em

O que é e para que serve a água boricada

Por mais que pareça uma substância inofensiva, deve ter muito cuidado ao usar. Veja para que serve esse medicamento
água boricada
Crédito: Freepik

Existem produtos que podem ser comprados na farmácia e são tão populares que as pessoas usam sem ler a bula. É o caso da água boricada, que você já deve ter ouvido falar. E sabe que substância é essa e para que ela realmente serve? Descubra agora e entenda por que ela não pode ser usada de qualquer jeito.

O que é?

sobre água boricada o que é
Crédito: Ultrafarma

Substância líquida composta por 3% de ácido bórico, que é o seu princípio ativo, e água destilada. Nesse medicamento, feito em proporção adequada para uso doméstico, a ação esperada é de antisséptico, bactericida e fungicida.

O ácido bórico é um composto químico que está presente em diversos produtos farmacêuticos e cosméticos, além de inseticidas, retardantes de chamas e adubos. Seu efeito vai depender da quantidade utilizada.

Para que serve?

Seu uso é recomendado para ajudar a tratar processos infecciosos no corpo, promovendo a limpeza e a desinfecção da área afetada. A aplicação, vale ressaltar, deve ser feita apenas externamente e em pequenas áreas com ferimentos.

Esse medicamento costuma ser usado para tratar infecção de ouvido quando não há lesões abertas, na parte externa dos olhos, a candidíase quando as feridas não estão abertas, picadas de insetos e queimaduras de primeiro grau.

Cuidados a ter ao utilizar

Na bula do produto você vai ver a recomendação de que ela é de uso exclusivo externo, ou seja, jamais deverá ser ingerida. Além disso, não deve usada em grandes áreas do corpo quando houver feridas, lesões ou queimaduras e deve ser aplicada somente em adultos.

O uso desse medicamento deve ser feito com muita cautela e deve ser mantido em local seguro, longe do alcance de crianças. Se for ingerido proposital ou acidentalmente, vai gerar intoxicação. Assim, a pessoa que ingeriu poderá ter vômito e diarreia. Se for ingerido em grande dosagem, poderá ser fatal.

Mesmo seu uso de forma correta precisa ser cauteloso, pois há risco de irritação na pele. Então, deve ser evitado por pessoas que costumam ter reações alérgicas de qualquer tipo.

Essa água faz parte da composição de colírios, para mantê-los sem contaminação, mas em uma quantidade bem específica. Por isso, não deve ser usada pura diretamente para lavar os olhos, sem recomendação do médico. Ela não tem a função de esterilizar as lentes de contato.

Tem como fazer em casa?

A água boricada verdadeira não pode ser feita de forma caseira, pois necessita de materiais de laboratório para garantir seu uso seguro. A mistura que as pessoas costumam fazer e publicar na internet não é de água boricada e sim mais parecida com um soro fisiológico.

Então, a única forma de obter os efeitos esperados desse medicamento é comprando na farmácia e seguindo as recomendações de uso da bula, do médico ou do farmacêutico.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
oração da manhã
10 Orações da manhã para começar bem o seu dia!
dor no pé da barriga
Dor no pé da barriga: o que pode ser?