Wordle
Créditos: Reprodução

Wordle: Conheça o jogo de palavras da moda

Sucesso nas redes sociais, brincadeira de adivinhação foi comprada pelo The New York Times por quantia milionária

Publicidade

Quem é usuário do Twitter já está habituado a ver diariamente uma avalanche de quadradinhos verdes no feed. É a moda do Wordle, um jogo simples de palavras que virou febre mundial nos últimos meses e acaba de ser adquirido pelo jornal The New York Times.

Como funciona

A cada dia o jogo oferece como enigma uma palavra misteriosa, composta por cinco letras. O usuário tem seis chances de resolver o mistério e, a cada tentativa, as letras corretas colocadas nas posições corretas ficam verdes; as letras corretas em posições erradas ficam amarelas; e as letras que não constam na palavra ficam escuras.

Créditos: Reprodução

A palavra é a mesma para todos os usuários. Ao fim, abre-se uma contagem regressiva para a divulgação do próximo desafio.

Aproveite e veja: Jogo Mental: Desafie a sua mente e responda as perguntas

Publicidade

Como nasceu

A história do joguinho é romântica. John Wardle, criador do Wordle, é um engenheiro de software norte-americano que desenvolveu o passatempo para entreter a namorada durante a pandemia de covid-19. A novidade se espalhou inicialmente dentro da família e, a partir de outubro de 2021, saiu do círculo mais íntimo, deixando o âmbito privado e ganhando a internet.

A popularização, no entanto, ocorreu especialmente em janeiro de 2022, quando muitas pessoas passaram a compartilhar todos os dias os seus gabaritos no Twitter. Novos jogadores foram atraídos pela curiosidade em descobrir o significado por trás dos frequentes quadradinhos coloridos.

A função de dividir o resultado com os colegas foi implementada em meados de dezembro e teve papel crucial na curva de ascensão do site. A quantidade de acessos, que era por volta de noventa em 2021, passa dos 3 milhões atualmente.

A explosão de usuários e o boca a boca sobre o game o fez entrar no radar de grandes investidores. O jornal americano The New York Times, que tem uma das palavras cruzadas mais difundidas do mundo e vem apostando em novidades do gênero nos últimos anos, acaba de comprar o Wordle por uma quantia secreta, na faixa dos milhões de dólares.

Publicidade

Começa então mais um capítulo significativo da impressionante trajetória do Wordle, que, inclusive, foi parcialmente inspirado no Spelling Bee, outro joguinho pertencente ao New York Times.

Outras versões

O Wordle é em inglês, mas similares em outras línguas já são extremamente comuns. Em português os mais famosos são Termo, Letreco e Palavra do Dia.

Veja também: Baralho e jogos de tabuleiro são ótimas opções para exercitar a memória

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM