em

Aranto emagrece, sim ou não? Conheça os benefícios dessa planta

Conheça as propriedades medicinais dessa planta.
aranto emagrece
Crédito: Wikimedia

O aranto é uma planta de origem africana. Ele veio da África com escravos traficados para o Brasil. Sua aparência é da família das suculentas, por isso é muito utilizada como planta ornamental, mas não só. Suas propriedades medicinais são várias, o que faz levantar a questão: aranto emagrece? Confira a resposta agora.

Aranto emagrece mesmo?

O aranto possui uma série de qualidades que atuam em benefício da saúde, conforme você verá a seguir. Porém, não há estudos que comprovem que o aranto emagrece.

O que ocorre é que existem plantas com nomes parecidos, como o arando e o amaranto, que possuem propriedades para esse fim, então existe uma confusão comum ao pesquisar na internet. Fique atento às suas pesquisas e, principalmente, ao consumo de tratamentos naturais para emagrecer, pois nenhum deles é eficaz sem acompanhamento médico e nutricional.

Outros benefícios do aranto

Para saber se você realmente está adquirindo um aranto que promove os benefícios a seguir, procure pelos seus nomes científicos, que são dois: Kalanchoe daigremontiana ou Bryophyllum daigremontianum. Ele possui folhas estreitas e compridas, com coloração totalmente verde. Se encontrar uma planta com manchas escurecidas, trata-se de uma híbrida que possui ainda mais toxinas.

A grande reputação do aranto atualmente se refere ao seu potencial em combater o câncer. Nesse sentido, é verdade que o aranto possui propriedade antitumoral. Os relatos populares que se encontram na internet, porém, dizem mais do que os estudos laboratoriais podem comprovar, o mesmo que ocorre quando o assunto é se o aranto emagrece.

Existem pesquisas sobre o efeito do aranto contra células doentes com câncer de mama. Os resultados foram positivos, reduzindo e combatendo as células tumorais, porém, não é um tratamento que possa substituir o acompanhamento e o tratamento médico tradicional. O suco de aranto pode ser usado de forma complementar ao tratamento médico.

1. Propriedade antimicrobiana

Os extratos do aranto já passaram por testes de laboratório com diferentes tipos de bactérias e os resultados foram sempre excelentes.

2. Ação antibiótica

O aranto reage muito bem ao ser aplicado para tratar feridas da pele e infecção na garganta. Pode ser usado como compressa, como suco e para gargarejo.

3. Combate fungos

Os estudos que avaliaram a eficácia do aranto contra as bactérias maléficas também confirmaram seu potente efeito contra fungos, como por exemplo o da cândida, que costuma formar os “sapinhos” na boca das crianças e também ataca a região genital feminina.

4. Tratamento de trombose

A trombose é o entupimento de artérias no corpo, especialmente as das pernas. Ela ocorre quando há uma ruptura nas artérias e as plaquetas do sangue reagem formando um coágulo de proteção, mas que acaba gerando uma trombose.

A ação do aranto nesse caso é de reduzir a ação das plaquetas, impedindo a formação da trombose. Mas mesmo assim, devido a causa do problema, é necessário fazer tratamento com acompanhamento médico.

5. Age como sedativo

O aranto também fornece bons efeitos como calmante, pois alguns de seus princípios ativos causam a depressão do sistema nervoso. Porém, é preciso um cuidado redobrado ao utilizá-la para esse efeito, pois esses mesmos princípios ativos são tóxicos.

6. Efeito antiviral

Outro benefício do aranto é no combate de ataques de vírus, como o da herpes tipo 1 e tipo 2. Em testes de laboratório, o aranto inibiu o desenvolvimento do vírus, eliminando-o do organismo. Seja herpes bucal ou genital, o aranto pode ser usado em forma de compressa ou banho de assento.

Efeitos colaterais do aranto

O aranto, por mais que traga benefícios a saúde, precisa ser consumido com bastante moderação porque possui um certo nível de toxidade. A quantidade adequada é menor do que 1 grama por quilo.

Por exemplo, se você tem 60 quilos, deve consumir menos do que 60 gramas da planta ou poderá ter prejuízo à saúde. Para fazer um suco, deve usar no máximo 1 colher de sopa da planta picada para cada copo de água, bebendo no máximo duas vezes por dia.

Estudos feitos com aves demonstraram efeitos colaterais fortes, que foram desde espasmos e tremores até a morte. Portanto, todo cuidado é pouco. O aranto também pode gerar problemas de coração se consumido em excesso, como infarto.

Agora que já conhece melhor as propriedades e benefícios do aranto, veja também sobre 10 plantas medicinais brasileiras e seus benefícios à saúde.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

cultivar aranto
Como cultivar aranto e usufruir dos seus benefícios à saúde
babosa com mel
Benefícios da babosa com mel para saúde e emagrecimento