em

AmeiAmei

Chá de arnica: benefícios e como preparar

Essa é uma planta antiga que você já deve conhecer dos tempos da sua avó. Veja quando tomar o chá
fazer chá de arnica
Crédito: Pixabay

A arnica é uma planta medicinal usada há muitos anos para o tratamento de vários problemas de saúde. Ela compõe um gênero de plantas com mais de 30 espécies. As mais usadas para fins medicinais são a Arnica montana L., europeia, e Solidago microglossa D. C., brasileira. Conheça os benefícios de tomar o chá de arnica e como preparar.

Benefícios para a saúde

beneficios do chá de arnica
Crédito: Pixabay

Além do chá, você também pode usar a arnica para fazer compressa, tratamentos de fitoterapia, como óleo tintura ou pomada. Todos esses formatos trazem benefícios à saúde, mas veja o que o consumo do chá pode trazer de bom.

Tratamento de problemas de pele

Os problemas de pele precisam, primeiramente, ser avaliados por um dermatologista, pois há muitos sintomas parecidos e é melhor não começar a tratar por conta própria. Depois de ir ao médico pode estimular o tratamento com o chá que vai ajudar a recuperar a pele, cicatrizando e reduzindo a inflamação.

Melhora da saúde bucal

Ter um hálito fresco e dentes saudáveis é muito importante. Além de escovar os dentes diariamente e usar fio dental, também pode recorrer a ele para fazer bochechos e gargarejos. Deixe o chá esfriar antes de usar. Ele é bom também para o tratamento de gengiva inflamada ou afta.

Tratamento de doenças articulares

As doenças articulares são problemas como artrite, que inflamam as articulações, causando dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade de movimento. Esse tipo de problema precisa ser tratado com uma boa melhora no estilo de vida e adoção de hábitos alimentares que contribuam para prevenir inflamações. O chá feito com arnica é anti-inflamatório e, assim, ajuda a evitar os sintomas. Utilize conforme recomendação médica.

Alívio dos sintomas da TPM

Também por causa da sua propriedade anti-inflamatória, é um bom aliado das mulheres na TPM, ajudando a reduzir os sintomas mais comuns, pois alivia a sensação de desconforto.

Como preparar

Precisa ter cuidado na hora de prepará-lo porque se exagerar na dose pode ter reações de intoxicação. Respeite a dose de 5 gramas de folhas e flores para cada litro de água fervida. Deixe a mistura em infusão por 10 minutos, coe e beba até 2 copos de 200 mililitros ao dia, sem ultrapassar essa quantidade.

Como e quando tomar

Esse não é o tipo de chá recomendado para tomar todos os dias, sem motivo. Tome apenas quando sentir necessidade, de acordo com os benefícios que ele traz, e respeitando a dose diária recomendada. Se tomar o chá e sentir qualquer efeito colateral, vá ao médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
quiche de alho-poró
Receitas de quiche de alho-poró
chá de noz-moscada
Chá de noz-moscada: para que serve e como fazer