Ana Maria Braga revela novo câncer de pulmão
Crédito: Reprodução Instagram
em

Ana Maria Braga revela novo câncer de pulmão

Saiba mais sobre o câncer contra o qual a apresentadora está lutando para curar desde o início do ano

A apresentadora Ana Maria Braga foi ao ar para anunciar que está travando uma nova batalha contra o câncer. Uma forma mais grave de câncer de pulmão acabou se desenvolvendo e ela já começou a tratar. Veja mais detalhes do que é a doença e como Ana está agora.

Ana Maria Braga em uma nova luta

Infelizmente, a apresentadora do Mais Você veio a público para dar uma notícia preocupante. Ela está novamente em uma luta contra o câncer de pulmão. É a terceira vez que ela desenvolve a doença, tendo também de câncer e do reto, sendo vitoriosa em todas as anteriores. Se depender da torcida do Louro José e das orações de grande parte do país, sairá dessa também.

Em um relato emocionado, Ana contou que se trata de um tipo de câncer de pulmão mais resistente que os anteriores, o adenocarcionoma pulmonar. Consequentemente, terá que fazer quimioterapia, que ela já começou. Além disso, está fazendo também imunoterapia, para resolver o problema.

Ana Maria disse que pode ser que se ausente algum dia do trabalho, mas que vai se esforçar ao máximo para estar lá todos os dias. Ela e o Louro entram de férias no início de fevereiro, então não se assuste se ela não estiver ao vivo, ok? Agora é orar para que ela melhore logo, mas enquanto isso, entenda melhor o que é a doença.

O que é o adenocarcinoma pulmonar

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo tipo mais comum no país, totalizando cerca de 13% do total. Se diagnosticado no início, ele tem uma chance de sobrevida de 5 anos de 56%. Normalmente o aparecimento do câncer de pulmão está relacionado ao tabagismo.

Segundo um estudo brasileiro, existem diversos tipos de câncer de pulmão, entre eles “o adenocarcinoma,  carcinoma epidermoide, carcinoma de pequenas células” e outros. Mulheres que não fumam tendem a desenvolver o adenocarcinoma, exatamente o que Ana Maria Braga está lutando agora para vencer.

Causas

Geralmente, o principal motivador para o desenvolvimento do câncer de pulmão é o tabagismo. Mas segundo o Inca também existem outros fatores:

  • Exposição à poluição do ar
  • Infecções pulmonares de repetição
  • Deficiência e excesso de vitamina A
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica)
  • Fatores genéticos e história familiar

Além disso, a idade também é um fator agravante, podendo atingir pessoas principalmente entre 50 e 70 anos. Lembre que Ana Maria está na casa dos 70, aumentando as chances de desenvolver a doença. A exposição a químicos também pode ajudar na elevação do índice de câncer de pulmão, de vários tipos.

Sintomas

Os sintomas são comuns a qualquer tipo de câncer de pulmão, aparecendo geralmente quando já está em um estágio mais avançado. Entre os sintomas mais comuns estão a tosse frequente sem causa aparente, eliminação de sangue pela boca, dor, peso ou pressão no peito e até mesmo rouquidão.

Além disso, também pode apresentar sinais de falta de ar, mesmo que sem fazer muito esforço. A perda de peso repentina, associada à falta de apetite também são sinais da doença. Sofrer com pneumonia ou bronquite frequente também pode ajudar a identificar a doença, assim como uma fadiga incomum.

Tratamentos

O tratamento é complexo e longo, podendo envolver diversas especialidades. De acordo com o Inca, devem participar do tratamento o “oncologista, cirurgião torácico, pneumologista, radioterapeuta, radiologista intervencionista, médico nuclear, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social”, a depender de cada necessidade.

A cirurgia pode ser opção para alguns tipos de câncer de pulmão, porém não é eficaz em outros. No caso do adenocarcinoma, são necessárias algumas doses de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Mas o mais importante é a fé e persistência na melhora, contando sempre com o apoio de pessoas queridas.

Mãe dá à luz gêmeas depois de câncer de colo do útero que levou parte do órgão

Mãe dá à luz gêmeas depois de câncer de colo do útero que levou parte do órgão

José Loreto descobriu diabetes tipo 1 por conta de formigas em torno da urina

José Loreto descobriu diabetes tipo 1 por conta de formigas em torno da urina