Visão do bebê
Crédito: Freepik

Visão do bebê: curiosidades sobre nitidez e percepção das cores

É importante respeitar o desenvolvimento da visão do bebê porque isso acontece ao longo dos primeiros meses de vida

Publicidade

Quando um bebê nasce, ele está pronto para continuar se desenvolvendo do lado de fora do útero. Ou seja, ainda há muitas partes do seu corpo que precisam amadurecer e se estabilizarem. A visão do bebê é um bom exemplo que vai mudando com o passar dos dias e meses, como você verá agora nessas curiosidades bem interessantes.

Veja também: Cor dos olhos do bebê: saiba quando e por que muda

O que a visão do bebê recém-nascido consegue ver?

A primeira curiosidade é especialmente para os pais que estão com um recém-nascido em casa, e já estão fazendo caras e bocas para ele se entreter. Será que o bebê entende as expressões faciais dos pais?

Um estudo realizado no Instituto de Psicologia na Universidade de Oslo (Noruega) e na Universidade de Uppsala (Suécia), envolvendo crianças de dois e três dias de vida, sugere que sim.

Publicidade

De acordo com o estudo, os bebês conseguem enxergar o rosto dos pais mais nitidamente quando está a 30 centímetros de distância. Mais longe do que isso, a visão do recém-nascido fica muito turva.

Nessa fase, o bebê consegue perceber mudanças na expressão facial dos pais de forma bem simples, reconhecendo as diferenças entre um rosto feliz, raivoso, neutro e surpreso. Com o passar dos dias, os bebês aprendem a imitar as expressões dos pais, mas não têm ideia do que cada expressão significa.

Só por volta dos 3 meses de vida o bebê consegue reconhecer os pais quando estão do outro lado do quarto, por exemplo. Quando está com uns 4 meses, a visão do bebê se torna capaz de olhar pela janela ou para algo na parede e despertar o interesse do bebê.

Como é a percepção das cores na visão do bebê?

Logo ao nascer, o bebê só enxerga em preto e branco, já que as células responsáveis pelas cores ainda precisam se desenvolver.

Publicidade

Quando o bebê completa o primeiro mês de vida, começa a enxergar um brilho diferente e mudanças na intensidade das cores.

Mas, é lá por volta dos 3 meses que as cores começam a surgir com mais variedade, até chegar aos 4 meses com a capacidade de enxergar colorido totalmente desenvolvida.

Quando o bebê consegue acompanhar um objeto com os olhos?

Essa é mais uma curiosidade interessante sobre a visão do bebê, que ajuda aos pais saberem quando é normal ou não o bebê manter os olhos fixos em algo sem acompanhar o movimento do objeto.

Publicidade

Bem, é normal que até os 2 meses de vida os olhos dos bebês ainda estejam “em treinamento” de foco e coordenação motora. Então, só a partir dessa idade ele conseguirá acompanhar objetos em movimento, como brinquedos que estiverem perto o suficiente para ver com nitidez.

Quando o bebê está com uns 5 meses, sua capacidade de perceber a profundidade das coisas ganha mais evidência. As brincadeiras de aproximação e afastamento de objetos para perto e longe do bebê ajudam nesse desenvolvimento.

Veja também: Nomes de bebês: veja os mais escolhidos em 2021

Publicidade

Artigo com informações de Tudo Interessante

PODE GOSTAR TAMBÉM