como ajudar planta a florir
Crédito: Freepik
em

Como ajudar uma planta a dar flores: sol e adubação

Se a sua planta é de uma espécie que dá flores, mas não está florindo, pode ser falta de sol e de adubo

Nem todas as plantas passam meses floridas, e esse é o primeiro ponto que você precisa saber quando quiser ver muitas flores nas suas plantas. Será que está na época da floração da espécie? Se não estiver, só resta esperar pela época certa. Mas, além disso, existem outros fatores que fazem as plantas são florirem ou não terem um grande volume de flores fortes e viçosas. Veja essas dicas.

Insolação o suficiente

Um dos principais fatores para a falta de flores nas plantas é a ausência de sol ou de muita iluminação. As plantas precisam de luz, claridade para crescerem fortes e poderem dar flores na época certa. Então, será que a sua plantinha está no local adequado, pegando muita luz e algumas horas de sol por dia? Faça o teste, mudando ela de lugar.

Adubo NPK

O adubo mais comum que se ouve falar ao pesquisar pelo assunto é o chamado NPK, que é uma mistura de Nitrogênio, Fósforo e Potássio. Esse é um adubo em forma de pequenas pedrinhas ou líquido, que você encontra em mercados, lojas agrícolas e floriculturas.

Geralmente se recomenda escolher o NPK pra proporção 10-10-10, mas no caso de estimular a floração, o ideal é escolher um com mais Fósforo e um pouco menos de Nitrogênio e Potássio. Adube sua planta antes da época da floração, sem exagerar na quantidade. Veja no vídeo como usar esse adubo.

Adubo bokashi

O bokashi é mais uma opção de adubo que você já compra pronto, mas esse é orgânico. Ele é especialmente recomendado para fazer florir as orquídeas, mas pode ser testado em vários outros tipos de plantas.

Para quem não se lembra de adubar nas épocas certas, a dica é fazer uma pequena trouxinha de bokashi em um tule e colocar sobre o substrato. Toda vez que a planta for regada, ela vai absorver um pouco do adubo, e assim vai ser mantida sempre nutrida. Saiba mais sobre esse adubo:

Adubo orgânico com variedade de nutrientes

Existem várias receitas de adubo natural, feito com restos de alimentos, para ajudar uma planta a dar flores. Essa opção leva casca de ovo, casca de banana, batata-doce, chuchu e folha de bananeira.

Você vai bater tudo isso no liquidificador com água, depois vai coar e misturar com farinha de osso, cinza esterco de galinha e cinza de queimada. Confira no vídeo a sequência da mistura e a quantidade a colocar nas plantas para estimular a floração.

Adubo de beterraba

Se não quiser uma receita com tantos ingredientes, use outra opção bem interessante e muito simples, que é a beterraba misturada com 2 litros de água. Bata os dois ingredientes juntos e faça um “suco”. A beterraba sozinha tem uma variedade de nutrientes importantes para as plantas, inclusive o fósforo, que é essencial. Veja como fazer:

Veja também: dicas para não deixar sua pimenteira morrer

como conservar cheiro-verde

Como lavar e conservar melhor o cheiro-verde

como ter uma horta medicinal em casa

4 Dicas para ter uma horta medicinal em casa