acordar com dor de cabeça
Crédito: Freepik

Conheça as causas e o que fazer quando acordar com dor de cabeça

Se tem uma forma desagradável de começar o dia é com dor de cabeça. Veja por que ela acontece

Publicidade

Pelo menos uma vez na vida você já teve uma dor de cabeça. Se quase nunca tem esse tipo de dor, sorte a sua, pois não é fácil de suportar. Há pessoas que sofrem das formas mais agressivas, como a enxaqueca, inclusive com a desagradável experiência de acordar com dor de cabeça. E o que será que motiva uma dor como essa quando o corpo está dormindo? Veja agora.

O que causa dor de cabeça ao acordar?

principais causas acordar com dor de cabeça
Crédito: Freepik

Existem diferentes motivos para acordar com dor de cabeça, que são chamadas de dores de cabeça matinais, justamente quando motivadas por um sono interrompido e agitado.

Sinusite

A sinusite é um problema respiratório que causa inflamação nas mucosas do nariz. Ela deixa o nariz entupido, tosse, dor de ouvido, inflamação na garganta, náuseas, fadiga, irritabilidade, dor no maxilar e também pode fazer a pessoa acordar com dor. O tratamento deve ser feito com um otorrinolaringologista.

Abstinência

Quando uma pessoa está habituada a ingerir determinada substância estimulante ou muito forte, como cafeína, o tabaco ou medicamentos, pode amanhecer com dor de cabeça nos primeiros dias quando interromper o uso da substância. Esse é o efeito da abstinência, quando o corpo estranha a falta da substância e começa uma readaptação.

Publicidade

Excesso de tensão e preocupação

Muitas pessoas sabem o que é sentir dor de cabeça por excesso de preocupação no dia a dia. O corpo fica tenso constantemente e até pode não conseguir dormir direito. Logo, o organismo pode reagir com dor ao acordar, por não estar recuperado para recomeçar suas atividades.

Insônia

Pelo mesmo motivo de estar muito estressado e não conseguir dormir bem, o incômodo pode acontecer com quem sofre de insônia, que é a dificuldade em pegar no sono e se manter dormindo. Como o corpo não consegue fazer a sua reparação noturna durante o sono, é comum acordar com cor de cabeça, fraca ou enxaqueca, além de outros sintomas de mal estar e cansaço geral.

Distúrbios do sono

A insônia também é um distúrbio do sono, mas existem outros que podem fazer você acordar com dor de cabeça, como a apneia, o ronco, o bruxismo, o sonambulismo, a síndrome da cabeça explosiva e a síndrome das pernas inquietas. Todos esses problemas fazem a pessoa dormir mal.

Abuso de álcool

Se você já bebeu demais em uma noite e acordou com ressaca, sabe que um dos principais efeitos colaterais é a dor de cabeça matinal. Ela vem acompanhada de boca seca, náuseas, falta de energia e inchaço. O jeito é passar o dia bebendo muita água, alimentando-se de forma saudável e, se necessário, fazendo uso de algum analgésico simples.

Publicidade

Doenças crônicas e inflamatórias

Além de todas essas causas, a dor pela manhã pode ainda acontecer quando seu corpo está com alguma doença mais séria, como pressão alta, tumor cerebral, doença cardíaca, renal ou hepática e também problemas glandulares. Vá ao médico para investigar a causa se estiver acordando frequentemente com dor de cabeça.

O que fazer fazer para não acordar com dor de cabeça?

como evitar acordar com dor de cabeça
Crédito: Freepik

Como você viu, as causas são bem variadas. Algumas podem ser evitadas com cuidados diários, mas outras necessitam de tratamento médico. A abstinência de alguma substância é um processo natural de recuperação do corpo, então essa dor de cabeça deve ser esperada e, com o tempo, sumirá.

No caso da ressaca a cura também é caseira, mas exige paciência até que o organismo elimine todo o excesso de álcool e seus componentes do corpo. Talvez só consiga se livrar da dor e do mal estar na próxima noite de sono, se dessa vez for com qualidade. O único jeito de evitar é não beber demais. A forma de se recuperar rapidamente é com um remédio para dor de cabeça.

Publicidade

Já para os casos de sinusite, distúrbios do sono e as doenças crônicas ou inflamatórias, o melhor a fazer e ir ao médico para tratar o problema na sua raiz. Nesses casos a dor de cabeça é um alerta de que algo está errado e necessita de tratamento. Se apenas tomar comprimidos para dor toda vez que ela aparecer, vai acabar permitindo que o problema fique maior.

PODE GOSTAR TAMBÉM