em

Como preparar banho de assento para hemorroida

Use o poder das plantas medicinais para aliviar o desconforto causado pelas hemorroidas

banho de assento para hemorroida
Crédito: Freepik

Quem sofre com hemorroidas sabe como esse problema afeta qualquer atividade do dia a dia por mais simples que seja. Então, além de consultar um médico para que ele identifique o tipo e o melhor tratamento, outra solução para atuar em conjunto é o banho de assento para hemorroida. Veja como fazer.

5 formas de preparar um banho de assento para hemorroidas

O banho de assento para hemorroida tem o objetivo de promover a vasodilatação e acalmar os tecidos do ânus que estejam causando dor e desconforto. Aliás, mesmo se não tiver hemorroidas, apenas fissuras ou dor anal, pode fazer esse banho para aliviar o mal estar. Confira quais ingredientes pode usar.

1. Com camomila

receita de banho de assento para hemorroida com camomila
Crédito: Pixabay

Por causa do seu efeito calmante, o banho de assento com camomila vai ajudar a reduzir a dor das hemorroidas em poucos minutos.

Para fazer esse banho, coloque 3 litros de água para aquecer. Pode desligar quando já estiver morno, mais para quente do que para frio.

Coloque a água em uma bacia previamente desinfetada com álcool 70% e, dentro dela, coloque 5 saquinhos de chá de camomila. Deixe alguns minutos em infusão e depois faça o banho.

2. Com hamamélis

A hamamélis é uma planta rica em flavonoides e taninos que ajudam a tratar problemas circulatórios, como é o caso da hemorroida. Então essa também é uma boa erva para ajudar a aliviar o desconforto causado pelo problema.

A receita do banho de assento para hemorroida é semelhante à anterior, de camomila, mas leva mais ingredientes para potencializar o efeito. Se não tiver todos os ingredientes, use somente a erva e a água.

Essa receita mistura em 3 litros de água quente 3 gotas de óleo essencial de alfazema, mais 3 gotas de óleo de limão, 1 colher de sopa de planta cipreste e 1 colher de sopa de hamamélis.

3. Com arnica

fazer banho de assento para hemorroida com arnica
Crédito: Pixabay

A arnica é uma planta bem comum, que chega a ser confundida com mato porque cresce espontaneamente. Para o banho de assento para hemorroida essa planta contribui com seu efeito cicatrizante, ajudando a recuperar a pele na região afetada.

Para preparar essa banho, aqueça 3 litros de água e depois que estiver quente misture 20 gramas de chá de arnica. Deixe em infusão por 5 minutos antes de fazer o banho.

4. Com casca de carvalho

A casca de carvalho branco possui propriedades adstringentes que ajudam a tratar das hemorroidas quanto faz um banho de assento. A casca de carvalho fortalece as paredes das veias e artérias afetadas pela hemorroida, reduzindo também a pressão de sangue no local.

Prepare esse banho de assento da mesma forma recomendada para o banho de arnica. Aqueça 3 litros de água, transfira para uma bacia e, depois, coloque dentro da água 20 gramas de cascas de carvalho branco. Aguarde alguns minutos e depois sente-se para fazer o banho.

5. Banho de mirra

fazer banho de assento para hemorroida com mirra
Crédito: Nô Figueiredo

As propriedades da mirra para beneficiar a pessoa com hemorroidas estão relacionadas à ação adstringente, anti-inflamatória bactericida e fungicida, ajudando a manter as hemorroidas livres de inflamação e reduzindo cada vez mais.

Claro que esse efeito é sentido quando a pessoa doente cuida melhor da alimentação e faz uma mudanças no seu estilo de vida para que torne-se uma pessoa mais ativa.

Essa receita se faz usando apenas a mirra e a água. Só vai precisar de 3 litros de água, como nas receitas anteriores, e 20 gramas de mirra para misturar. Deixe alguns minutos em infusão e siga com o banho.

Como e quando fazer

O banho de assento pode ser feito assim que perceber os primeiros sintomas de hemorroidas. Nesse caso, como já mencionado, o ideal é que vá ao médico primeiro para saber qual é a gravidade do problema e o melhor tratamento. Depois, como terapia complementar, pode-se fazer algumas dessas opções de banho de assento para hemorroida.

O banho pode ser feito até 3 ou 4 vezes ao dia, todos os dias, até sentir melhora. Fique de olho na melhora para poder dizer ao médico se os tratamentos estão resultando. Caso perceba qualquer efeito colateral estranho, também deve consultar o médico antes que o problema se agrave.

Para fazer o banho, prepare a água na bacia e coloque a erva da sua escolha. Em seguida, com a água ainda quente, retire as roupas da parte de baixo e sente-se na bacia durante 20 a 30 minutos até que a água esteja fria. Depois é só se secar e pronto. Faça isso de preferência depois do banho e antes de ir dormir para que as ervas continuem fazendo efeito com o seu corpo em repouso.

manjar branco

Manjar branco: 8 receitas especiais para adoçar o seu dia

botulismo

Botulismo: o que é, quais os principais sintomas e como prevenir