aveia Quaker

Rótulo diz 100% natural, mas não é isso que a Aveia Quaker está vendendo. Entenda o caso.

Consumidores americanos denunciaram o uso do agrotóxico glifosato na aveia que se diz 100% natural

Publicidade

A empresa dona da aveia Quaker, a PepsiCo Inc. Quaker Oats, foi acusada de propaganda enganosa por um grupo de consumidores de Nova York, Califórnia e Illinois, que entrou com uma ação na justiça devido ao uso da expressão “100 por cento natural” nas embalagens do produto. A revolta dos consumidores aconteceu depois que foi descoberto que havia traços do agrotóxico glifosato na famosa aveia.

Segundo a denúncia, o glifosato encontrado na aveia não foi simplesmente usado como um herbicida agrícola, mas sim pulverizado sobre a aveia como um agente de secagem pouco antes da colheita.

Os consumidores que entraram na justiça pedem indenizações a PepsiCo. E explicam que não estão acusando a empresa por usarem algo proibido, mas sim por engarem os consumidores ao dizer que sua aveia é “100 por cento natural”, ou seja uma mensagem falsa e enganosa.

Para causar mais polêmica, este produto químico (glifosato) é bastante controverso.

O glifosato, o ingrediente principal de um famoso herbicida da Monsanto, foi declarado como um provável composto carcinogênico pela Agência Internacional da Organização Mundial da Saúde de Investigação do Cancro (IARC) no ano passado.

Publicidade

A maior publicidade da empresa Quaker para vender a sua famosa aveia é justamente a pureza dos grãos, vendidos como puros, saudáveis e “do bem”. Por isto a acção no tribunal fez várias contestações:

  • A propaganda da empresa engana o consumidor, que pensa que não há nada de artificial ou prejudicial no produto, apenas aveia 100% natural.
  • Portanto, ao contrário da propaganda, o produto apresenta produtos não naturais, o glifosato.
  • O glifosato não é natural, muito menos “100% natural”, ao contrário, pode até mesmo causar câncer e o consumidor não está avisado disso.

Um representante da empresa apresentou uma defesa dizendo: “Qualquer nível de glifosato que possa ser encontrado é apenas um vestígio e está muito abaixo de qualquer limite que tenha sido estabelecido como seguro para o consumo humano.”

O glifosato é o herbicida agrícola mais amplamente usado em todo o mundo, vendido pela gigantesca Monsanto. Este produto químico tem sido detectado em diversos produtos, desde bebidas alcoólicas até mesmo produtos de higiene feminina, como os absorventes. Chocante, não

PODE GOSTAR TAMBÉM