em

Conheça os benefícios e onde encontrar a vitamina K2 para consumo

São diversos alimentos que contém essa importante vitamina. Veja quais são e por que deve consumi-los mais.
vitamina k2
Designed by Freepik

É mais comum ouvir falar das vitaminas A, C e do complexo B, enquanto a vitamina K2, que também é fundamental para a saúde, passa despercebida. É claro que quem não é da área da saúde não vai ter o mesmo interesse pelas vitaminas do que os especialistas.

Mas conhecimento nunca é demais e por isso você vai ter a oportunidade, agora, de saber quais são os benefícios dessa vitamina e em quais alimentos ela é encontrada.

Benefícios da vitamina K2 para a saúde

benefícios vitamina k2 para a saúde
Crédito: Freepik

Basicamente são duas as funções principais da vitamina K2 no organismo. Ela cuida da saúde cardiovascular e dos ossos. Mas é claro que não é só isso. Ela atua em conjunto com a vitamina K1, que age diretamente na coagulação do sangue, e oferece os seguintes benefícios:

1. Previne a osteoporose

A K2 direciona o cálcio para os ossos e os dentes, permitindo que se fortaleçam e prevenindo a osteoporose, que ocorre com a ausência desse nutriente. Ao direcionar o cálcio pelo caminho certo, ela acaba impedindo que ele vá pelo caminho errado, que é em direção ao rim, onde ocorrem as pedras dos rins, ou aos vasos sanguíneos, causando danos cardíacos.

2. Protege o coração

A forma que a vitamina K usa para proteger o coração é prevenindo o endurecimento das artérias. Esse endurecimento das artérias é aterosclerose, uma doença que afeta as artérias que transportam sangue para o coração.

3. Melhora a função sexual

Outra função importante dessa vitamina é aumentar a produção de testosterona e a fertilidade nos homens, além de reduzir os hormônios masculinos nas mulheres, prevenindo problemas como a Síndrome dos Ovários Policísticos.

4. Equilibra os níveis de açúcar no sangue

A K2 colabora com a produção de insulina que faz com que o açúcar encontrado no sangue seja direcionado para suas funções ao invés de ficar parado e acumulado. Dessa forma, protege o corpo contra o diabetes e problemas metabólicos que causam a obesidade.

5. Atua na saúde das células

Ter células saudáveis e sempre renovadas é sinônimo de prevenção de doenças como o câncer. A vitamina K2 ajuda a suprimir os genes que promovem essa doença tão temida, causada por células doentes, enquanto também fortalece os genes que atuam na boa saúde celular.

6. Melhora o desempenho na atividade física

Aliás, não só na atividade física, mas em todas as atividades ao longo do dia, pois essa vitamina ajuda a distribuir melhor o gasto de energia, evitando que gaste demais em um único momento e fique sem vigor para continuar as tarefas.

Alimentos ricos em vitamina K2

alimentos ricos em vitamina k2
Crédito: Freepik

Justamente pela falta de informação e baixa popularidade da vitamina K, muitas pessoas possuem deficiência dela no organismo, sem saber. Mas certamente consomem os alimentos que são ricos nesse nutriente. Caso você não consuma, saiba quais são e aumente a ingestão diária deles, de preferência com a recomendação de um nutricionista ou médico.

  • Alimentos fermentados, como kefir, queijos brie e gouda e vegetais em conserva;
  • Carnes de animais criados com comida orgânica;
  • Leite e derivados orgânicos;
  • Ovos orgânicos.

Como a vitamina K2 atua junto com a K1, veja quais são os alimentos ricos na K1 para também incluir na sua alimentação, todos de origem orgânica:

  • Couve;
  • Folhas de beterraba;
  • Espinafre;
  • Folhas de mostarda;
  • Folhas de nabo;
  • Couve-galega.

Para finalizar, é importante ressaltar que o consumo dessa vitamina deve ser equilibrado e dentro de uma dieta saudável, sem industrializados, excesso de açúcar, sal ou gordura saturada.

De modo geral, a recomendação é de 150 microgramas ao dia. Se for usar suplemento, tenha orientação médica e sempre tome junto com alguma gordura saudável, pois a vitamina necessita da gordura para ser absorvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

plopping
Plopping: a técnica para definir cabelos cacheados
torta de pasta de amendoim 01
Como fazer torta de pasta de amendoim?