Atitudes abandonadas ao envelhecer, mas que ajudam a viver mais
Crédito: Freepik

5 Atitudes abandonadas ao envelhecer, mas que ajudam a viver mais

Algumas atitudes que vão ficando para trás são fundamentais para diversas áreas da vida. Saiba quais são

Publicidade

Saiba quais são as atitudes abandonadas ao envelhecer e veja como evitar esse processo, para se aproveitar a vida ao máximo! Afinal, a terceira idade é um tempo precioso da vida, quando se pode aliar a experiência à tranquilidade. E certamente pode ser utilizada para muitas experiências novas e ainda mais interessantes.

A sociedade oriental sempre valorizou essa fase da vida, o que influencia diretamente no modo de como as pessoas dessas sociedades usufruem essa idade. Por outro lado, a sociedade ocidental já estigmatizou a velhice como algo indesejável, sem reconhecer as suas verdadeiras qualidades e atributos para se orgulhar. Consequentemente, encontram-se algumas atitudes abandonadas ao envelhecer.

Atitudes abandonadas ao envelhecer

Com a pressão cultural por um corpo perfeito e pela idolatria da jovialidade, a sabedoria que é fruto das experiências do idoso acaba sendo desvalorizada na sociedade ocidental. Isso se reflete em diversas atitudes praticadas pelo idoso durante o resto da vida que são abandonadas na velhice. Veja algumas delas.

Ter cuidados estéticos

Por não se sentir bem consigo mesmo, muitas vezes, o idoso acaba não se cuidando adequadamente. Assim, mesmo que goste de uma maquiagem, batom ou delineador, evitará usar esses produtos, por achar que não são apropriados para a idade. Desse modo, é importante incentivar quando um idoso se arruma melhor, pois essa é uma expressão de amor-próprio.

Publicidade

Fazer exercícios físicos

Por possuir ossos e articulações mais fragilizadas, o idoso necessita de acompanhamento especial para a prática de exercícios físicos. Esse fator, somado com o cansaço, é responsável com que a pessoa geralmente abandone os esportes na terceira idade.

Acontece que a prática de exercícios físicos é indispensável para a saúde em qualquer idade. Afinal, auxilia no controle da pressão arterial, taxa de glicose e promove maior saúde de órgãos importantes, como o coração.

Fazer dieta

As dietas são deixadas de lado na terceira idade em muitos casos, já que a pessoa diz que já se conteve durante toda a vida para não comer as doces sobremesas ou aquela lasanha caprichada.

De qualquer modo, quando não se segue uma dieta balanceada nessa idade, corre-se um risco de promover problemas relacionados ao coração, à pressão e muitos outros tipos. Portanto, é importante que não se abandone essa atitude e que se incentive a prática de dieta por essa faixa etária.

Publicidade

Praticar sexo

É importante que se faça sexo, inclusive na terceira idade, já que ele promove a sensação de bem-estar também nos idosos. Isso principalmente por que há uma liberação de endorfina decorrente do processo. Além disso, auxilia na manutenção da lubrificação vaginal e saúde sexual feminina.

O problema é que essa prática geralmente é abandonada na velhice, devido a limitações hormonais que fazem com que não seja uma prática prazerosa que nem nos tempos anteriores. Tudo uma questão de mentalidade e alguma ajuda da ciência.

Reunir-se com amigos

Além da aposentadoria, ainda há o cansaço de sair em um horário distinto, como em horas mais tardes da noite. A vontade que dá é de dormir e de se estabelecer diariamente na mesma rotina. Porém, é importante que os idosos encontrem seus amigos com uma certa frequência, para influenciar positivamente o seu quadro emocional. Para isso, podem sair para se encontrar ou marcar aquelas deliciosas reuniões em casa, de tempos em tempos.

Publicidade

Esse são alguns pontos que devem ser observados, para que se tenha qualidade de vida, também na melhor idade. Não deixe de fazer o que gosta, só por causa de estigmas ou de algum cansaço. Busque a orientação do seu geriatra e comece a fazer as pequenas mudanças que irão fazer toda a diferença no futuro.

PODE GOSTAR TAMBÉM