em

Amor incondicional: o que é e como buscar

O que é amor incondicional e como buscar na vida real, com desenvolvimento e limites
amor incondicional
Crédito: Unsplash

Para você, o que é o amor incondicional? Se você está buscando seu desenvolvimento, veja algumas dicas e ideias sobre qual é o seu limite. Para finalizar, inspire-se com citações únicas e reflexivas.

A ideia de amor incondicional é normalmente ligada a grandes ícones da humanidade e pessoas muito evoluídas e dedicadas a causas sociais, mas será que somente eles podem desenvolver?Muito se tem discutido acerca do tema, desde os filósofos antigos, onde Ágape, Philos e Eros eram as 3 faces do amor:

  • Ágape é a representação do amor puro, divino e espiritual. É a essência do amor incondicional;
  • Philos é o amor mental, que se esforça e se dedica ao outro, ao conhecimento e à busca da ‘verdade’;
  • Eros é o amor sentimental, carregado de desejos e apegos, seja por uma barra de chocolate, dinheiro ou outra pessoa.

Aqui você encontra:

O que é o amor incondicional?

amor incondicional o que é
Crédito: Unsplash

Ele não está relacionado ao Eros, ou seja, não tem apego nem desejo, quer somente o bem. Amar sem condições, sem imposições. Se doa, mesmo sem receber um sorriso de volta.

É o amor de uma mãe e um pai, que passam a noite acordados para aliviar a dor de sua criança. É o amor do professor e da professora, que tentam passar o conhecimento para todos seus alunos, independente se eles reconhecem a importância do mesmo.

O amor incondicional passa pelo Philos, na incessante busca do conhecer-se e modificar-se. Na fome de conhecimento, não apenas literário, mas de vida. E ele chega ao Ágape, sendo este o estado maior, tão conhecido por ícones como Jesus, Gandhi, Madre Teresa, Malala e tantos outros, antigos ou modernos, cujo sacrifício fez e está fazendo diferença no mundo.

Ele não vê defeito, limitação. Ele não espera nada em troca. Amar incondicionalmente é amar a essência que existe no outro ser humano.

Não acontece do nada, deve ser praticado através da Philos e controlando o Eros, deve ser buscado.

Como buscar?

Parece simples à primeira vista, mas como amar um assassino? Como amar a todos, como a unidade que todos são? Amar aqueles que são parecidos é simples, mas e quando as opiniões divergem?

É aí que entra um maior esforço na busca pelo desenvolvimento dessa forma de amar! A busca começa quando a consciência desperta e sai do seu eu tão pequenino e egoísta, porém vital para sobrevivência.

Ela começa com a convicção de que – mesmo que não se tenha nada em troca – se deve praticar o amor a todos, sem distinção.

Claro que, no caminho, falhas acontecerão, alternando entre Eros e Philos, em busca do Ágape, mas com persistência, se chega ao objetivo.

Dicas de como desenvolvê-lo:

  • Ame a si mesmo. Não tem como amar e perdoar o outro sem antes tê-lo feito com você;
  • Compreenda os defeitos do outro, ao contrário de fechar os olhos para os mesmos;
  • Amar incondicionalmente é ação e não pensamento ou palavras. Não adianta dizer que ama a todos e amar alguns mais do que outros;
  • Escolha o caminho do amor. Sempre há mais de uma forma de resolver uma situação. Escolha a mais amorosa;
  • Perdoe. Parece simples, mas o perdão envolve empatia e dasapego do ego. Compreenda o porquê da ação, as motivações da pessoa e as causas dessas motivações. Isso pode te ajudar a perdoar;
  • Aceite que você não vai curar o mundo. Sim, as pessoas que você ama vão sofrer, chorar, sentir dor, adoecer… São humanos e você deve aceitar isso. Não retire essa oportunidade de crescimento e mudança das mãos do outro;
  • Amor é doação. Amar não vai fazer com que as pessoas te retribuam sorrisos e felicidade. Amar é a própria felicidade, não espere nada além disso.

Faz bem?

amor incondicional faz bem
Crédito: Unsplash

Para o grande filósofo Nietzsche, “aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”. Será mesmo?

Ele é maravilhoso, mas não pode ser cego. Amar é ver a pessoa como ela realmente é. Às vezes, amar é deixar um filho sem televisão por ter se comportado mal, ensinando alguma lição, por exemplo.

É uma atitude complexa e faz muito bem, mas deve ser feito sempre com os olhos da alma abertos às percepções mais sutis, buscando assim a melhor forma de agir.

Nunca permita que o amor incondicional te limite, sufoque, castigue. Não permita que ele seja utilizado como ferramenta de manipulação, para atingir os objetivos dos outros.

Seja amorosa e forte para fazer o que é certo. Tenha compaixão e olhos atentos à verdadeira essência, que se esconde atrás de máscaras de dor ou alegria.

Faz isso pelo próximo, mas ame primeiro a si. Que tal um pouco de inspiração agora?

Frases de amor incondicional

O amor sempre esteve nas mãos, bocas e corações dos poetas e cantores. O amor incondicional foi tema das canções de amigo no trovadorismo e de textos na bíblia.

Conheça algumas frases memoráveis:

  • “Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro”. Carl Jung.
  • “Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las”. Madre Teresa de Calcutá.
  • “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar”. Fernando Pessoa.
  • “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”. Antoine de Saint-Exupéry.
  • “O amor é a força mais sutil do mundo”. Mahatma Gandhi.
  • “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.” 1 Coríntios 13:4-8 Bíblia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
abelhas atacam durante missa
Abelhas atacam durante missa em Minas Gerais
tudo sobre injeção anticoncepcional
Saiba tudo sobre a injeção anticoncepcional