em

6 super poderosas propriedades terapêuticas do alho

Veja os benefícios que o alho pode trazer ao seu corpo

O alho é alimento presente em toda cozinha brasileira pois é um item essencial no tempero das nossas comidas. O mais comum é refogarmos o alho no preparo da refeição, mas as propriedades terapêuticas desse alimento são melhor absorvidas quando ingerimos cru. Veja abaixo quais são os nutrientes e benefícios que o alho traz ao nosso corpo.

Alho – um santo remédio para a sua saúde

Desde os tempos mais antigos, os gregos e os egípcios já utilizavam o alho como remédio pelas suas incríveis propriedades terapêuticas. Hoje, a eficácia do alho no combate e prevenção de doenças e na manutenção da saúde é comprovada pela ciência.  Veja abaixo quais propriedades são essas:

1- Ação antibiótica

O alho é capaz de prevenir e tratar doenças ocasionadas por agentes infecciosos, como gripes, resfriados, afta, herpes labial e gastrointerite, por exemplo. O alho é poderoso no combate a vírus, bactérias e fungos, portanto quem consome esse produto costume evitar essas doenças e se ver livre delas mais depressa.

2- Redução do colesterol

Estudos recentes comprovam que a ingestão de alho cru pode reduzir em até 10% o nosso colesterol ruim.

alho

3- Liberação de vasos sanguíneos

Quando comemos alimentos muito gordurosos, essa gordura tende a se acumular nos vasos sanguíneos, causando a vaso constrição, o que pode ocasionar um ataque cardíaco ou derrame. O alho possui a propriedade de ajudar a limpar os vasos sanguíneos e reduzir a chance de coágulos no caminho feito pelo sangue.

4- Diminuição da pressão arterial

Quem possui pressão alta, deve incluir em sua dieta o consumo de alho pois é comprovado que a ingestão regular abaixa significativamente a pressão arterial.

5- Redução do nível de açúcar no sangue

Essa é uma propriedade importantíssima do alho, principalmente para os diabéticos. O consumo regular de alho ajuda no controle do nível de açúcar no sangue, deixando-o mais estável.

6- Prevenção ao câncer

Estudos chineses vêm mostrando ao mundo que a quercetina, substância presente no alho, é uma grande aliada na prevenção do câncer, sendo capaz de agir contra o desenvolvimento de células cancerígenas. Segundo as pesquisas realizadas na China, quem consome cerca de 9 gramas de alho por dia tem 50% menos chances de desenvolver um câncer no estômago do que quem não consome o alho.

Como consumir o alho e aproveitar as propriedades terapêuticas?

Aqui está a maior questão em relação ao alho: a forma ideal de comê-lo é cru. O alho, ao ser refogado, assado, desidratado e transformado em pasta perde boa parte dos seus nutrientes e propriedades. O mais indicado é consumir cerca de 9 gramas de alho (entre 1 e 2 dentes) por dia para aproveitar das 6 propriedades citadas acima. O gosto é muito forte e não agrada a muita gente, então uma forma alternativa de consumir é espremendo, pois ele libera um óleo que possui as propriedades em natura. O mau hálito ocasionado pelo consumo do alho também pode ser um fator limitante, então para aliviar, sugerimos escovar os dentes logo depois da ingestão e comer outros alimentos fortes para tirar o gosto, como mastigar salsinha ou grãos de café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Só quem viveu em SP é que percebe estas imagens…

AVISO IMPORTANTE! Venda de medicamento suspensa por causar trombose e até morte