em

Conheça as causas e o que fazer quando acordar com dor de cabeça

Se tem uma forma desagradável de começar o dia é com dor de cabeça. Veja por que ela acontece
acordar com dor de cabeça
Crédito: Freepik

Pelo menos uma vez na vida você já teve uma dor de cabeça. Se quase nunca tem esse tipo de dor, sorte a sua, pois não é fácil de suportar. Há pessoas que sofrem das formas mais agressivas, como a enxaqueca, inclusive com a desagradável experiência de acordar com dor de cabeça. E o que será que motiva uma dor como essa quando o corpo está dormindo? Veja agora.

O que causa dor de cabeça ao acordar?

principais causas acordar com dor de cabeça
Crédito: Freepik

Existem diferentes motivos para acordar com dor de cabeça, que são chamadas de dores de cabeça matinais, justamente quando motivadas por um sono interrompido e agitado.

Sinusite

A sinusite é um problema respiratório que causa inflamação nas mucosas do nariz. Ela deixa o nariz entupido, tosse, dor de ouvido, inflamação na garganta, náuseas, fadiga, irritabilidade, dor no maxilar e também pode fazer a pessoa acordar com dor. O tratamento deve ser feito com um otorrinolaringologista.

Abstinência

Quando uma pessoa está habituada a ingerir determinada substância estimulante ou muito forte, como cafeína, o tabaco ou medicamentos, pode amanhecer com dor de cabeça nos primeiros dias quando interromper o uso da substância. Esse é o efeito da abstinência, quando o corpo estranha a falta da substância e começa uma readaptação.

Excesso de tensão e preocupação

Muitas pessoas sabem o que é sentir dor de cabeça por excesso de preocupação no dia a dia. O corpo fica tenso constantemente e até pode não conseguir dormir direito. Logo, o organismo pode reagir com dor ao acordar, por não estar recuperado para recomeçar suas atividades.

Insônia

Pelo mesmo motivo de estar muito estressado e não conseguir dormir bem, o incômodo pode acontecer com quem sofre de insônia, que é a dificuldade em pegar no sono e se manter dormindo. Como o corpo não consegue fazer a sua reparação noturna durante o sono, é comum acordar com cor de cabeça, fraca ou enxaqueca, além de outros sintomas de mal estar e cansaço geral.

Distúrbios do sono

A insônia também é um distúrbio do sono, mas existem outros que podem fazer você acordar com dor de cabeça, como a apneia, o ronco, o bruxismo, o sonambulismo, a síndrome da cabeça explosiva e a síndrome das pernas inquietas. Todos esses problemas fazem a pessoa dormir mal.

Abuso de álcool

Se você já bebeu demais em uma noite e acordou com ressaca, sabe que um dos principais efeitos colaterais é a dor de cabeça matinal. Ela vem acompanhada de boca seca, náuseas, falta de energia e inchaço. O jeito é passar o dia bebendo muita água, alimentando-se de forma saudável e, se necessário, fazendo uso de algum analgésico simples.

Doenças crônicas e inflamatórias

Além de todas essas causas, a dor pela manhã pode ainda acontecer quando seu corpo está com alguma doença mais séria, como pressão alta, tumor cerebral, doença cardíaca, renal ou hepática e também problemas glandulares. Vá ao médico para investigar a causa se estiver acordando frequentemente com dor de cabeça.

O que fazer fazer para não acordar com dor de cabeça?

como evitar acordar com dor de cabeça
Crédito: Freepik

Como você viu, as causas são bem variadas. Algumas podem ser evitadas com cuidados diários, mas outras necessitam de tratamento médico. A abstinência de alguma substância é um processo natural de recuperação do corpo, então essa dor de cabeça deve ser esperada e, com o tempo, sumirá.

No caso da ressaca a cura também é caseira, mas exige paciência até que o organismo elimine todo o excesso de álcool e seus componentes do corpo. Talvez só consiga se livrar da dor e do mal estar na próxima noite de sono, se dessa vez for com qualidade. O único jeito de evitar é não beber demais. A forma de se recuperar rapidamente é com um remédio para dor de cabeça.

Já para os casos de sinusite, distúrbios do sono e as doenças crônicas ou inflamatórias, o melhor a fazer e ir ao médico para tratar o problema na sua raiz. Nesses casos a dor de cabeça é um alerta de que algo está errado e necessita de tratamento. Se apenas tomar comprimidos para dor toda vez que ela aparecer, vai acabar permitindo que o problema fique maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
raças de cachorros pequenos
10 Raças de cachorros pequenos mais famosas
remedios para dor de cabeca
Remédios para dor de cabeça mais conhecidos