em ,

5 formas de usar bicarbonato de sódio para melhorar a saúde

O bicarbonato de sódio é um ingrediente coringa para ter em casa. Veja 5 maneiras de usá-lo para aliviar problemas de saúde.

Para entender por que as receitas caseiras com bicarbonato de sódio funcionam para melhorar desconfortos do organismo, entenda quais são as propriedades que este ingrediente contém.

Propriedades do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, ou seja, equilibra o pH do sangue. Dessa forma, o corpo fica mais resistente à proliferação de bactérias e infecções. Ele também possui efeitos antioxidantes, que auxiliam na limpeza do organismo.

Nossas mães, avós e bisavós já usavam o bicarbonato de sódio para inúmeras finalidades, como cuidar da saúde, da beleza e da casa. O bicarbonato realmente faz milagres!

Agora, focando nos benefícios do bicarbonato de sódio para a saúde, veja 5 receitas caseiras que você pode preparar em poucos minutos e consumir quando estiver com desconfortos estomacais, no nariz, na garganta, na boca e infecção urinária.

1. Desconforto na garganta

Para aliviar as dores de garganta, que muitas vezes são causadas por bactérias, esta receita pode ajudar, pois o bicarbonato atua na limpeza da região, eliminando as bactérias:

Ingredientes

  • Água: 125ml;
  • Bicarbonato de sódio: 5g;
  • Vinagre de maçã: 5ml.

Modo de preparo e utilização

1. Adicione o bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã no copo com a água morna.

2. Misture bem e beba na hora, 1 ou 2 vezes por dia, enquanto sentir o desconforto.

2. Hálito mais refrescante

Através do mesmo efeito que causa para o desconforto na garganta, o bicarbonato pode ser utilizado para fazer gargarejos diários. Dessa vez, não é para ingerir:

Ingredientes

  • Água: 250ml;
  • Bicarbonato de sódio: 5g;
  • Óleo essencial de menta: 6 gotas.

Modo de preparo e utilização

1. Misture o bicarbonato e o óleo de menta com a água.

2. Depois, faça gargarejo por 30 segundos e cuspa. Pode fazer esse procedimento duas vezes ao dia, após a escovação dos dentes.

3. Desconforto para respirar

Nariz congestionado é um incômodo muito desagradável. Ele pode aparecer principalmente no inverno, quando os resfriados são mais comuns. Quando uma mistura com bicarbonato de sódio é aplicada nas vias nasais, ajuda a descongestionar o nariz e facilitar a respiração:

Ingredientes

  • Água: 20ml;
  • Bicarbonato de sódio: 1,2g;
  • Conta gotas: 1 unidade.

Modo de preparo e utilização

1. Misture a água e o bicarbonato.

2. Depois coloque a mistura em um conta gotas e pingue 2 ou 3 gotinhas em cada narina. Se sentir que ajudou, use novamente apenas quando o efeito acabar e o nariz voltar a ficar congestionado.

4. Excesso de acidez no estômago

Da mesma forma que você toma antiácidos para aliviar a má digestão, pode utilizar essa mistura com bicarbonato de sódio, que terá o efeito semelhante. Sua propriedade alcalinizante vai acalmar os ácidos em excesso que provocam o desconforto estomacal:

Ingredientes

  • Água: 125ml;
  • Bicarbonato de sódio: 5g.

Modo de preparo e utilização

1. Misture o bicarbonato no meio copo de água morna.

2. Beba quando estiver com desconforto estomacal. Se o sintoma persistir, procure um médico, pois o problema pode ser outro.

5. Infecção urinária

Quando tiver sintomas de infecção urinária, pode fazer essa receitinha para usar tanto interna quanto externamente. Vai ajudar a eliminar a infecção e equilibrar o pH do sangue para evitar que a infecção volte. Lembre-se também de tomar bastante água durante o dia:

Ingredientes

  • Água: 125ml;
  • Bicarbonato de sódio: 2g.

Modo de preparo e utilização

1. Misture o bicarbonato e a água morna. Beba a mistura duas vezes por dia.

2. Faça outra dose para um banho de assento, lavando com cuidado, apenas externamente.
Como pode ver, a receita é quase sempre a mesma. Apenas água e bicarbonato podem aliviar diversos sintomas e melhorar sua saúde.
Para finalizar, uma dica importante. O bicarbonato de sódio, como o próprio nome já diz, possui muito sal. Por isso, não é indicado que você consuma todos os dias ou com muita frequência, principalmente se tiver pressão alta ou problemas com retenção de líquidos. E se você sofre de algum problema que não é apenas um desconforto esporádico, mas que permanece por vários dias, o ideal é que procure um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

muffin salgado

Muffin salgado: receitas rápidas e deliciosas

Microbiologista renomado dá dicas infalíveis de higiene para a cozinha!!