em

Leite de alpiste: benefícios e como fazer

O leite de alpiste tem sido muito utilizado na alimentação como substituto do leite de vaca ou de soja
leite de alpiste
Crédito: Freepik

Sendo normalmente associado a alimento para os pássaros, o leite de alpiste também pode ser adicionado à sua alimentação, como fonte de aminoácidos e enzimas benéficas ao organismo.

Semente originária do Mediterrâneo, ele tem propriedades emagrecedoras e também agentes que beneficiam a saúde de portadores de diabetes e hipertensão.

O alpiste é adorado por vegetarianos e veganos pois, por incrível que pareça, 1 litro do seu leite possui uma quantidade equivalente de proteína que 1,5 quilo de carne.

Sem contar que suas fibras ajudam também no processo de digestão, combatendo a prisão de ventre. Por isso também é recomendado como auxiliar nos tratamentos de úlceras, hiperuricemia, gota, gastrite, hipertensão, cirrose, pedras nos rins e infecção urinária.

Benefícios

1. Saúde do fígado e pâncreas

Devido à presença de enzimas benéficas ao organismo, ajuda a reduzir e prevenir inflamações no fígado e pâncreas.

Age também como um regenerador pancreático, dessa forma, auxilia na manutenção e na prevenção da diabetes

2. Anti-inflamatório natural

Seu efeito anti-inflamatório age em todo o corpo, mantendo a saúde celular elevada. Assim, seu organismo funciona melhor.

Da mesma forma, ajuda a manter sua pele jovem por mais tempo, ainda mais associado aos antioxidantes presentes na bebida, que combatem os radicais livres.

3. Limpa o organismo

Como consequência de manter seu sangue limpo de toxinas danosas, fortalecendo os sistemas de limpeza, ele é benéfico para a manutenção da sua saúde.

É fundamental também para o tratamento da cirrose. Aumenta a contagem de hepatócitos, deixando seu fígado mais eficiente no processo de limpeza e de cura.

4. Fortalece o sistema cardiovascular

O leite de alpiste ajuda a limpar e desinflamar as veias, fortalecendo assim todo o sistema circulatório, o que reduz as chances de infartos.

Ele possui uma enzima chamada libasse, que elimina o colesterol ruim – o LDL – deixando o sangue mais fluido e as passagens desobstruídas.

5. Fortalece os rins

Além de ajudar no combate da retenção de líquidos no organismo, fortalece os rins, ajudando a curar infecções urinárias e a reduzir possíveis pedras.

Leite de alpiste emagrece?

leite de alpiste emagrece
Crédito: Freepik

Sim, o leite de alpiste pode te ajudar a emagrecer, pois, entre diversos outros fatores, possui a enzima lipase, capaz de dissolver a gordura presente nas células, colocando-as na corrente sanguínea.

Como é um ótimo diurético e fortalecedor do fígado, facilita também a processar e eliminar essa gordura através do sistema excretor.

A lipase favorece a limpeza das veias e artérias, mantendo-as livres de gordura, assim como as células, reduzindo não somente problemas sérios, como as chances de um problema no coração, mas também questões mais simples, como a celulite.

O combate à celulite se dá devido a sua capacidade anti-inflamatória e também pela presença da mesma enzima e da sua capacidade de limpar o organismo.

O metabolismo também é beneficiado pela ingestão da bebida. O organismo também recebe energia adicional, dada a queima da gordura, facilitando assim a prática de atividades esportivas.

Efeitos colaterais

Como todo alimento, esse leite tem algumas contraindicações. Pessoas com as seguintes condições devem evitar o consumo desse produto.

  • Síndrome do cólon irritável;
  • Inflamação intestinal;
  • Alergia ao alpiste;
  • Fenilcetonúria.

Sempre consulte seu médico antes de incluir qualquer novo alimento à sua rotina.

Como fazer leite de alpiste caseiro

Ingredientes

Alpiste (especial para culinária): 5 colheres (sopa);
Mel: 2 colheres (sopa);
Água: 1 litro.

Modo de preparação

  1. Junte todos os ingredientes em um jarro e misture bem;
  2. Deixe descansar durante toda a noite;
  3. Pela manhã, coe a mistura;
  4. Coloque as sementes em um mixer ou no liquidificador e bata bem;
  5. Passe por um coador de pano (como aqueles antigos de café);
  6. Está pronto para consumo.

Esse leite pode ser usado para vitaminas de frutas, beber junto com o café ou puro, podendo ser consumido frio ou quente.

Quer experimentar outras receitas de leites vegetais, veja no vídeo três receitas:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

folha de boldo para que serve
Para que serve a folha de boldo?
remédios caseiros para dor de barriga
10 Remédios caseiros para dor de barriga