em

AmeiAmei

11 Benefícios do abacaxi

Melhore a sua saúde e saboreie essa fruta deliciosa, aproveitando de todas as suas vantagens
benefícios do abacaxi
Crédito: Freepik

Os benefícios do abacaxi são tantos e tão variados que fica difícil acreditar que uma única fruta possa fazer tanto pela saúde. A fruta deve, sem dúvidas, ser incluída na alimentação diária em quantidades moderadas para que os efeitos sejam notados.

Originária do Brasil e do Paraguai, pode ser facilmente encontrada durante todo ano e com uma excelente relação custo benefício. Pertencente à família das bromélias, todo o seu interior pode ser ingerido, apesar de algumas pessoas rejeitarem a parte central mais dura por acharem amarga.

Aqui você encontra:

Quais são os benefícios do abacaxi

benefícios do abacaxi
Crédito: Freepik

Bastante rico em vitaminas A, B e C, em minerais e fibras solúveis, é um alimento pouco calórico e muito saboroso. Pode ser incluído tanto em pratos doces como salgados e deve ser consumido preferencialmente maduro, quando o sabor é mais adocicado. Antes desse estado, o paladar é muito mais ácido, fazendo com que se tenha que recorrer a adoçantes para facilitar a ingestão.

Vale a pena explorar todo o potencial da fruta. O importante é aproveitar todos seus benefícios, adicionando-o a uma dieta equilibrada. Confira como ele pode melhorar a sua saúde e proporcionar bem-estar.

1. Ajuda a tratar inflamações

Por ser rica em bromelina, ou bromelaína, uma substância excelente para tratar infecções, ajuda a diminuir o inchaço e a dor e acelera a cura. Auxilia também na regeneração de tecidos. Por esse motivo, muitos atletas, sempre mais propensos a lesões, incluem a fruta na dieta.

2. Reduz a incidência de problemas cardíacos

Pode-se dizer que sim, ele faz bem para o coração. Fonte de vitamina C, a fruta ajuda a proteger o organismo de entupimentos nas veias e na circulação. A bromelina também atua nesse pronto, auxiliando o sangue a circular de forma mais eficaz pelo corpo e evitando prejuízos ao músculo cardíaco.

3. Conserva a visão

Um dos benefícios é também garantir a saúde ocular. Por possuir vitamina A, ele ajuda na conservação da retina e previne a degeneração macular, uma condição comum nos idosos.

4. Fortalece os ossos

Uma única fatia fornece mais da metade da dose diária de manganês recomendada. O mineral é fundamental para a manutenção do tecido ósseo, que pode ser fragilizado por diversas situações, inclusive pela idade. A sua composição também conta com cálcio e potássio, outros dois elementos importantes para uma boa conservação dos ossos.

5. Auxilia na prevenção de AVC

E por falar em potássio, o mineral tem uma outra função importante no corpo. Ele atua na redução da pressão sanguínea, o que é ótimo tanto para combater a hipertensão como para prevenir o AVC.

6. Protege do envelhecimento precoce

Para impedir que as rugas e as marcas de expressão comecem a surgir antes da hora, invista nessa fruta. Os antioxidantes presentes na sua polpa vão ajudar a eliminar os radicais livres e retardar a ação da idade na pele.

7. Influencia positivamente no processo de digestão

Suas fibras fazem com que ele seja um ótimo estimulante para o funcionamento correto do intestino. Elas vão evitar a prisão de ventre, o inchaço e todas as outras sensações desagradáveis associadas. Além disso, possui enzimas que facilitam a digestão em si, evitando azia e a sensação de estômago muito cheio.

8. Regula o nível de açúcar no sangue

Mais uma vez, as fibras são a razão desse benefício. Elas fazem com que a absorção do açúcar seja mais prolongada, mantendo o corpo saciado por mais tempo e evitando picos de glicose e de insulina.

9. Promove a fertilidade

A bromelina, citada anteriormente, também é responsável pela circulação sanguínea, prevenindo abortos espontâneos. Mulheres que estejam tentando engravidar ingerem a fruta para “afinar” o sangue e facilitar a absorção da progesterona.

10. Contribui para o emagrecimento

Acabou de almoçar e continua com fome, quase caindo na tentação dos doces? Então coma uma fatia dele. A fruta é pouco calórica e tem fibras, que, como já foi explicado anteriormente, vão ajudar a manter o corpo saciado por mais tempo.

11. Tonifica os músculos

Quem disse que só se desenvolve músculos com o consumo de carnes e ovos? Sim, a fruta ajuda no desenvolvimento dessa massa muscular! Isso porque ele é rico em bromelina, enzima responsável por auxiliar na metabolização da proteína.

Propriedades nutricionais

propriedades nutricionais abacaxi
Crédito: Freepik

Benefícios tão expressivos surgem de uma forte base de propriedades nutricionais. Esse é o caso dessa fruta, alimento rico em diversos nutrientes essenciais para a boa manutenção dos sistemas.

