habitos evitar rugas
Crédito: Freepik
em

COMO EVITAR RUGAS: 8 DICAS ESSENCIAIS

Já diz o ditado: “prevenir é melhor do que remediar”. Isso vale também para as temidas rugas, que com as precauções devidas, podem demorar muuuuito mais a aparecer. 

Publicidade

Essas marquinhas da idade, que incomodam principalmente as mulheres, podem ser evitadas com cuidados muito simples que adotamos no dia a dia. Mas caso já seja tarde para a prevenção, podemos também remediar com uma dica caseira que é batata! (não literalmente rs)  

Para prevenir o aparecimento precoce de rugas, você deve:

1- Evitar se expor ao sol sem protetor solar

Seja na praia ou em uma simples ida à rua, o protetor solar é FUNDAMENTAL! Esqueça a crença de que o produto só se usa no verão e se habitue a usar na sua rotina diária – faça chuva ou faça sol! Proteja-se, pois os raios solares envelhecem demais a pele, causando não só rugas, mas também manchas escuras (alô, melasma!).

2- Conter suas expressões faciais

Publicidade

Guarda o riso!
Não, brincadeira! Não precisa ficar plácida como uma boneca de cera. Caso você seja uma pessoa muito expressiva, basta segurar um pouquinho seu semblante. Deste modo, você vai evitar marcações de linhas mais profundas causadas pela contração dos músculos da face.

3- Não fumar

Publicidade

Nem precisava dizer, mas é sempre bom lembrar: fumar faz mal à saúde! A ação mecânica de tragar força o surgimento de rugas e linhas de expressão ao redor da boca. Além disso, o cigarro acelera a perda do colágeno natural da pele, que geralmente acontece com o decorrer da idade. A pele vai se tornando mais flácida e com menos tônus muscular, dando uma aparência mais caída, sabe? 

Saiba como parar de fumar

4- Exagerar no álcool

Publicidade

Bebidas alcoólicas são diuréticas, ou seja, fazem seu corpo eliminar água através da urina. E com o “organismo ressecado”, seu corpo tenta compensar a desidratação tirando água da pele, que fica mais seca e suscetível ao aparecimento de rugas.

5- Não se estressar (essa é difícil, né?)

Publicidade

Nos dias de hoje, tem sido bem complicado manter a calma com tanta crise, mas tente! É para o bem da sua beleza e da sua saúde. O stress atrasa o processo de renovação da pele, e se você ficar tensa por longos períodos de tempo, pode acentuar as marcas de expressão causadas pela preocupação.


6- Melhorar a qualidade do sono

O “sono da beleza” é real! Dormir bem e nas horas recomendadas é um santo remédio para revigorar, pois durante o sono, o corpo libera hormônios rejuvenescedores. Por isso, não abra mão das 8h de sono, se puder.

Publicidade

7- Alimentar-se bem

Nutrir seu corpo com vitaminas e nutrientes é essencial para o bom funcionamento do seu organismo – e isso inclui a pele. Antioxidantes, polifenóis e ácidos graxos são exemplos de substâncias provenientes dos alimentos, que melhoram a condição da pele.

8- Remover corretamente a maquiagem

Publicidade

Nunca, nunca, NUNCA durma de maquiagem! Esse é um dos maiores erros que você pode cometer. Antes de dormir, faça a remoção completa da make com demaquilante e sabonete específico para o seu tipo de pele. Depois, hidrate bem. Dormir de maquiagem entope seus poros, causando acne, alergias e envelhecimento precoce. 

Remédio caseiro antirrugas

Promessa é dívida: caso você tenha passado uma vida inteira fazendo o contrário desta lista que recomendamos, aqui vai uma receitinha caseira para amenizar a aparência das rugas. Você só vai precisar de chá verde e azeite de oliva para um efeito de “botox natural” na pele! Acompanhe o passo a passo no vídeo:

Publicidade

Suicídio entre idosos

Suicídio entre idosos: fatores de risco, sinais e como evitar

Testes de agilidade mental

Testes de agilidade mental para renovar os neurônios