em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

7 benefícios de ter um gato dentro de casa para a saúde

São muitos os benefícios de ter um gato em sua casa, indo muito além de uma companhia para aqueles dias mais atribulados
benefícios de ter um gato
Crédito: Freepik

Você sabia que existem benefícios de ter um gato que vão além da diversão e paixão por um animal de estimação? Os felinos são ótimos companheiros, sendo um dos bichos mais queridos no Brasil. Segundo o IBGE são 22 milhões de gatos como companheiros, sendo que no mundo, esse número passa dos 271 milhões! E olha que o Brasil é o quarto país que mais acolhe bichinhos em suas residências.

Os gatinhos são uma ótima opção de animal de estimação, são amáveis e muito fáceis de cuidar, grandes companheiros dos seus donos, sendo uma boa opção para pessoas que moram sozinhas e principalmente em apartamentos, pois esse animal é super independente e higiênico.

Apesar do seu ar considerado indiferente, se apegam sim aos seus donos, porém demonstram amor de forma própria, muitas vezes não compreendida por algumas pessoas. É um excelente companheiro para o dia a dia, ensinando bastante também ao seu dono, sobre si mesmo.

Mas essa não é a única vantagem de ter um gato em casa!

Benefícios de ter um gato em casa

O Ministério da Saúde afirma que ter bichinhos de estimação oferece inúmeros benefícios para a saúde, indo muito além de uma boa companhia e aquela recepção calorosa quando se chega em casa, podendo ajudar até no tratamento de doenças:

1. Redução da pressão arterial

benefícios de ter um gato
Crédito: Mental Floss

O próprio Ministério da Saúde cita, dentre os benefícios de ter um gato, a redução da pressão arterial, sendo um fator importante para muitas famílias com pessoas que sofrem com a hipertensão. O simples fato de brincar ou fazer carinho no pet ajuda a controlar a respiração, oxigenando melhor o corpo.

Ao entrar mais oxigênio, através de uma respiração mais lenta e controlada, há também mais circulação sanguínea, alimentando devidamente as células. O que reduz o ritmo de trabalho do coração e, consequentemente, a pressão arterial.

2. Redução do estresse

O estresse em excesso promove o aumento do cortisol no seu corpo, que pode causar diversas doenças, entre elas, problemas cardíacos e envelhecimento precoce. Por isso, manter o controle do nível de estresse é fundamental para uma boa saúde.

Ter um gato como companhia é excelente para esse fim, pois eles trazem alegria para o dia a dia, além de fazerem companhia para quem se sente só. Além disso, ajudam a pessoa a se manter no momento presente, enquanto brinca ou faz carinho, melhorando assim a qualidade de vida.

Qual o ideal para adotar como animal de estimação: cachorro ou gato?

3. Melhora do sistema cardiovascular

Esses animais possuem o poder de manter os níveis de estresse dos humanos muito baixos, brincar com um gato diminui o quadro de ansiedade e passa a ser um momento de relaxamento. Esse relaxamento faz com que o corpo reduza a produção de cortisol, que ajuda a evitar problemas cardíacos.

Essa fato foi comprovado em uma pesquisa publicada pela Medical News Today, onde se observou que, depois de 10 anos de estudo, as pessoas que criavam gatos tiveram menos 30% de problemas de coração do que as que não tinham, provando mais uma vez os benefícios de ter um gato.

4. Ameniza a solidão

Sabe aquele dia em que a tristeza bate mesmo e, que mesmo que você esteja em uma casa cheia de gente, acaba se sentindo só? Pois isso não acontece com quem tem um gato, criando uma conexão tão profunda, que nem tentando, dá para ficar solitário.

O mesmo se aplica para quem mora em sua própria casa, distante da família e que não está sempre com amigos, para preencher aqueles momentos vazios do dia. O gato vai estar sempre lá, seja para brincar, ronronar ou somente ficar ao seu lado.

Conheça os sinais de solidão que podem estar afetando a sua saúde

5. Dão aquela forcinha na hora da conquista

benefícios de ter um gato
Crédito: Informburo

Pessoas que possuem gatos de estimação são consideradas mais interessantes, sedutoras e simpáticas pelos seus pares. Além disso, é garantia de assunto naquela hora do silêncio mortal.

Mostrar fotos com seu pet, pequenos vídeos das artes e momentos fofos e muito mais, pode gerar proximidade e abertura para novos assuntos, provando que são diversos os benefícios de ter um gato.

6. Ajudam a desenvolver a afetividade

Algumas pessoas têm realmente problemas para criar vínculos e desenvolver a afetividade, sendo sempre recomendado ter um pet. Mas qual seria o ideal? Cachorros são aquelas figuras fofas e agitadas, totalmente carentes e que dão a vida para estar ao seu lado. Então talvez acabem atrapalhando o processo.

Já os peixes e aves são muito impessoais, mantendo a zona de conforto. Os gatos, por sua vez, são afetivos, sem invadir tanto o espaço do dono e têm mais sensibilidade se devem chegar ou não, sendo excelentes para um primeiro passo no processo.

Como cuidar de animais de estimação corretamente

7. Ajudam a desenvolver a responsabilidade

O último dentre os benefícios de ter um gato é sobre ter uma vida sob suas responsabilidades. Ajuda a desenvolver o senso de dever e doação, cuidando da alimentação, higiene, água, banho, saúde e tudo o mais que envolve ter um gatinho.

Isso é excelente para crianças maiores e até adultos, que pretendem se disciplinar e criar rotinas, com um mascote muito fofo e exigente.

Gostou da ideia? Agora que já sabe os benefícios, pode adotar um gatinho! Existem inúmeros centros de adoção procurando por donos amorosos e dispostos a aumentar a família. Procure um mais próximo na sua cidade e arrume um amiguinho para alegar mais o seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
bolo de doce de banana
14 Receitas deliciosas de bolo de doce de banana caseiro
mulher fica com quatro sobrancelhas
Mulher fica com quatro sobrancelhas após microblading