água oxigenada no nariz
Crédito: Freepik
em

Água oxigenada no nariz faz mal? Veja como usar de forma segura

Essa substância é facilmente encontrada nas farmácias e é bom ter um frasco sempre por perto. Aprenda a usar

A água oxigenada é um composto de peróxido de hidrogênio. Ela é naturalmente produzida pelos glóbulos brancos do corpo humano. A função dela no corpo, em sua forma natural, é justamente atuar contra os micro-organismos invasores e causadores de doenças, como bactérias, fungos vírus e parasitas. Mas será que pode usar água oxigenada no nariz? Tire a dúvida agora e aprenda a usar com segurança.

Pode usar água oxigenada no nariz?

Sim, pode usar água oxigenada no nariz, sem medo. Pessoas que sofrem com sinusite podem encontrar um grande alívio nesse produto que é facilmente comprado nas farmácias na forma de peróxido de hidrogênio a 3%. Essa solução é usada para essa e outras finalidades há décadas como uma opção simples não só para desobstrução nasal.

Para que serve a água oxigenada na saúde?

como usar água oxigenada no nariz
Crédito: Farmácias Pague Menos

Você pode usar a água oxigenada para tratar da saúde de diferentes formas:

  • Como desinfetante bucal;
  • Para clarear manchas de pele e verrugas moles;
  • Para tratar os sintomas da sinusite;
  •  Para aliviar e tratar dor de garganta;
  • Para aliviar a bronquite, usando um nebulizador.

Como usar de forma segura?

No caso de tratar problemas respiratórios, existem algumas maneiras básicas e simples de usar a água oxigenada:

Com conta-gotas

Para aliviar os sintomas de sinusite, pode-se colocar a água oxigenada em um conta gotas e pingar 5 gotas em cada narina, de manhã e depois à noite de novo. Caso não goste da sensação de ardência que pode causar, misture com metade de água, mas nesse caso aumente a dose para 10 gotas em cada narina.

Com nebulizador

Para tratar a bronquite crônica, é preciso diluir água com água oxigenada em partes iguais dentro de um copo. Depois, colocar essa solução em um nebulizador e inalar todas as noites antes de dormir. Se precisar, pode fazer de manhã, ao acordar, de novo. Para a bronquite também pode ser usada a mesma técnica do conta-gotas, aplicando 6 gotas de água oxigenada pura em cada narina.

Outras formas de aplicação da água oxigenada a 3%

Veja como fazer uso desse produto para suas outras finalidades mencionadas antes.

Gargarejo

No caso de aliviar a dor de garganta, deve-se fazer gargarejo com a água oxigenada diluída em um pouco de água várias vezes ao dia. Cuidado para não engolir.

Tópico

Se o objetivo for clarear manchas e verrugas moles, antes de aplicar esse produto é importante ir ao dermatologista para conhecer a causa da mancha. Dependendo do caso, mais do que clarear, é necessário tratar a causa, pois a mancha pode ser um aviso de que o corpo não está saudável. Se o médico permitir, então pode aplicar a água oxigenada sobre a mancha ou verruga mole 2 ou 3 vezes ao dia até perceber que clareou, totalmente ou quase.

Saúde bucal

Já para tratar da saúde dos dentes, a técnica é usar uma pastinha com água oxigenada e bicarbonato de sódio. Nesse caso é preciso ter cuidado porque o bicarbonato é abrasivo, então ele não deve ser usado com frequência. Essa pastinha pode ser usada uma vez ao mês, apenas nos dentes, pois pode machucar as gengivas. Aplique nos dentes e esfregue um pouco, depois enxague.

Para matar as bactérias da boca, apenas faça um bochecho com a água oxigenada pura ou misturada em um pouco de água, duas ou três vezes por semana. Não aplique todos os dias, pois ela também irá matar bactérias boas, que protegem sua saúde oral.

Cuidados a ter

Essa solução é segura para a saúde, mas deve ter o cuidado de não engolir. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Caso perceba alguma reação adversa, suspenda o uso e consulte seu médico.

No caso das manchas de pele e verrugas, vá ao médico antes de usar a água oxigenada, pois as manchas podem indicar doenças como diabetes, enquanto as verrugas podem ser um sinal de câncer de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

comida mexicana

6 Receitas de comida mexicana para fazer uma noite culinária diferente

Ganhou na loteria aos 22 anos e sua vida nunca mais foi a mesma

Ganhou na loteria aos 22 anos e sua vida nunca mais foi a mesma