em

Animais de estimação sonham, sim ou não?

Muitas pessoas veem os animais se mexerem durante a noite e acreditam que estejam sonhando. Verdade ou não?
Animais de estimacao sonham
Créditos: Wikimedia Commons

Apesar de não haver nenhuma evidência científica a respeito dos sonhos dos animais, acredita-se que sim, os animais de estimação sonham. Os mamíferos não humanos, assim como as pessoas, têm o ciclo do sono muito parecido.

Animais de estimação podem sonhar?

Animais de estimacao sonham ou nao
Crédito: Pexels

Se alguma vez já ouviu seu cão ou gato rosnar, latir, miar ou se já viu ele se mexer como se estivesse a correr ou fazer alguma atividade enquanto dormia, é muito provável que ele estivesse sonhando, ou tendo um pesadelo.

Sobre o que eles sonham?

Assim como os humanos sonham com aquilo que viveram durante o dia, acredita-se também que os animais de estimação sonham com a mesma coisa. Seu cão pode sonhar com o passeio que vocês fizeram mais cedo no parque que ele adora. Seu gato pode sonhar com aquele patê delicioso que você o serviu na hora do jantar.

Ainda não há provas científicas sobre o sonho dos animais, mas acredita-se que todos os animais mamíferos tenham sonhos. Isso porque a estrutura cerebral dos animais mamíferos é muito similar ao cérebro humano. O ciclo do sono também é muito parecido.

O que fazer em sonos agitados

Alguns estudos já revelaram que animais de estimação que têm sono agitado não estão necessariamente ligados aos sonhos. Por exemplo, se seu animal de estimação vive em um ambiente agitado e muito barulhento, é muito provável que ele não tenha um sono tranquilo. Assim também acontece numa situação inversa.

O seu animal de estimação terá um sono mais tranquilo por estar num ambiente mais calmo e silencioso.

Em todo caso, se o seu animal de estimação estiver se mexendo muito durante seu sono, os veterinários recomendam uma visita. Existem hipóteses de ataques epiléticos durante o sono, por isso vale a pena uma visita ao hospital veterinário para conferir.

Fases do sono dos animais

Saber se os animais de estimação sonham ainda é um estudo em execução, porém existem teorias sobre as fases dos sonhos dos animais. Assim como os humanos, existe a fase do sono de ondas lentas. Esta fase acontece quando se adormece, mas ainda está num sono leve.

A fase a seguir é de sono profundo, em que o cérebro está menos ativo.

A próxima é o REM (Rapid eye movement ou movimento rápido dos olhos). Essa é a fase em que os sonhos acontecem nos humanos. Acredita-se que também acontecem nos animais de estimação.

O que se acredita é que as fases do sono variam de acordo com o porte do animal. Os ratos, por exemplo, têm estágios mais curtos, por isso têm mais sonhos e são de curta duração. Os elefantes, por outro lado, estágios mais demorados, tendo menos sonhos porém sonhos longos. Peixes e répteis não possuem o mesmo ciclo de sono, por esse motivo acredita-se que não sonham.

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
picada de animais peconhentos em caes e gatos
O que fazer com picada de animais peçonhentos em cães e gatos
receitas de cookies de chocolate com abóbora
7 Receitas de cookies de chocolate com abóbora