Menu

Você sabe como usar uma bússola?

Nunca se sabe quando pode precisar se orientar em uma região onde não pega o GPS.

Imagem: Freepik

Publicidade

Hoje em dia, com os maravilhosos sistemas de GPS, não precisamos mais andar com mapas de papel e uma bússola no bolso. Quer dizer, quase nunca.

Quem já nasceu em um mundo conectado, quando as pessoas já usavam o GPS para se localizar em qualquer lugar, pode não imaginar que nem sempre o serviço on-line está disponível.

Em lugares mais remotos, como quando você sai para acampar na mata com amigos, pode não ser possível usar o GPS e, nesses casos, um mapa e uma bússola são a melhor ideia, se você souber como usá-los.

Veja também: Mulher passa 5 dias perdida na mata só com vinho e pirulito

Publicidade

As partes de uma bússola

Antes de saber como usar uma bússola é preciso olhar para ela e entender o que cada uma de suas partes significa. Afinal, é com base nesse conhecimento que você poderá usá-la. Então, vamos lá:

Agulha magnetizada

É a agulha magnetizada que fica flutuando em um fluido para que ela possa girar em direção ao Polo Norte magnético da Terra (não o mesmo que o geográfico).

Caixa e mostrador

A caixa e o mostrador são um disco redondo marcado com pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste) e linhas de graus. Ele contém a agulha e gira para que você possa se orientar.

Seta de orientação

A seta de orientação pintada embaixo da caixa, em vermelho. Ao tomar um rumo, você o alinhará com a parte vermelha da agulha.

Publicidade

Placa de base

A placa de base é uma superfície retangular que contém a caixa da bússola.

Marcas de medição

As marcas de medição na placa de base se parecem com réguas. Eles ajudam você a calcular distâncias no mapa. Às vezes, há também uma escala na placa de base para medir a distância linear em um mapa.

Direção da seta de deslocamento

A direção da seta de deslocamento é um triângulo ou seta pintada na placa de base voltada para longe da caixa da bússola. É isso que você aponta para o marco que deseja alcançar. A seta ajuda a determinar sua orientação. Às vezes, há também uma linha de índice, uma extensão da seta de direção da viagem.

Publicidade

Escala de declinação

A escala de declinação corrige a diferença entre o norte magnético e o norte verdadeiro.

Como usar uma bússola?

Agora que você já conhece as partes de uma bússola, é hora de aprender a usá-la. Faça o seguinte:

  1. Coloque a bússola deitada sob a mão, ou em cima do mapa em uma superfície plana, preferencialmente em frente ao seu peito.
  2. Gire a marcação dos graus até que as linhas de orientação se alinhem à seta magnética com os dois apontando para o Norte.
  3. Encontre a direção a qual você está virado olhando para a direção da seta. Por exemplo, se a direção da seta estiver entre o Norte e o Este, você está olhando para o Nordeste.
  4. Enquanto estiver caminhando, verifique a bússola de vez em quando para saber se você continua na direção pretendida. Transfira a direção da rota para o mapa, de modo que a seta da bússola aponte para o Norte Real do mapa.

Referência: Blog de Escalada

Veja também: Casal resgata homem que ficou duas semanas perdido na mata

Publicidade
Sair da versão mobile