xarope de folha de cacto
Crédito: Wikimedia Commons
em

Aprenda a fazer xarope de folha de cacto para tosse

Esse xarope ajuda a aliviar a tosse, mas precisa ser preparado com cuidado, com a folha fresca

Para quem mora em regiões mais áridas, onde os cactos nascem espontaneamente, essa receita de xarope de folha de cacto é uma forma de aproveitar a planta em benefício da saúde.

A planta

A planta que se pode usar para fazer o xarope de folha de cacto é a Opuntia ficus-indica, que popularmente é chamada de figueira-da-índia, figo de barbaria, piteira, palma, tuna ou figueira-do-diabo. É a mesma planta que dá os frutos chamados de figos-do-diabo ou figo-da-índia. Nessa planta, tanto os frutos quanto as folhas são comestíveis e oferecem bons nutrientes à saúde.

Benefícios do xarope de folha de cacto

Esse xarope de folha de cacto é uma receita da medicina popular, muito utilizado em Portugal para o alívio de tosses intensas.

A folha é comestível, assim como seu fruto, e conta com propriedades como carboidratos, cálcio, magnésio, potássio, vitaminas A, B e C, além de muito ferro. Tem também ômega-3 e antioxidantes.

Todos esses nutrientes trabalham para o fortalecimento do organismo, ajudando a tratar a causa da tosse, quando não há outros sintomas mais intensos que representem alguma doença mais grave.

Como fazer

Para fazer esse xarope, precisa ter cuidado principalmente na hora de remover os espinhos da folha. Mas a receita em si é muito simples.

Ingredientes

Folha de cacto: 1 unidade;
Açúcar mascavo: para preencher a folha.

Modo de preparo

  1. Escolha uma folha de cacto que esteja sem flores, bem grande e carnuda. Esteja usando luvas grossas e tenha uma faca afiada para cortar a folha do pé, pois ela tem muitos espinhos.
  2. Quando conseguir arrancar a folha, segurando-a com uma pinça de cozinha, vá puxando cada um dos espinhos ou cortando-os pela base com um facão.
  3. Lave muito bem a folha e seque.
  4. Faça um corte transversal, como se estivesse cortando um pãozinho, deixando um dos lados ainda fechado.
  5. Faça alguns cortes na parte interna da folha e recheie com bastante açúcar. Volte a fechar a folha, costurando com um fio de cozinha para que fique bem fechada.
  6. Faça um furinho de cada lado para passar um barbante e pendurar a folha. Deixe-a pendurada com uma tigela embaixo por 24 horas para que o líquido doce do seu interior possa escorrer.
  7. Passado o tempo, descarte a folha, misture bem o xarope que foi para a tigela e armazene-o em um frasco de vidro bem fechado, ao abrigo da luz.

Como tomar

Dependendo da intensidade da tosse, pode-se tomar até 3 colheres de sopa do xarope de folha de cacto por dia, em horários espaçados.

Cuidados a ter com o xarope de folha de cacto

Se ao tomar uma dose do xarope, perceber qualquer tipo de mal estar, pare de tomar, pois poderá ser alguma reação alérgica.

Essa receita não substitui a consulta ao médico. Não misturar com outros medicamentos.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolo amanteigado receitas

Aprenda a fazer 4 receitas de bolo amanteigado

hidratação com cenoura

Hidratação com cenoura para pele e cabelo: conheça os benefícios e como fazer