Menu

Benefícios do chimarrão: veja o que o mate faz no seu corpo

Ele emagrece, dá energia e ajuda na digestão. Confira mais benefícios da bebida gaúcha!

Crédito: Freepik

Publicidade

O chimarrão é uma bebida típica da América do Sul. No Brasil é parte da tradição dos Estados sulistas, e em muitas localidades é conhecido também como mate. Sendo, de certa forma, uma chá, esse produto atua de forma medicinal no organismo de quem o consome. Conheça agora os benefícios do chimarrão para a sua saúde.

Benefícios do chimarrão para a saúde

Antes de tudo é preciso saber que o chimarrão, apesar de ser considerado uma espécie de chá, não é o mesmo que chá-mate. Ele é composto, sim, por erva-mate, que é acrescentada a uma cuia, com água fervida. Você toma usando um utensílio chamado de bomba.

É possível misturar outros chás à erva-mate, tanto para dar sabor quanto para fornecer outros benefícios além dos que verá a seguir.

1. Diminui o cansaço mental

O chimarrão contém alcaloides, sendo a cafeína o principal deles. Por isso ele é capaz de reduzir a fadiga, restaurando também a energia mental.

Publicidade

2. É digestivo

Não é à toa que no Sul do Brasil, após aquele churrasco, as pessoas costumam fazer uma rodada de chimarrão. Essa bebida possui propriedades laxativas, que previnem a constipação intestinal e que regulam as funções intestinais.

3. É diurético

Um dos benefícios do chimarrão mais conhecidos é o seu efeito diurético. Além disso, como é bebido quente, às vezes quase fervendo, ele ajuda no funcionamento dos rins. Como há eliminação de líquidos, há também redução do inchaço abdominal.

4. Tem função antioxidante

Crédito: UruShop

Os compostos fenólicos do chimarrão atuam como antioxidantes naturais. Ao combaterem a ação dos radicais livres, eles possibilitam a prevenção do envelhecimento precoce.

5. Contém bioativos

Os bioativos são compostos que atuam sobre as células ou sobre tecidos vivos. Por esse motivo, quem consome o chimarrão tem suas células regeneradas mais facilmente.

Publicidade

6. Fornece energia física

Pela presença da cafeína, o chimarrão é um estimulante natural. Um dos benefícios do chimarrão é ser, portanto, um aliado de quem pratica exercícios físicos.

7. Previne a diabetes

Se você é diabético ou tem predisposição a ter essa doença, beba chimarrão. Seus compostos fenólicos reduzem a glicose no sangue, visto que inibem a síntese de glicose no fígado.

8. É bom para o coração

O chimarrão possui polifenois. Unindo esses compostos aos antioxidantes, quem bebe um mate tem o acúmulo de gorduras eliminado das artérias.

Publicidade

Chimarrão emagrece?

Crédito: Pxhere

Muitas pessoas se perguntam se o chimarrão de fato emagrece. Essa bebida, por si só, não tem efeito direto na perda de peso. O que acontece, como você viu, é que ele possui cafeína. A cafeína fornece mais energia para a prática de atividades físicas, além de acelerar o metabolismo.

Ou seja: o consumo dessa bebida é benéfico como um aliado de quem busca o emagrecimento, mas não é o agente principal. Por isso, apesar dos muitos benefícios do chimarrão, é necessário ter uma vida saudável como um todo.

Isso significa hábitos alimentares equilibrados e moderados, prática de exercícios físicos regulares e consultas periódicas com seus médicos.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile