em

AmeiAmei

Benefícios do chimarrão: veja o que o mate faz no seu corpo

Ele emagrece, dá energia e ajuda na digestão. Confira mais benefícios da bebida gaúcha!
benefícios do chimarrão para a saúde
Crédito: Freepik

O chimarrão é uma bebida típica da América do Sul. No Brasil é parte da tradição dos Estados sulistas, e em muitas localidades é conhecido também como mate. Sendo, de certa forma, uma chá, esse produto atua de forma medicinal no organismo de quem o consome. Conheça agora os benefícios do chimarrão para a sua saúde.

Benefícios do chimarrão para a saúde

Antes de tudo é preciso saber que o chimarrão, apesar de ser considerado uma espécie de chá, não é o mesmo que chá-mate. Ele é composto, sim, por erva-mate, que é acrescentada a uma cuia, com água fervida. Você toma usando um utensílio chamado de bomba.

É possível misturar outros chás à erva-mate, tanto para dar sabor quanto para fornecer outros benefícios além dos que verá a seguir.

1. Diminui o cansaço mental

O chimarrão contém alcaloides, sendo a cafeína o principal deles. Por isso ele é capaz de reduzir a fadiga, restaurando também a energia mental.

2. É digestivo

Não é à toa que no Sul do Brasil, após aquele churrasco, as pessoas costumam fazer uma rodada de chimarrão. Essa bebida possui propriedades laxativas, que previnem a constipação intestinal e que regulam as funções intestinais.

3. É diurético

Um dos benefícios do chimarrão mais conhecidos é o seu efeito diurético. Além disso, como é bebido quente, às vezes quase fervendo, ele ajuda no funcionamento dos rins. Como há eliminação de líquidos, há também redução do inchaço abdominal.

4. Tem função antioxidante

chimarrão tem antioxidantes
Crédito: UruShop

Os compostos fenólicos do chimarrão atuam como antioxidantes naturais. Ao combaterem a ação dos radicais livres, eles possibilitam a prevenção do envelhecimento precoce.

5. Contém bioativos

Os bioativos são compostos que atuam sobre as células ou sobre tecidos vivos. Por esse motivo, quem consome o chimarrão tem suas células regeneradas mais facilmente.

6. Fornece energia física

Pela presença da cafeína, o chimarrão é um estimulante natural. Um dos benefícios do chimarrão é ser, portanto, um aliado de quem pratica exercícios físicos.

7. Previne a diabetes

Se você é diabético ou tem predisposição a ter essa doença, beba chimarrão. Seus compostos fenólicos reduzem a glicose no sangue, visto que inibem a síntese de glicose no fígado.

8. É bom para o coração

O chimarrão possui polifenois. Unindo esses compostos aos antioxidantes, quem bebe um mate tem o acúmulo de gorduras eliminado das artérias.

Chimarrão emagrece?

benefícios do chimarrão e emagrecimento
Crédito: Pxhere

Muitas pessoas se perguntam se o chimarrão de fato emagrece. Essa bebida, por si só, não tem efeito direto na perda de peso. O que acontece, como você viu, é que ele possui cafeína. A cafeína fornece mais energia para a prática de atividades físicas, além de acelerar o metabolismo.

Ou seja: o consumo dessa bebida é benéfico como um aliado de quem busca o emagrecimento, mas não é o agente principal. Por isso, apesar dos muitos benefícios do chimarrão, é necessário ter uma vida saudável como um todo.

Isso significa hábitos alimentares equilibrados e moderados, prática de exercícios físicos regulares e consultas periódicas com seus médicos.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

3 Comments Leave a Reply
  1. só depois que larguei o chimarrão foi que descobri que ele me baixava a pressão, e por isso passava muito mal durante o verão. o chimarrão não é tão benéfico, não… ele faz mal para muita gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Remédio 2 em 1 para queimar gorduras e controlar o colesterol!
Saia de tule ou tutu de bailarina: 15 ideias e como fazer passo a passo