como cuidar de Amor-perfeito
Crédito: Freepik
em

Amor-perfeito: uma planta decorativa e com propriedades medicinais

Mais do que enriquecer seu jardim com tanta beleza, essa planta também ajuda a cuidar da saúde e a deixar seus pratos mais apetitosos

Publicidade

A planta amor-perfeito floresce lindamente deixando o jardim colorido e reluzente. Mas, além de toda sua beleza, a planta também tem propriedades medicinais, o que a torna perfeita para quem gosta de cuidar da saúde de forma natural, sempre que possível. Veja quais são esses benefícios e dicas de cultivo da amor-perfeito.

Benefícios medicinais da amor-perfeito

benefícios da amor-perfeito para a saúde
Crédito: Plantei

Viola tricolor e Viola × wittrockiana são os nomes científicos do amor-perfeito. Essa planta é uma PANC, ou seja, é uma planta alimentícia não convencional que você pode usar para deixar suas saladas e sobremesas mais interessantes, e pode comer sem medo.

Nos cuidados com a saúde, a amor-perfeito pode ser usada para fazer chá e compressa para aplicar na pele. Serve como chá diurético, para aliviar a prisão de ventre e potencializar o metabolismo. Na forma de compressa, para aplicar sobre problemas de pele simples, como ferimentos leves com ou sem presença de pus.

Para preparar o chá, coloque 1 colher de chá de folhas, flores ou caule picados em 1 xícara de água. Deixe em infusão por alguns minutos, coe e beba uma vez ao dia.

Publicidade

Para a compressa, coloque 1 colher de chá de amor-perfeito (folhas, flores ou caule) em 250 ml de água acabada de ferver e deixe em infusão durante 10 a 15 minutos. Coe, mergulhe uma compressa (pano limpo) na mistura e depois aplique sobre a região a tratar.

Como cultivar amor-perfeito em casa

Agora que já sabe para que serve essa planta, além de decorar o seu jardim e deixar seu dia mais alegre, veja quais são os cuidados básicos para manter sua amor-perfeito sempre saudável.

Solo para plantio

regas amor-perfeito
Crédito: Plantei

A amor-perfeito gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e moderadamente ácido, com um pH entre 5,5 e 6. Mas, se não puder oferecer exatamente essas condições, essa planta é tolerante a variações de solo que pode testar e ver como ela se adapta.

Publicidade

Clima

Temperaturas muito altas, acima dos 30 graus, podem prejudicar o desenvolvimento da planta. O ideal é mantê-la em um clima de 15 a 25 graus.

Iluminação

amor-perfeito precisa de sol
Crédito: Freepik

Você pode plantar sua amor-perfeito no jardim, onde bate sol direto ou meia sombra, como também pode plantar em um vaso e ter dentro de casa, desde que seja em um local com grande luminosidade.

Regas

O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado. Quando notar que a parte superficial da terra está secando, pode fazer uma nova rega, sem exagero. Se for em um vaso, a quantidade de água ideal é até começar a sair água por baixo do vaso. Regue aos poucos para dar tempo de a planta absorver a água e liberar o excedente.

Publicidade
micro-ondas enferrujado

Pode usar micro-ondas enferrujado? Veja os riscos, como evitar e como consertar

Como colar louça de porcelana que quebrou

Como colar louça de porcelana que quebrou ou trincou