como afastar gatos das plantas
Crédito: Freepik
em

Como afastar os gatos das plantas: 6 dicas para testar em casa

Seu gatinho está acabando com suas plantas? Veja algumas sugestões para solucionar o problema

Embora os gatinhos sejam animais carnívoros, é bem comum que eles comam gramas e outras plantinhas quando precisam regurgitar as bolas de pelos que engolem ao se limparem. Alguns bichanos comem as plantinhas só porque gostam mesmo. Mas, se você não quer que o seu gato ou outros gatos que vêm para o seu terreno comam as suas plantas, veja o que pode fazer.

1. Plantar erva do gato

Se o seu gato costuma comer algumas plantas para se desintoxicar, você pode fazer um plantio especial para ele. Em muitas lojas de animais há bandejas prontas para geminação ou plantio com ervas que o seu gato pode comer à vontade, incluindo a erva do gato, também chamada de catnip.

2. Colocar as plantas em um jardim vertical

Os gatos são capazes de pular de grande alturas, então apenas colocar as plantas sobre um móvel alto não vai impedi-los de chegar lá para comê-las. Se tiver espaço, prefira montar um jardim vertical no alto de uma parede que não tenha móveis por perto para o gato conseguir escalar.

3. Água de citrinos

Outra técnica que vale a pena testar é fazer uma água com casca de laranja e limão e borrifar nas plantas (só naquelas que podem receber líquidos nas folhas). Essa mistura costuma repelir os felinos, sem oferecer risco à saúde deles.

4. Repelente próprio

Tome cuidado na hora de usar repelentes, pois podem ser tóxicos para o gato. Procure por um tipo de repelente próprio para manter os gatinhos longe, e aplique nas plantas respeitando a quantidade recomendada na embalagem.

5. Água com pimenta

Além da água com citrinos, pode fazer o teste com água e um pouco de pimenta. Essa dica não é para aplicar sempre, pois a ideia é que uma só vez seja o bastante para o gato não gostar do sabor e não querer mais comer aquela plantinha.

6. Lavanda ou tomilho

A lavanda e o tomilho também podem funcionar como repelentes naturais para alguns gatos por causa do cheiro. Coloque uma delas perto das outras plantas que o gato costuma comer e veja o que acontece.

Veja também: Como fazer arranhador para gatos gastando pouco

flores para plantar a cada mês

As melhores épocas para plantar diferentes flores

ouvir voz da mãe é como um abraço

Ouvir a voz da mãe traz a mesma sensação de um abraço