em

Como cultivar aranto e usufruir dos seus benefícios à saúde

Uma plantinha ornamental e medicinal, muito fácil de cultivar em casa.
cultivar aranto
Crédito: Wikimedia

O aranto é uma planta da família das suculentas, aquelas plantinhas com as folhas grossas e lisas, muito usadas como ornamentais, especialmente as espécies que permanecem bem pequenas. Mas além de ornamental, essa planta também oferece benefícios à saúde. Então, veja como é fácil cultivar aranto em casa para colher sempre que quiser preparar um suco medicinal.

Como cultivar aranto em casa

O aranto utilizado para efeitos medicinais, como sedativo, antiviral, antifúngico, antimicrobiano e para tratar trombose, é uma planta de folhas totalmente verdes, compridas e estreitas. Seu nome científico é Kalanchoe daigremontiana.

Mas você também pode utilizar o mesmo método de plantio que verá a seguir para cultivar aranto do tipo com folhas mais largas, arredondadas e abertas. Veja o passo a passo:

Passo 1: Colheita dos brotos

Em um aranto bem desenvolvido, você irá perceber que ele possui diversas sementes em volta de cada folha, como se fossem novos brotos. Então, é por essas sementes que você vai iniciar o plantio. Para cada brotinho que retirar, vai brotar uma nova planta.

Se preferir, pode também colher uma folha inteira do aranto e replantá-la, pois também terá um bom resultado.

Passo 2: Preparo da terra e plantio

O preparo da terra para cultivar aranto é muito simples. Não necessita de nenhum tipo especial de substrato, apenas uma boa terra, úmida e fértil.

Coloque um pouco dessa terra bem misturada e fofa em um vaso pequeno. Depois, é só colocar o brotinho que você colheu por cima da terra, não é preciso enterrar. Se você optar por plantar uma folha inteira, então deverá enterrar metade dela na terra e deixar a outra metade para fora.

Passo 3: Fazendo as regas

Após plantar o aranto, regue na hora, depois regue dia sim e dia não até a quinta semana. Depois disso, pode regar apenas duas vezes por semana, em dias espaçados.

Passo 4: Mantenha em ambiente iluminado

O aranto gosta da luz solar, mas o ideal é mantê-lo em ambiente que pegue tanto sol quanto sombra ao longo do dia. Se não tiver como colocá-lo na sombra, observe seu desenvolvimento, pois ele também costuma permanecer saudável com sol direto.

Veja também: Aranto emagrece?

Como colher aranto

Depois de alguns dias, o brotinho já vai começar a crescer, mas levará alguns meses para que possa colher a planta adulta. Quando chegar ao ponto em que as folhas estão grandes e com brotinhos em volta, então pode colher, arrancando a folha pela base do caule, apenas a quantidade que for replantar ou utilizar para fazer suco.

Cuidados ao consumir o aranto

Mesmo oferecendo benefícios à saúde, é preciso tomar cuidado com a quantidade a ser ingerida, pois o aranto também possui propriedades tóxicas. O ideal é que se tome apenas uma colher de sopa de folha picada para cada copo de água, sem exceder dois copos ao dia. Se notar qualquer efeito colateral, pare de consumir. Não é recomendado para crianças ou pessoas com doenças crônicas sem a permissão do médico.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

caldo de mandioca
Como fazer caldo de mandioca: um prato saudável e reconfortante
aranto emagrece
Aranto emagrece, sim ou não? Saiba para que serve essa planta