iogurte de kefir
Crédito: Freepik
em

Iogurte de kefir: como fazer e ideias de receitas para utilizar

Faça iogurte caseiro mais saudável a partir do dessoramento do leite de kefir, depois aplique em deliciosas receitas

Publicidade

O iogurte de kefir é um subproduto da produção de kefir bem fácil de se obter. Nesse caso, é preciso produzir o de leite, como você já deve imaginar. Então, para fazer, só é preciso colocar leite integral sobre a muda de kefir dentro de um vidro esterilizado e deixar fermentando em um cantinho seco e escuro da casa, com uma redinha por cima para proteger dos insetos. Depois de 12, 24 ou 48 horas de fermentação (depende do seu gosto pessoal), é só coar a muda de kefir para obter a bebida.

Nesse ponto o kefir vai estar mais fino, como um leite. Para virar iogurte ele precisa ser dessorado. Então, ele precisa ser novamente coado por um coador de café, paradinho, sem ajuda, até que todo o soro se desprenda do leite. O resultado será um iogurte grego, bem espesso, maravilhoso para a saúde, que se pode comer puro ou transformar em diversas outras receitas. Veja, a seguir, como fazer o iogurte passo a passo, e dicas de receita para utilizar o seu produto.

Veja também: como fazer receitas a partir do kefir

Como fazer iogurte de kefir de leite

Como mencionado antes, para extrair o iogurte é bem simples. Só precisa coar o leite de kefir usando um coador de café. No vídeo que você vai ver abaixo é explicado a diferença entre usar coador de nailon ou de pano com relação à consistência do iogurte e a finalidade de uso que você vai dar a ele. Então, assista para entender os detalhes e fazer o seu:

Publicidade

Ideias de receitas com iogurte de kefir

Agora que você já sabe como é feito o processo de extração, veja também formas deliciosas de consumi-lo, além de comer puro como um iogurte grego comum.

Danoninho

Uma das receitas que as pessoas mais gostam de fazer com o iogurte de kefir é o Danoninho caseiro. De fato, é uma sobremesa bem gostosa, que agrada crianças e adultos, e é fácil de preparar. Então, vale a pena fazer esse docinho para comer quando der vontade, pois é uma receita saudável. Essa opção é ideal para você deixar a sobremesa na geladeira até o dia seguinte, sem que escureça por causa dos morangos frescos. A dica é misturar o iogurte com mistura láctea sabor morango, tipo Nesquik. Se quiser, pode fazer só com morangos frescos orgânicos, mas nesse caso precisa consumir na hora. Veja no vídeo a receita:

Publicidade

Cream cheese de kefir

Se você adora cream cheese, que é aquele queijo bem cremoso, um pouco mais espesso que o requeijão, e levemente azedinho, saiba que ele também pode ser feito em casa, numa versão mais saudável do que a comprada, e também mais econômica. Para essa receita você deverá deixar o leite de kefir dessorando por 8 horas na geladeira para que ele não fique tão seco. Depois é só passar o iogurte para uma tigelinha e colocar os temperos, como na sugestão do vídeo abaixo:

Publicidade

Sorvete

Outro tipo de sobremesa bem legal para fazer para o pessoal de casa ou servir para as visitas, que todo mundo gosta, é o sorvete caseiro. Essa receita não está entre as opções fit porque leva leite condensado, mas é muito boa para quando quiser um sorvete com menos conservantes e mais barato do que os comprados. Para fazer vai precisar do iogurte, leite condensado, açúcar, raspas de casca de limão e claras de ovo batidas em neve. Veja o processo de preparo no vídeo:

Bolo de milho com iogurte

Gosta de bolo de milho caseiro? Então faça essa receita usando junto com fubá, espigas de milho ou milho em lata, óleo, farinha de trigo, coco ralado, ovos, açúcar demerara e fermento. Só precisa do liquidificador para bater a massa e depois é levar ao forno para assar. Veja como fazer:

Publicidade

maionese de kefir

Maionese de kefir: receitas saudáveis para incluir na alimentação

receitas de bolo de aveia

20 Receitas de bolo de aveia para todos os gostos