em

4 Melhores animais de estimação para crianças adotarem

Descubra qual o pet mais indicado para seu filho e por que é tão importante adotar um.
animais de estimação para crianças
Créditos: Flickr

As crianças costumam pedir por animais de estimação, mas muitas vezes os adultos hesitam porque não sabem qual a melhor opção. Você pode optar pelos pets tradicionais, cães ou gatos, mas há pássaros e também coelhos. Uma boa alternativa é considerar a personalidade e as idades dos filhos antes de escolher. Veja abaixo algumas sugestões de animais de estimação para crianças.

Quais são os melhores animais de estimação para crianças

Antes de decidir realmente adotar um animal ou animais de estimação para crianças, esteja atento a algumas verdades. Primeiro que, apesar de eles prometerem levar os animais para passear, essa tarefa vai sobrar para os adultos da casa. O mesmo vai ocorrer com a limpeza dos pets. Talvez seja importante, inclusive, preparar a casa para receber os bichinhos.

Isso leva a outra questão que você deve ensinar a seus filhos: adotar um animal de estimação é uma responsabilidade. Isso se chama adoção responsável. Não é simplesmente colocar um animalzinho para dentro de casa e pronto. Tendo isso em mente, confira a seguir alternativas de pets.

Cães

Os cães têm um amor incondicional para dar e são muito fiéis aos donos. Estão sempre ativos e vão incentivar o seu filho a brincar e a se divertir com eles. Além disso, são carinhosos e protetores, criando um laço forte com as crianças. Se a criança tiver menos de 3 anos, não os deixe sozinhos, pois, ao brincar, o cão pode pular em cima da criança e machucá-la sem querer.

Lembre-se que ter cães de estimação requer cuidados e atenção. Deve-se ter espaço para o animalzinho e ter disponibilidade e condições financeiras para arcar com os imprevistos. Outro fator a considerar é que, no final das contas, você terá que cuidar do cão levando-o para passear e limpando sua bagunça e suas fezes.

Gatos

Os gatos são carinhosos e astutos, porém também gostam de ser independentes. É o animal perfeito para as crianças que gostam mais de estar dentro de casa. O maior cuidado que se deve ter em relação à criança é com os arranhões que o gato pode dar durante as brincadeiras. Para evitar isso, ensine a criança a respeitar e a lidar com o jeito dos gatos.

Gatos são uma boa opção também porque requerem menos cuidado. Eles se limpam sozinhos e tomam banho a cada 2 ou 3 meses, embora algumas vezes vão precisar ir ao veterinário. Esses pets vão exigir que a caixinha de areia seja limpa com frequência. E não só, já que será preciso limpar sua casa dos pelos soltos.

Pássaros

Os pássaros são muito ativos, e aqueles que falam costumam encantar mais as crianças. Elas podem treiná-los e podem se divertir com eles. São boas opções para crianças tranquilas e observadoras. No entanto, deve lembrar que novamente as tarefas de cuidado e de limpeza vão ser responsabilidade sua.

Coelho

Os coelhos são animais delicados e deve-se sempre ter isso em conta ao uni-lo com uma criança. Se a criança for mais agitada e extrovertida, provavelmente a melhor opção seria um cão. Os coelhos têm uma coluna sensível e devem ser acariciados com delicadeza, senão podem se machucar com gravidade.

Eles são pets carinhosos e que se relacionam bem com as crianças. Se a criança for tranquila, os coelhos podem ser uma boa opção para ensinar o seu filho a ter cuidado com outro ser e, assim, desenvolver empatia e carinho. Importante dizer que coelhos não necessitam de espaços muito grandes, o que é algo positivo caso você viva em apartamento.

Quais os benefícios para as crianças em ter um animal de estimação

Os animais de estimação ajudam a reforçar o sistema imunológico das crianças, pois elas vão estar mais em contato com bactérias. A presença de animais em casa também é perfeita para criar a criança e ensinar a desenvolver empatia, respeito e cuidados com os outros. Elas vão ter companhia para brincar e poderão desenvolver melhor alguns aspectos de sua personalidade.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

cortar carne
Como cortar carne corretamente e sem sofrimentos
xarope de cebola
Como fazer xarope de cebola e quais seus benefícios