  • Potássio;
  • Proteína;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina B3;
  • Vitamina B6;
  • Ácido pantotênico;
  • Ácido fólico;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Manganês.

Emagrece?

Sim, ele é um excelente instrumento para auxiliar no emagrecimento! Isso se deve a dois fatores responsáveis pelo auxílio à queima de gordura, capazes de contribuir expressivamente na dieta.

O primeiro fator responsável é o alto teor de fibras. A alta concentração desse nutriente é fundamental para que mais resíduos alimentares sejam excretados, o que contribui para a redução do inchaço.

As fibras também são importantes para auxiliar o corpo no aumento da sensação de saciedade. Essa saciedade faz com que a pessoa não necessite comer em momentos desnecessários do dia, um dos fatores responsáveis por engordar.

O segundo ponto que o torna extremamente eficaz para o emagrecimento é que ele possui propriedades diuréticas. Elas são responsáveis por eliminar o inchaço, através da eliminação do excesso de líquidos.

Contraindicações

contraindicacoes do abacaxi
Crédito: Pixabay

Seus benefícios são inegáveis, mas o seu consumo em quantidade exageradas pode trazer alguns prejuízos. Por ser uma fruta ácida, pode deixar a boca sensível. Deve ser evitada por quem tem tendência a desenvolver aftas e úlceras, por deixá-las ainda mais dolorosas e dificultar a cicatrização.

Ele pode ainda interagir com alguns medicamentos, alterando a forma como funcionam. Isso acontece com antidepressivos, barbitúricos, anticoagulantes e até alguns antibióticos comuns. Apesar de ser um alimento natural, a ingestão, mesmo que recomendada, deve ser feita de forma equilibrada e seguindo orientações médicas.

As dicas desse artigo têm um caráter informativo. Qualquer alteração na sua alimentação deve ser feita após consulta com um profissional de saúde. É importante lembrar que os efeitos de um determinado alimento ou substância variam de acordo com cada pessoa. Afinal, cada organismo é único e funciona de forma diferente.

Dicas para escolher abacaxi

A escolha da fruta é um passo extremamente importante para o seu consumo. Isso se deve ao fato de que a ingestão dessa fruta se torna mais prazerosa, se o fruto escolhido for de boa qualidade.

Veja abaixo algumas dicas de como escolher essa fruta do melhor modo possível:

  • Observe a cor. Se ela estiver amarela ou com tom dourado, a fruta está mais madura;
  • A casca não pode estar muito dura. Convém pressioná-la levemente;
  • A cor da coroa deve estar com um verde vivo. Se estiver esbranquiçada, o abacaxi não é de boa qualidade;
  • Se ele tiver cheiro doce, está no ponto para consumo.

Como fazer suco de abacaxi

como fazer suco de abacaxi
Crédito: Freepik

Além de consumir o abacaxi na sua forma natural e em diversas receitas, também dá para fazer o suco da fruta. O preparo é fácil, rápido e o resultado é delicioso. Dá para acrescentar hortelã, gengibre ou couve, por exemplo, e obter uma receita ainda mais elaborada.

Confira o método mais simples de fazer suco de abacaxi e invista na criatividade para fazer as misturas que desejar.

Ingredientes

Abacaxi: 3 fatias;
Água fria ou gelada: 2 xícaras (chá).

Modo de preparo

  1. Pique o abacaxi e coloque no liquidificador junto com a água;
  2. Bata bem até obter uma mistura espumosa;
  3. Coe, se achar necessário, e está pronto para beber. Adoçar também é opcional, uma vez que muita gente prefere não fazê-lo.

Receita de chá de casca de abacaxi

A casca de abacaxi não é consumida no seu estado natural, mas serve para fazer um chá que traz ainda mais benefícios ao organismo. A bebida é diurética e termogênica, o que significa que ajuda a desintoxicar o corpo e a emagrecer.

Aprenda a fazer esse chá que vai impulsionar a sua dieta e a queima de calorias.

Ingredientes

Cascas de abacaxi: retiradas de 1 unidade;
Água: 1 litro;
Folhas de hortelã: 6 unidades;
Canela em pau: 1 unidades;
Mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Coloque as cascas de abacaxi para ferver na água durante 10 minutos;
  2. Depois de desligar o fogo, adicione as folhas de hortelã. Deixe em infusão por mais 5 minutos;
  3. Coe e adoce. Para mexer, use o pau de canela.

Conteúdo verificado clinicamente por Drª Dafne Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
fazer bolhas de sabão
Como fazer bolha de sabão: 2 formas simples e bolhas gigantes
filhos de pais com mais de 45 anos têm mais riscos para a saúde
Riscos para a saúde aumentam em bebês nascidos de pais com 45 anos