árvores frutíferas em vasos
Crédito: Pixabay
em

8 Árvores frutíferas em vasos para cultivar em casa

Não precisa de um espaçoso quintal para colher seus próprios frutos todos os anos

As árvores frutíferas têm um tamanho normal que torna impossível cultivá-las dentro de casa. Além da altura, suas raízes são profundas e elas necessitam de um solo forte para se firmarem e se alimentarem. Mas você sabia que é possível cultivar pequenas árvores frutíferas em vasos e ter frutas frescas mesmo morando em apartamento? Agora não tem mais desculpas para não comer frutas todos os dias.

Veja também: como fazer mini jardim para decorar a casa

8 Árvores frutíferas em vasos

As árvores frutíferas em vasos são possíveis desde que se cumpram alguns requisitos. Por exemplo, antes de tudo, é preciso escolher as frutíferas que vai querer plantar para então estudar sobre as necessidades de cada planta.

Ao plantar a muda em um vaso, ela só vai se desenvolver o quanto aquele espaço permitir, adaptando-se ao vaso, sem que isso interfira no seu processo de frutificação.

Mas, para isso, é necessário ter uma área com bastante luz natural e aprender a fazer as podas adequadas para que a planta só cresça o tamanho necessário, proporcionalmente às suas raízes e ao espaço onde estiver plantada.

No mais, os cuidados são os mesmos feitos para as frutíferas plantadas diretamente no solo. Confira alguns exemplos e comece a planejar o seu pomar em tamanho reduzido.

1. Goiaba paluma gigante vermelha

tipos de árvores frutíferas em vasos goiaba

Essa espécie em específico é de uma goiaba clonada feita para produzir frutos de até 800 gramas, com casca grossa que protege dos bichos e capaz de se adaptar a todas as regiões do país. Sua polpa é bem vermelha e doce e a produção começa logo.

2. Pessegueiro anão

árvores frutíferas em vaso pêssego

De nome científico Prunus persica e nativo da China, o pessegueiro anão já presenteia seu cultivador com frutos quando chega a 30 centímetro de altura, e são pêssegos grandes e suculentos. A produção em vasos é tão boa quanto em solo.

3. Manga Tommy

melhores árvores frutíferas em vasos manga

Seu nome científico é Mangifera indica e essa fruta se desenvolve muito bem no clima tropical e subtropical do Brasil. Ela produz em vasos com capacidade a partir de 60 litros e leva cerca de 2 anos para começar a produzir, após o plantio.

4. Maçã Julieta

árvores frutíferas em vasos maçã

A maçã produz tanto em climas quentes quanto frios. É uma planta resistente à doenças, produz frutos doces e macios e cresce bem em vasos grandes.

5. Caju anão

árvores frutíferas em vasos caju

Quando plantar o caju em um vaso, ele pode chegar até 2 metros de altura, com uma ótima produção que começa logo no primeiro ano após o plantio, se cuidado adequadamente. Porém, a muda do cajueiro é bem sensível e tem poucas raízes, então na hora de transplantar para o vaso, necessidade de bastante cuidado.

6. Mini romã bonsai

tipos de árvores frutíferas em vasos romã

De nome científico Punica granatum e originária do Oriente Médio, a romã é a fruta da prosperidade. Essa planta modificada para ser anã cresce muito bem em vasos, desde que tenha muita luminosidade natural, característica de todas as frutíferas.

7. Abacate Brenda

árvores frutíferas em vasos abacate

Por ser uma árvore de pequeno porte, o abacateiro Brenda é uma boa opção para ter em vasos grandes. Os frutos pesam em torno de 200 gramas e têm mais açúcar que outros abacates. A produção começa em dois anos após o plantio.

8. Amora bonsai

tipos de árvores frutíferas em vasos amora

A amora para ficar em tamanho de bonsai começa a produzir frutos após o terceiro ano do plantio. Mesmo sendo um bonsai, ela chega a ficar com 5 metro de altura, então considere deixá-la em uma varanda com pé-direito bem alto ou terraço.

Crédito das imagens: Jardim Exótico

44 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

look plus size

Look plus size: 12 ideias lindas para todas as ocasiões

microdermoabrasão

Microdermoabrasão: o que é e quais indicações desse procedimento