em

Alpiste: conheça os benefícios para saúde e como consumir

Você sabia que o alpiste, muito conhecido como comida de pássado, pode ser consumido e tem diversos benefícios?

alpiste
Crédito: Wikimedia Commons

O Phalaris canariensis, popularmente conhecido como alpiste, é uma planta de pequeno porte, com flores não decorativas, que é normalmente associado a comida de passarinho. Mas o que não se sabe é o quão rica é essa semente, podendo trazer mais saúde para o seu dia a dia.

Veja quais são os principais benefícios do seu consumo regular, lembrando que deve ser o alpiste para uso humano e não o comprado em casas de alimento para pássaros.

5 benefícios do alpiste

São muitos os benefícios para a sua saúde, sendo ele isento de glúten, podendo assim ser consumido por celíacos. Veja quais são os principais benefícios do alpiste para a sua saúde.

1. Protege o sistema cardiovascular

alpiste
Crédito: Pixca Hogar

O alpiste é rico em enzimas, incluindo a lipase, que ajuda a manter os vasos do sistema cardiovascular limpos, eliminando a gordura. Além disso, contém ácidos graxos que ajudam a manter o aparelho em dia, mantendo a saúde dos vasos e artérias, reduzindo a inflamação.

2. Ajuda a emagrece

A presença dos ácidos graxos faz com que seu organismo como um todo, acabe desinflamando, se aliado a uma dieta voltada para tal. Isso leva a uma perda de líquido contido, estimulando a perda de peso. Além disso, é rico em fibras que ajudam a saciar por mais tempo, além de contribuírem com a limpeza do organismo.

3. Melhora o sistema gastrointestinal

As fibras presentes no alpiste ajudam a formar o bolo fecal, fazendo com que o mesmo seja eliminado com mais facilidade, mantendo o sistema gastrointestinal saudável. Além disso, a gordura boa presente em sua composição faz com que o processo de eliminação seja mais eficaz.

4. Combate a celulite

alpiste
Crédito: Info Escola

Por seu papel anti-inflamatório, ajuda a reduzir o processo de celulite, deixando as células mais saudáveis. Elimina também parte da gordura presente no corpo, que agravaria o quadro, facilitando assim a eliminação da mesma.

Os melhores alimentos para combater celulite

5. Beneficia a pele

Rico em antioxidantes, o alpiste ajudam a deixar a pele mais bonita, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Esses antioxidantes também ajudam na saúde das suas células, mantendo-as mais saudáveis e reduzindo as chances de formação de doenças como o câncer.

Conheça os hábitos que causam o envelhecimento precoce

Propriedades nutricionais

De acordo com um estudo realizado no Canadá, a semente de alpiste é rica em proteína, ácidos graxos, aminoácidos, vitaminas e minerais. Ela tem também antinutrientes, que podem ser eliminados se colocadas de molho por algumas horas, eliminando a água e então utilizando em suas receitas.

A cada 100 gramas, você encontra 212 calorias, com 14 gramas de proteína, 50 miligramas de cálcio, 300 miligramas de fósforo, além de 2 gramas de gordura.

Como consumir o alpiste

alpiste
Crédito: Emagrecer

Você pode consumir o alpiste somente depois de coloca-lo de molho e escorrer, para tirar seus anti-nutrientes. Pode ser torrado, em forma de leite de alpiste ou chá. Também dá para acrescentar em receitas como pães, bolos e biscoitos, por exemplo, triturando ou acrescentando inteiro.

Preço e onde comprar

Você pode encontrar o alpiste em lojas de artigos naturais, cerealistas e na internet.
Certifique-se de que o alpiste é apropriado para consumo humano e adquira o produto de vendedores de confiança.

O preço do produto pode variar entre R$ 10 e R$ 15 reais o quilo, podendo ser comprado em porções menores ou a granel.

Lembre-se de sempre consultar seu médico ou nutricionista antes de acrescentar novos alimentos na sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas com chantilly

Receitas com chantilly: 20 opções saborosas para todas as ocasiões

STJ permite congelamento de corpo

STJ permite congelamento de corpo