Cor dos olhos do bebê
Crédito: Freepik
em ,

Cor dos olhos do bebê: saiba quando e por que muda

A cor dos olhos costuma ser mais clara e opaca ao nascimento, principalmente em bebês com pele mais clara

Publicidade

Mesmo depois de esperar tantos meses para ver o rostinho do filho, os pais não podem ter certeza sobre a cor dos olhos dele ao nascer. Quando a cor dos olhos do bebê recém-nascido é mais escura, a tendência é não mudar muito. Mas, se for uma cor mais clara, é bem possível que mude com o tempo. Então, quando e por que a cor dos olhos do bebê muda?

Veja também: Vantagens do parto humanizado – para a mãe e para o bebê

Como se forma a cor dos olhos do bebê?

A parte colorida dos olhos é a íris. O que faz ela ficar pigmentada é a melanina, também responsável pela cor da pele e do cabelo. É a melanina que absorve os raios ultravioletas do sol, protegendo contra a radiação e suas consequências negativas.

Um bebê que nasce com menos melanina no corpo vai ter os olhos em tons azulados ou acinzentados, e a pele mais clara. Essa produção mais baixa de melanina acontece quando os melanócitos – responsáveis por produzir melanina – não foram bem estimulados ainda dentro do útero.

Publicidade

Um bebê com um tom de pele mais escuro tem maior produção de melanina, e assim, seus olhos tendem a ser mais escuros também, castanhos ou cinzentos. De toda forma, ao nascer, o bebê ainda não tem a cor definitiva dos olhos.

Quando a cor dos olhos do bebê muda?

A partir do momento em que o bebê nasce, ele começa a entrar em contato com diferentes fontes de luz. Assim, aumentam os estímulos nos melanócitos que, por sua vez, começam a produzir mais melanina.

Essa produção é mais intensa durante os 6 primeiros meses de vida. Mesmo assim, ao longo do primeiro ano, a cor dos olhos do bebê pode escurecer e depois clarear. Só depois disso é que se pode considerar a cor definitiva.

Publicidade

Há casos em que uma sutil mudança na coloração dos olhos continua acontecendo até a criança ter uns 5 ou 6 anos. Mas nada muito diferente da cor que já estiver, pois também tem o fator hereditariedade que decide a cor dos olhos do bebê.

Os tons mais escuros são os dominantes, com maior probabilidade de acontecer, quando pelo menos um dos pais tem olhos escuros. Mas pode acontecer de um bebê nascer e permanecer com olhos azuis ou verdes, quando seus pais têm olhos escuros e os avós são quem têm olhos claros.

Artigo com informações de CLINSBORGES

Publicidade
limpar móveis de madeira

Como limpar móveis de madeira sem danificar? Melhores produtos

Senha do celular

Senha do celular: casal deve ter acesso à senha um do outro?