gel de babosa na bebida
Crédito: Freepik
em

Benefícios do gel de babosa na bebida: veja como tomar

Além de ser muito bonita, ter essa planta em um vaso é ter um remédio natural poderoso, desde que saiba usar com segurança

Publicidade

O gel de babosa é aquele líquido viscoso que tem dentro das folhas da planta aloe vera, popularmente chamada de babosa. Esse gel é facilmente removido das folhas frescas e pode ser usado de várias formas para aproveitar seus benefícios. A dica de hoje é sobre como usar o gel de babosa na bebida e o que ele traz de bom para a saúde.

Pode tomar o gel de babosa mesmo?

Sim, o gel da babosa pode ser ingerido, desde que seja removido o líquido amarelo que sai da folha quando ela é cortada.

Esse líquido, chamado de aloína, está presente na babosa da espécie Barbadensis miller, e é uma toxina que pode provocar reação alérgica e irritação intestinal.

Mas, se encontrar uma planta da espécie Arborescens miller, não vai precisar se preocupar com o líquido, pois essa espécie não o tem.

Publicidade

Em todo caso, certifique-se de observar bem a folha nos primeiros minutos depois de cortá-la para garantir que todo o líquido amarelo seja removido. Não utilize a parte da folha verde no preparo das receitas. Use apenas a parte gelatinosa e transparente.

Benefícios gel de babosa na bebida

Sabendo do cuidado principal de remover a aloína da sua folha de babosa, é só aproveitar seus benefícios à saúde, que são:

  • Aumento da imunidade;
  • Proteção estomacal (para úlceras e gastrite);
  • Proteção para problemas intestinais;
  • Auxílio no tratamento de dor de garganta;
  • Auxílio no tratamento de hemorroidas;
  • Manutenção do colesterol;
  • Melhora da saúde da pele e do cabelo;
  • Ajuda a manter o organismo hidratado.

O gel de babosa é anti-inflamatório, cicatrizante, rico em vitaminas e minerais, atua como antioxidante que protege as células do corpo, tem ação fungicida, bactericida e calmante. É por tudo isso que a babosa também é bastante utilizada em receitas para pele e cabelo.

Publicidade

Veja também: Como fazer hidratação de babosa para o cabelo

Como usar o gel de babosa nas bebidas?

Para adicionar nas suas bebidas favoritas, você pode usar o gel de babosa de duas formas: como gelo para colocar na bebida pronta ou adicionando o gel direto nas receitas.

Gelo de babosa

  1. Depois de colher a folha de babosa do seu quintal, deixe escorrer todo o líquido amarelo (aloína).
  2. Depois, higienize a folha embaixo da torneira, tire a casca verde com cuidado (usando uma faca) e verá que o gel transparente ocupa todo o interior da folha.
  3. Deixe o gel de babosa (sem a folha verde) de molho durante 15 minutos em água na temperatura ambiente.
  4. Retire os resíduos em água corrente e bata o gel no liquidificador até ficar líquido. Espere a espuma baixar.
  5. Coloque o gel batido em forminhas de gelo e leve ao congelador.
  6. Uma folha grande rende cerca de 1 forminha de gelo.
  7. Toda manhã, ainda em jejum, prepare uma bebida gelada saudável e adicione 2 pedrinhas de gelo de gel de babosa.

Suco de babosa

  1. A outra forma de tirar proveito do gel de babosa na bebida é preparando um suco natural. O modo de preparo começa do mesmo jeito que se faz o gelo, descrito acima.
  2. Mas, na hora de bater o gel no liquidificador, bata junto com água na proporção de 100 gramas de gel para 1 litro de água.
  3. Para dar mais sabor e complementar os benefícios nutricionais, pode adicionar 1 colher de sopa de mel e 1 fruta cítrica, como limão, laranja ou tangerina.
  4. Bata tudo e beba na hora. Faça apenas a quantidade que for ser consumida na hora. Não guarde para depois.

Cuidados e contraindicações

Use o gel de babosa na bebida quando sentir a necessidade de tratar algum dos problemas que esse gel pode ajudar. Depois de um tratamento com 3 a 6 meses de duração, pare de usar, pois todo remédio pode virar veneno se for consumido em excesso. Se tiver qualquer predisposição a alergia alimentar, fale com seu médico antes de usar o gel.

Publicidade

Mesmo durante o tratamento, não use o gel de babosa em excesso. Na forma de gelo, 2 pedrinhas por dia é o bastante. Na forma de suco, respeite a quantidade recomendada na receita passada acima, e beba só uma vez ao dia.

O consumo do gel de babosa é contraindicado para mulheres grávidas, idosos e pessoas que utilizam medicamentos para controlar a pressão arterial e para tratar problemas de coração.

Atenção: as dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado. Para obter melhores resultados, combine o uso do gel de babosa com um estilo de vida saudável.

Publicidade
Efeitos dos problemas emocionais no nosso corpo

Efeitos dos problemas emocionais no nosso corpo

Como usar batata na limpeza da casa

Como usar batata na limpeza da casa: 8 Dicas fáceis