banho a seco em cachorro
Crédito: Pixabay
em

Como dar banho a seco em cachorro em todas épocas do ano

Conheça quatro métodos opcionais para quando não puder dar um banho com água no seu cão.

O banho a seco em cachorro é um método muito utilizado nas épocas do ano em que faz muito frio. Sem banho, os cães naturalmente começam a ficar com um odor desagradável que também se estende para os ambientes da casa onde ele costuma ficar. Sendo assim, o banho a seco é uma ótima solução para não fazer o cãozinho sofrer com o frio.

4 Opções de banho a seco em cachorro

O banho a seco também é uma boa alternativa para aqueles cães que são muito resistentes ao momento do contato com a água ou mesmo que não possam tomar banho com água por estarem se recuperando de uma cirurgia.

É claro que o banho com água abundante é necessário e primordial. Mas veja quais são as opções de produtos que pode usar para um banho sem enxague, quando for necessário fazê-lo.

1. Shampoo de lavagem a seco

banho a seco em cachorro com shampoo
Crédito: Pxhere

Esse tipo de shampoo é específico para a lavagem a seco e para cães e não pode ser destinado para outro fim. O primeiro passo é escovar seu cão para remover os nós dos pelos e as sujeiras maiores.

Depois, umedeça uma toalha e aplique o shampoo que é em spray. Passe a toalha com o shampoo por todo o corpo do cão. Se for preciso, faça esse procedimento mais de uma vez. Para finalizar, escove novamente para remover o excesso e deixar o pelo mais soltinho e brilhoso.

2. Vinagre e álcool

banho a seco em cachorro com vinagre
Crédito: Pxhere

Bem, esse banho não é totalmente a seco, já que os ingredientes são líquidos. Inclusive, a mistura é feita com água, vinagre e álcool, porém, não há enxague e por isso é considerado um banho a seco.

É muito comum dar esse tipo de banho nos filhotes, pois o xampu não é recomendado até os 4 meses de vida. Então, especialmente se você tiver um cão mais sensível e pequeno, com pelos macios, pode fazer essa mistura e aplicar pelo corpo dele com algodão ou um pano limpo após uma boa escovação.

Esse processo vai deixá-lo mais higienizado e sem odores, pois o vinagre desinfeta e neutraliza o mau cheiro. Porém, cuidado com as quantidades para não irritar as mucosas do cão e evite passar a mistura no rosto dele ou nas genitais, pois pode arder e causar irritação.

3. Banho a seco com maisena

banho a seco em cachorro com maisena
Crédito: Pxhere

Usar a maisena é uma opção que pode ser usada nos cães de pelo curto para que ela não fique acumulada. Para aplicar, comece passando uma escova no pet para remover a sujeira mais grossa.

Depois, polvilhe maisena pelo corpo dele, escove com um pente fino para espalhar e depois remova o excesso com um secador com vento morno a frio, de acordo com a temperatura. Como a maisena muda sua estrutura em contato com a água, faça esse procedimento somente quando o cão estiver bem seco, e não após brincar ou se exercitar, pois estará suado.

4. Banho a seco com bicarbonato de sódio

banho a seco em cachorro com bicarbonato
Crédito: Pxhere

O bicarbonato de sódio é uma boa alternativa para dar banho a seco em cachorro porque ele remove a oleosidade dos pelos, ao mesmo tempo em que oferece ação bactericida, o que promove a limpeza e elimina o mau cheiro.

O primeiro passo para esse tipo de banho é escovar o cão, delicadamente, no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Então, polvilhe um pouco de bicarbonato em cada parte do corpo dele, cuidando para não pegar no rosto, e deixe agir durante 5 minutos.

Passado esse tempo, com uma toalha ou a mesma escova que usou para escová-lo, remova o excesso do pó. Ele mesmo vai se sacudir depois e estará pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

torta alemã

4 Receitas de torta alemã para uma sobremesa especial

frontline caseiro

Como fazer frontline caseiro e prevenir pulgas e carrapatos nos pets