não lhe convenceram a consumir esse alimento, saiba que ele também interfere na aparência do cabelo e da pele. As propriedades desse legume são capazes de devolver um aspecto saudável aos fios e de recuperar a elasticidade da pele. Os responsáveis por isso são as vitaminas C e E, além do zinco e do ácido fólico.

A vitamina C, como você já sabe, combate os radicais livres e evita o envelhecimento precoce. Ela atua tanto na pele quanto no cabelo. O zinco, por sua vez, é eficiente para controlar a oleosidade de sua pele, evitando o surgimento de espinhas. A vitamina E faz com que a pele fique firme e elástica novamente, além de dar brilho aos fios.

Chuchu emagrece?

Saber que são apenas 19 calorias por 100 gramas de chuchu, já é motivo para considerá-lo aliado em uma dieta de emagrecimento. Além do mais, não há colesterol nem gorduras saturadas nesse alimento.

Sua proporção de 95% de água e a grande quantidade de fibras fornecem saciedade e inibem o apetite. Por isso você deve considerar consumi-lo como lanche entre refeições ou antes de treinos físicos. Até porque ele também fornece energia.

Então sim, dentro de uma rotina regrada, com alimentação saudável e prática de exercícios físicos, os chuchus estimulam a emagrecer.

Contraindicações e cuidados a ter

O chuchu é uma planta segura para consumo. Não há toxidade reconhecida ou efeitos estudados. Claro, não precisa consumir em excesso, pois qualquer alimento em excesso pode apresentar algum efeito colateral. Em quantidade equilibrada, pode consumir diariamente, sem problemas.

Como consumir chuchu

Como dito anteriormente, o segredo para consumir o chuchu é misturá-lo a outros alimentos. Se você quer que ele tenha sabor, nada de ingeri-lo sozinho, uma vez que ele absorve os sabores de outros ingredientes. Embora muitas pessoas não saibam, há uma grande variedade de receitas que estimulam a absorção dos benefícios do chuchu. Você pode, inclusive, usar esse legume em uma dieta para emagrecer.

1. Receita de chuchu recheado com cuscuz e camarão

benefícios do chuchu e receita de chuchu recheado
Crédito: Cinco Quartos de Laranja

Fazer legumes recheados no forno é um clássico. Você pode fazer com berinjela, tomate, entre outros. Desta vez, o chuchu é o destaque dessa receita, mas são os demais ingredientes que dão sabor ao prato. Confira a seguir como fazer.

Ingredientes

Chuchu: 4 unidades;
Cebola: 1 unidade;
Dentes de alho: 3 unidades;
Azeite: 50 mililitros;
Pimentão vermelho: ½ unidade;
Cuscuz: 100 gramas;
Água quente: 100 mililitros;
Camarões com casca: 450 gramas;
Salsa: 1 ramo;
Limão: suco de ½ unidade;
Queijo muçarela ralado: a gosto;
Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Cozinhe os chuchus por 45 minutos. Eles devem estar firmes e não moles após o cozimento. Quando cozinharem, deixe que esfriem;
  2. Descasque os camarões. Tempere com o suco de limão, com sal e pimenta. Deixe marinar;
  3. Volte aos chuchus e corte-os ao meio. Tire um pouco da polpa, para que haja espaço para recheá-los;
  4. Ferva em água as cascas do camarão;
  5. Ponha o cuscuz em uma tigela. Coloque um pouco do caldo quente do camarão por cima. Espere alguns minutos. Use um garfo para desembaraçar o cuscuz;
  6. Pique e refogue o alho e a cebola em uma frigideira alta. Acrescente o pimentão picado, a polpa do chuchu também picada e o cuscuz. Cozinhe tudo por não mais de três minutos;
  7. Recheie os chuchus. Polvilhe a salsa e o queijo ralado;
  8. Leve os legumes ao forno preaquecido a 180ºC por uma hora.

2. Gratinado de chuchu com presunto

benefícios do chuchu e receita de gratinado
Crédito: Pxhere

Tudo que é gratinado fica delicioso, até mesmo o chuchu. Adicionando presunto, então, você terá um prato com um sabor acentuado e destacado. Veja os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes

Chuchu: 2 unidades;
Presunto: 150 gramas;
Caldo de galinha: 1 tablete;
Manteiga: 3 colheres (sopa);
Farinha de trigo: 3 colheres (sopa);
Leite quente: ½ litro;
Creme de leite: 200 mililitros;
Queijo parmesão ralado: 4 colheres (sopa);
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Você começará a receita pelo molho ao derreter a manteiga em uma panela;
  2. Adicione farinha de trigo, mexendo um pouco;
  3. Acrescente o leite quente enquanto mexe;
  4. Assim que o molho engrossar, tire do fogo. Mexa com bastante força para dissolver as bolotas que tenham se formado;
  5. Leve mais uma vez ao fogo para ferver um pouco. Tire mais uma vez do fogo, acrescente uma colher de sopa de queijo ralado e o creme de leite. Reserve;
  6. Descasque os chuchus e retire os caroços. Os legumes devem ser cortados em pedacinhos finos;
  7. Em um refratário de vidro, untado com manteiga, disponha os pedaços dos chuchus. Espalhe pedaços de presunto por cima e o caldo de galinha esfarelado;
  8. Coloque o molho branco por cima dos chuchus e polvilhe o restante do queijo ralado;
  9. Preaqueça o forno a uma temperatura média até dourar;
  10. Sirva quente.

