em

Alimentos que perdem nutrientes quando preparados no micro-ondas

Confira os motivos e como evitar que isso aconteça sem deixar de usar o aparelho.
alimentos que perdem nutrientes quando preparados no micro-ondas
Créditos: Pixabay

É muito comum ouvirmos pessoas a nossa volta afirmarem os malefícios do uso do micro-ondas. Seja por causa da frequência emitida pela máquina ou por que há perda de nutrientes durante o aquecimento dos alimentos. Há, por exemplo, muitos alimentos que perdem nutrientes quando preparados no micro-ondas ou de forma tradicional.

Isso acontece pois, quando se cozinha, os alimentos sofre um processo físico e químico, alterando sua estrutura molecular. Por essa razão que o ovo endurece quando aquecido a uma determinada temperatura.

Estudos feitos pela Universidade de Harvard já questionaram o uso do micro-ondas. Os alimentos que perdem nutrientes quando preparados no micro-ondas mais comuns são os que são ricos em vitaminas. Durante o aquecimento, através do fogão ou micro-ondas, as vitaminas tendem a se decompor.

Por isso, conclui-se que para perder menos nutrientes deve-se cozinhar pouco o alimento e evitar alimentos cozidos em água, pois esses perderão ainda mais nutrientes. Uma alternativa a isso é usar a água de cozimento, quando tiver de ferver um vegetal, como a beterraba.

Quais alimentos que perdem nutrientes quando preparados no micro-ondas?

De forma geral, são os alimentos que contém mais vitaminas como carnes, sementes, oleaginosas, massas, frutas e legumes. Porém, esse fator não está relacionado somente ao micro-ondas e muito menos relacionado a perda de água que o alimento tem em sua composição. Isso é um mito!

Os alimentos abaixo devem ser consumidos da forma mais natural possível. Se quiser cozi-los, seja no micro-ondas seja de forma tradicional, faça por poucos minutos, sem deixar ferver.

Brócolis

É rico em vitaminas A, C e K. É um ótimo alimento para a saúde da pele e da visão, além de ajudar a reduzir o colesterol, ser antioxidante e melhorar o sistema imunológico.

Espinafres

Contém vitaminas A e K. Tem propriedades antioxidantes e ajudam a regular os níveis de pressão sanguínea.

Cenoura

Rica em vitamina A, C e K. A cenoura tem propriedades antioxidantes e está relacionada com a prevenção de câncer, inclusive em fumantes.

Couve-de-bruxelas

Também rico em vitaminas A, C e K. Estudos concluíram que esse vegetal é capaz de proteger o corpo dos radicais livres e auxiliam na desintoxicação do mesmo. Também estão relacionadas à prevenção do câncer.

Dicas para não perder nutrientes:

  • Evite excesso de água para o cozimento;
  • Deixe de aquecer os alimentos em temperaturas elevadas. Se for cozido em água, evite que ferva;
  • Cozinhe pelo menor tempo possível;
  • Evite o contato da água com a comida. Opte pelo cozimento no vapor;
  • Reaproveite a água descartada dos cozimentos para caldos, arroz, sopas e outros. Ela está cheia de nutrientes e é ótima para a sua saúde.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

desvio de septo
Tudo sobre o desvio de septo: o que é e como tratar
alopecia
Como lidar com a alopecia, distúrbio que provoca queda de cabelo