em

Xilitol: o que é, benefícios e onde comprar

Buscando alternativas para o açúcar refinado nas suas receitas? Conheça os prós e contras dessa opção

xilitol
Crédito: Pixabay

Se você faz uma dieta específica ou gosta de buscar alternativas para uma alimentação menos calórica e mais saudável, já ouviu falar de xilitol.

Esse produto é classificado como um álcool de açúcar e é derivado do monossacarídeo chamado xilose que é extraído de vários tipos de plantas. Para a indústria, as principais fontes de xilose utilizadas são do milho e da casca de bétula.

Benefícios e malefícios do adoçante xilitol

Ele é aprovado pela FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) e também pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É comercializado como um adoçante, por isso oferece, sim, alguns benefícios com relação ao açúcar refinado. Mas não se esqueça do outro lado da moeda. Veja também os malefícios dessa substância.

Benefícios

  • Tem, em média, 40% menos calorias do que o açúcar refinado, o que é bom para quem está fazendo uma dieta de emagrecimento com acompanhamento nutricional. Ele também oferece um impacto menor nos níveis de glicose no sangue, uma vantagem para pré-diabéticos e diabéticos.
  • Ele é considerado uma das boas alternativas para quem quer substituir o açúcar refinado. Faz sentido por causa dos benefícios mencionados acima, mas deve-se considerar que ele também é uma fonte de calorias vazias, sem nutrientes para oferecer.
  • Por contribuir para uma menor incidência de cáries nos dentes, esse adoçante também é amplamente usado em produtos vendidos com menor valor energético para diabéticos e em pastilhas para higiene oral.

Malefícios

  • Para os fabricantes dessa substância, ela é considerada um adoçante natural. Porém, o que chega à sua mesa não é a xilose pura extraída das plantas. É a xilose depois de passar por vários processos industriais que envolvem o uso de diversos produtos químicos. Embora sejam todos aprovados para uso de forma segura, você tem a opção de não querer ingerir essa combinação química.
  • O motivo dessa substância fornecer menos calorias para o corpo é que ela não é bem digerida no estômago. Por causa disso, pode reagir com outros alimentos e estimular a formação de gases. Não acontece com todo mundo, mas é um dos malefícios.
  • Como já mencionado, ele é uma fonte de calorias vazias, ainda que sejam poucas calorias. Se você quer mesmo manter uma alimentação saudável (a menos que tenha diabetes) pode preferir utilizar açúcares menos refinados em quantidades bem reguladas, que oferecem maior valor nutricional.

Onde comprar

xilitol onde comprar
Crédito: Freepik

É fácil encontrá-lo em lojas de produtos naturais, na área verde ou fit do supermercado e até em algumas farmácias que vendem produtos para dietas e restrições alimentares. Em lojas online a compra também pode ser feita, mas pesquise bem sobre a loja antes de comprar, garantindo a qualidade do produto.

Como substituir?

Cada grama de xilitol contém 2,4 calorias. Já o açúcar refinado oferece 4 calorias por grama. Ele é levemente menos doce que o açúcar, mas pode ser usado na mesma quantidade nas receitas.

Prefira manter sua receita um pouco menos doce em vez de adicionar mais adoçante, pois ele também tem calorias e faz mal quando consumido em excesso.

Xilitol ou stévia?

Há uma divisão de opiniões dos profissionais da área quanto ao escolher xilitol ou stévia. O fato é que as duas opções são extraídas da natureza, mas chegam à mesa do consumidor depois de passar por processos industriais que alteram o seu estado natural para que possam ser consumidas com praticidade.

Entretanto, pode-se dizer que a stévia tem a vantagem de ser muito mais doce do que o açúcar refinado, logo, também é muito mais doce do que o xilitol. Assim, a quantidade usada nas receita é bem menor, reduzindo também o consumo de calorias.

Mas mesmo sabendo dessa vantagem, existe também a desvantagem. A stévia costuma deixar aquele retrogosto amargo que quase ninguém gosta. O xilitol não tem esse problema. Então, como viu, há vantagens e desvantagens em cada tipo de adoçante. O ideal é conversar com seu nutricionista e fazer o teste durante alguns dias para ver com qual o seu organismo se adapta melhor.

blusa com sutiã aparecendo

Como usar blusa com sutiã aparecendo e aderir à tendência com estilo

torta de amendoim

Receitas de torta de amendoim para receber bem as visitas