os gatos fazem quando estão sozinhos
Foto: Freepik

7 Coisas que os gatos fazem quando estão sozinhos

Você sai de casa e fica imaginando o que seu gato fica fazendo na sua ausência?

Publicidade

Algumas pessoas instalam câmeras dentro de casa, tanto por segurança quanto para observar o que seus animais de estimação fazem na ausência dos donos. Mas, para quem não tem câmeras, fica a curiosidade: o que os gatos fazem quando estão sozinhos?

Já demos aqui no site algumas boas dicas de como deixar o cachorro sozinho em casa, pois os cães são mais carentes de atenção e podem fazer mais bagunça quando ninguém está por perto.

Mas, assim como existem raças de gatos mais dóceis e dependentes, existem os bichanos que gostam de ficar sozinhos, e que aprontam quando sabem que não estão sendo vigiados. Será que o seu é assim? Vamos ver o que ele pode estar fazendo na sua ausência.

Veja também: Golden Retriever comemora os primeiros passos de sua “irmã” humana: assista!

Publicidade

1. Se asseguram que você não está

Depois que todo mundo sai, os gatos costumam dar uma volta para assegurarem que, efetivamente, não há humanos em casa. Também adoram patrulhar e cheirar tudo o que conseguirem, buscando coisas novas.

2. Comem

O silêncio dentro de casa permite aos gatos comerem sem nenhum tipo de estresse. Para favorecer a sensação de bem-estar do gato, você pode lhe oferecer uma pequena porção de alimento úmido ou patê antes de sair de casa.

3. Fazem alongamentos

Os gatos se espreguiçam várias vezes por dia. Não é de estranhar que, quando ficam sozinhos, aproveitam para fazer as posturas de yoga mais particulares. Eles fazem isso porque as longas horas de sono provocam dormência dos músculos, então, os alongamentos são relaxantes e revigorantes para eles.

4. Fazem travessuras

Claro, nem todo gato é travesso. Mas, alguns aproveitam quando ninguém está vendo para fazer coisas proibidas, como roubar comida, subir aos lugares mais altos e jogar os objetos no chão.

Publicidade

5. Olham pela janela ou saem para passear

Os gatos que não podem sair de casa, adoram passar algum tempo do dia ou da noite olhando pela janela, observando qualquer movimento. Já os que podem sair, aproveitam para percorrer alguns quilômetros perto de casa, principalmente à noite, quando o instinto da caça fica mais aguçado.

6. Dormem

Todas as atividades anteriores são o que os gatos fazem no pouco tempo que sobra, pois eles passam de 16 a 20 horas por dia dormindo.

Os que mais dormem são os filhotes. Esse longo período permite estimular o crescimento deles, melhorar o bem-estar e, ainda, ajuda o cérebro a se preparar para aprender coisas novas.

Publicidade

7. Ficam entediados

Mesmo dormindo a maior parte do tempo e usando o restante para comer, observar e fazer travessuras, os gatos podem ficar entediados se passarem muitas horas sozinhos. Aliás, é nesses momentos que podem fazer o que não deve.

É importante se lembrar que, embora sejam animais muito independentes, os gatos são animais sociáveis que necessitam se relacionar para serem felizes.

Se o seu gato passa muitas horas sozinho, pode ser uma boa ideia adotar um segundo felino ou investir em diversos brinquedos que estimulem a atividade física e o cérebro dele durante as horas de maior solidão.

Publicidade

Veja também: Como fazer arranhador para gatos gastando pouco

Fonte: Perito Animal

PODE GOSTAR TAMBÉM