Existem técnicas incríveis, práticas e naturais que combatem diversas doenças e sintomas negativos, como febres e assaduras. O banho de assento com camomila é uma dessas técnicas e representa enorme eficácia, quando preparado corretamente, para o tratamento de diversos problemas.
Benefícios do banho de assento com camomila
A camomila é uma erva bastante poderosa para o organismo, pois é antipirética, anti-inflamatória, antiviral, antisséptica, antifúngica e calmante. Isso porque ela ainda possui outras propriedades.
Por isso, o banho de assento com camomila é uma excelente opção para quem deseja usufruir de todas essas vantagens e ainda por cima, estabilizar o pH e a flora bacteriana da região genital.
1. Combate a cistite
A cistite é um processo inflamatório ou de infecção gerado por bactérias que atingem a bexiga. Geralmente, a sua causadora é a Escherichia coli que é natural do intestino, mas pode afetar a uretra ou os rins. Ela gera dores e ardor ao urinar, além de febres, o que a torna bastante incômoda.
A boa notícia é que o banho de assento é importante para combater essa infecção bacteriana, pois essa erva possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Assim, esse procedimento atua diretamente na região genital e consegue controlar o progresso dessa doença.
2. Alivia dores da cólica
Conforme o Ministério da Saúde, a camomila pode auxiliar no alívio das dores geradas pela cólica. Isso se deve ao fato de que essa erva possui propriedades calmantes que alivia dores e promove maior bem-estar para a pessoa que a consome, principalmente se for um tratamento localizado na região genital.
3. Reduz a febre
A camomila possui propriedades antipiréticas, ou seja, colabora para reduzir a febre e controlar a temperatura corporal. Assim, o banho de assento com camomila faz com que ela entre em contato direto com uma das áreas mais sensíveis à febre e acaba aliviando os sintomas progressivamente, ainda mais pelo fato de a água presente nesse banho também servir para regular a temperatura.
4. Combate a candidíase
A candidíase é uma infecção fúngica causada pelo fungo Candida albicans e afeta a região genital de diversas pessoas ao redor do globo. Acontece que a camomila também é um excelente antifúngico, além de antisséptico e anti-inflamatório, o que faz com que ela promova a limpeza da região e trate inflamações avançadas.
O contato direto promovido por esse banho também faz com que esse tratamento seja localizado e, consequentemente, mais eficaz.
5. Alivia assaduras
Essa erva é um excelente calmante, o que faz com que ela alivie os sintomas da assadura. O principal sintoma da assadura tratado pela camomila é a coceira e ardor gerada pela fricção, gerando muito incômodo para quem a possui.
Em um banho de assento prolongado, a camomila irá aliviar essa sensação e evitará que a pessoa piore o quadro ao ficar mexendo na região, o que evita o surgimento de infecções genitais posteriores.
6. Combate herpes
A camomila é um antiviral magnífico e pode ser usada em casa para combater a manifestação dos sintomas da herpes. Além disso, ela é anti-inflamatória e reduz os efeitos gerados por esse vírus, como as bolhinhas incômodas típicas de sua manifestação.
7. Combate a vaginite
Esse método também serve para combater a proliferação excessiva de algumas bactérias que já são comuns da flora vaginal, mas que acabam desequilibrando a região e gerando a vaginite. Assim, a camomila é uma excelente erva antibacteriana e, ainda por cima, controla o pH da região vaginal.
Veja também: os tipos e como tratar o corrimento vaginal
Como fazer
Para que você usufrua dos poderosos benefícios proporcionados pelo banho de assento com camomila, é importante que você saiba como prepará-lo em sua casa. Ele é muito simples, bastando que se utilize água com essa erva em sua composição.
Ingredientes
Água: 1 litro;
Camomila: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Ferva a água junto com a camomila por cerca de 5 minutos;
- Despeje a água para uma bacia, na qual você consiga acomodar-se e ficar sentado e aguarde um pouco até a água amornar;
- Sente-se nesse banho de assento por 20 minutos, após higienizar a zona urinária.
Quando fazer
O banho de assento com camomila deve ser feito quando a pessoa começar a sentir algum dos sintomas em seu corpo, sejam eles fúngicos, inflamatórios ou bacterianos, por exemplo.
Esse procedimento deve ser realizado depois do banho, de manhã, tarde ou de noite. Isso porque a região genital deve ser higienizada com sabonetes específicos antes do procedimento de limpeza com camomila diluída em água, para evitar que a infecção se agrave ou não seja combatida devidamente.