3. Omelete de chuchus

benefícios do chuchu e receita de omelete
Crédito: Pxhere

Que tal agora uma receita mais simples e do dia a dia? Um omelete de chuchus é a receita perfeita para quem quer emagrecer de modo saudável. Veja como preparar essa delícia.

Ingredientes

Chuchu: 1 unidade;
Alho: 1 dente;
Ovo: 2 unidades;
Sal, pimenta, salsa e queijo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira, refogue o alho. Adicione o chuchu ralado;
  2. Bata os ovos em uma tigela e adicione à frigideira;
  3. Tempere como preferir, com o sal e a pimenta;
  4. Adicione o queijo e a salsa, para dar mais sabor;
  5. Doure os dois lados e sirva quente.

4. Salada de maionese

receita maionese de chuchus
Crédito: Amábile Kolenda

Que tal substituir as batatinhas por chuchus na sua maionese de domingo? É uma ótima sugestão para variar essa clássica receita. Veja como preparar.

Ingredientes

Chuchus: 3 unidades;
Mostarda amarela: 1 colher (chá);
Maionese caseira: 1 xícara (chá);
Salsinha picada: 1 punhado;
Gemas cozidas: 2 unidades.

Modo de preparo

  1. Descasque os chuchus e corte-os em cubos. Coloque-os para cozinhar com um pouco de sal até que fiquem macios, mas ainda firmes. Escorra e passe por água fria;
  2. Misture a maionese com as gemas e a mostarda. Depois, misture aos chuchus e à salsinha e deixe um tempo na geladeira, pois geladinho é mais saboroso.

5. Suflê

receita sufle de chuchu
Crédito: Manga com Pimenta

Essa é uma receita bem fácil para servir como entrada, para comer no lanche ou como acompanhamento das refeições principais.

Ingredientes

Chuchus em cubos: 300 gramas;
Cebola picada: ½ unidade;
Claras em neve: 2 unidades;
Gemas: 2 unidades;
Alho picado: 2 dentes;
Manteiga: 1 colher (sopa);
Queijo ralado: 100 gramas;
Amido de milho: 1 colher (sopa);
Leite: 1 xícara (chá);
Sal: 1 colher (café);
Pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo uma panela e refogue o alho e a cebola. Coloque os chuchus e adicione meio copo de água. Deixe cozinhando, de olho para a água não secar. Quando os chuchus estiverem macios, desligue o fogo e reserve;
  2. Bata as claras em neve;
  3. Preaqueça o forno;
  4. Coloque os chuchus refogados no liquidificador com as gemas, o leite, a manteiga, o amido, o sal e a pimenta. Depois de batido, coloque em uma vasilha e misture delicadamente com as claras em neve;
  5. Coloque o queijo ralado, deixando sobrar um pouco para a cobertura. Unte uma assadeira pequena e coloque essa massa. Salpique com o que sobrou de queijo e leve para assar a 180 – 200ºC por cerca de 30 a 40 minutos. Quando a superfície estiver dourada já está pronto.

6. Bacalhau assado com chuchu e bacon

receita bacalhau com chuchu
Crédito: Cozinha Sem Stress

Se aprecia pratos de bacalhau, vai gostar dessa receita tipicamente portuguesa em que o chuchu complementa com perfeição. Ideal para um almoço especial.

Ingredientes

Couve pequena: 1 unidade;
Chuchus: 8 unidades;
Bacalhau: 4 postas;
Coentro: 1 molho pequeno;
Alho: 3 dentes;
Pimentão vermelho picado: 2 colheres de sopa;
Queijo ralado: 2 colheres de sopa;
Bacon em fatias: 200 gramas;
Broas de milho salgadas: 300 gramas;
Azeite de oliva: 100 mililitros;
Pimenta malagueta: a gosto;
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Corte a couve em pedaços menores, lave bem e cozinhe temperada com sal até amolecer. Escorra e reserve;
  2. Faça o mesmo com os chuchus;
  3. Triture as broas de milho salgadas com um dente de alho e o coentro. Coloque em uma tigela com o pimentão, o queijo e tempere com sal. Misture;
  4. Coloque as postas de bacalhau em uma forma e cubra com a mistura de broa;
  5. Envolva uma fatia de bacon em cada gomo de chuchu e arrume em volta do bacalhau na forma.  Coloque algumas malaguetas e regue tudo com azeite de oliva;
  6. Leve ao forno a 190ºC por 25 minutos;
  7. Refogue os outros dentes de alho com a cebola, adicione a couve e salteie. Sirva junto com o prato principal.

Fonte: Research Gate

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

oracoes da prosperidade

10 Orações da prosperidade e da riqueza

Receita de bolinhos de noz pecan e chocolate