em

Saiba quais são os alimentos que aceleram o envelhecimento

Entre os alimentos que aceleram o envelhecimento estão sal, carne vermelha e limonada.
alimentos que aceleram o envelhecimento
Crédito: Adi Chrisworo/Unsplash

Os anos passam e deixam suas marcas no rosto e no corpo em forma de rugas, pés de galinha e flacidez. O problema não são as marcas visíveis e sim as invisíveis, muitas delas deixadas por alimentos que aceleram o envelhecimento.

Não é papo de nutricionista: certas comidas, quando consumidas com frequência, prejudicam a aparência física e a saúde devido a uma série de processos que ocorrem no organismo.

9 Alimentos que aceleram o envelhecimento

Você já ouviu falar em glicação? Esse processo une uma molécula de glicose com uma molécula de proteína sem ação enzimática e é a principal causa de doenças vasculares em diabéticos.

Colágeno e elastina são responsáveis por manter a pele “durinha” e jovem, e a glicose em excesso faz com que essa união aconteça e quebre essas proteínas; como resultado, a pele fica flácida e as rugas são formadas.

Esse é só um dos processos de envelhecimento da pele provocados por alimentos. Veja quais alimentos podem provocar esses processos, além de danos dentários e problemas no fígado, coração e obesidade.

Açúcar refinado

Açúcar refinado provoca glicação
Crédito: Sharon McCutcheon/Unsplash

Principais responsáveis pelo processo de glicação (graças à sucrose, presente no açúcar refinado), o açúcar refinado, presente na maioria dos doces, também provoca aumento de peso e pressão arterial e podem levar à diabetes.

Além disso, o açúcar também adere aos dentes, o que incentiva a proliferação de bactérias e a descoloração. Trocar pelo adoçante não ajuda, pois o mesmo pode gerar problemas na tireoide e dores de cabeça e nas articulações.

Refrigerante

Além da alta dosagem de açúcar, que provoca a glicação, o refrigerante ainda tem cafeína, que aumenta a pressão arterial, estimula a vasodilatação e pode provocar tremores involuntários.

Os dentes e ossos também são prejudicados, pois o refrigerante leva ácido fosfórico na fórmula, que é processado por uma molécula de cálcio e gera desequilíbrio no organismo, deixando os dentes sensíveis e aumentando o risco de osteoporose.

Bebidas com cafeína

Por ser diurética, a cafeína faz com que você excrete fluídos e desidrate a pele, deixando-a envelhecida.

Outro problema é a acidez, que cria poros na superfície do esmalte do dente, provocando erosão. Nesse caso, recomenda-se tomar um copo de água após ingerir uma xícara de café, pois o pH neutro limpa a acidez.

Mas lembre-se que a cafeína não está só no café, mas também em refrigerantes do tipo cola, chá preto e energéticos – esse último também um dos alimentos que aceleram o envelhecimento.

O energético tem três vezes mais cafeína que uma xícara de café e geram distúrbios do sono, arritmia cardíaca e ansiedade crônica. Os demais estimulantes presentes, como guaraná, potencializam esses efeitos.

Bebidas alcoólicas

Álcool prejudica o fígado e a pele
Crédito: Yutacar/Unsplash

Ainda sobre o energético, quando combinado com álcool o efeito é ainda pior para o organismo e pode trazer danos em longo prazo, principalmente para os mais jovens.

Quando consumida “sozinha”, a bebida alcoólica desidrata o corpo e prejudica a qualidade do sono, o que leva à formação de rugas e redução da elasticidade da pele.

O álcool, aliás, prejudica seu fígado, pois faz com que toxinas se acumulem no órgão e não sejam eliminadas corretamente. Isso também faz mal pra sua pele e gera acne, palidez e rugas.

Gordura trans

É claro que a fritura e os fast foods não iam escapar dos alimentos que aceleram o envelhecimento.

A gordura trans compromete as cápsulas presentes na ponta dos cromossomos, que diminuem a capacidade de regeneração dos órgãos, e dificulta o processo metabólico, que leva à obesidade.

Além disso, eleva o colesterol ruim e sobrecarrega o coração, provoca a morte de neurônios e gera inflamação na pele, que prejudica a produção de colágeno e deixa mais sensível aos raios UV.

Bebidas cítricas e ácidas

Nada como uma boa limonada para refrescar, não é? Pois saiba que todas as bebidas cítricas e ácidas prejudicam os dentes, pois desgastam o esmalte e os tornam mais sensíveis a manchas.

Se a bebida tiver açúcar ainda tem o agravante de gerar acumulo de placa, criando manchas. Beber com canudo diminui o contato com os dentes e é menos
prejudicial.

Sal

Embutidos contém muito sódio, que provoca inchaço
Crédito: Jez Timms/Unsplash

Alimentos muito salgados e com muito sódio, como embutidos e macarrão instantâneo, fazem com que o organismo retenha água e te deixe com uma aparência inchada.

Além disso, o sal em excesso mata os tecidos e as células, gera inflamação da pele e afeta a elastina, essencial para o brilho da cútis.

Comida apimentada

Alimentos picantes leva à formação de vasinhos, inchaço e vermelhidão permanentes na pele, o que deixa a aparência menos jovem. Durante a menopausa é ainda pior, pois os vasos sanguíneos são mais reativos nessa época.

Carne vermelha

A carne vermelha encerra a lista de alimentos que aceleram o envelhecimento por conter radicais livres, que afetam as células saudáveis e fazem com que a pele para de produzir colágeno.

Ah, e vale um adendo: a casquinha preta que fica na carne após um churrasco contém hidrocarbonetos pró-inflamatórios, que quebram o colágeno da pele.

Alimentos que retardam o envelhecimento

Na contramão dos alimentos que aceleram o envelhecimento, você pode substituir o chá preto pelo chá verde ou pelo chá branco, que contém antioxidantes essenciais para combater os sinais da idade e prevenir o Alzheimer e doenças cardíacas.

Falando em antioxidantes, todos os alimentos ricos nessa substância são indicados para retardar o envelhecimento, como alho, tomate, grãos integrais e frutas vermelhas. Os ácidos graxos e ômega 3 também são seus aliados, presentes em abacate, azeite de oliva, peixes, nozes e amêndoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

como limpar sofá de tecido
Como limpar sofá de tecido com soluções caseiras
Fazer madalenas
Como fazer madalenas de leite condensado com raspas de limão?