em

Pesquisas sugerem que o vírus da herpes pode causar Alzheimer

Conheça o estudo que apontou essa relação entre as duas doenças

ligação entre virus da herpes e alzheimer
Crédito: Freepik

O Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa e progressiva, que causa demência nas pessoas mais idosas. Ela afeta mais de 30 milhões de pessoas por todo o mundo e ainda não possui cura e nem se sabe ao certo o que a leva a acontecer. Porém uma pesquisa sugere que o vírus da herpes pode causar Alzheimer, o que pode ser considerado uma importante descoberta.

O vírus da herpes e o Alzheimer

A neurobiologista Ruth Itzhaki, professora da Universidade de Manchester, Reino Unido, encontrou durante a sua pesquisa uma forte evidência de que o vírus da herpes pode causar o Alzheimer. A pesquisa é de extrema importância, pois sugere que os medicamentos para tratar a herpes pode ser capaz de tratar o Alzheimer. Inclusive é possível discutir a criação de uma vacina para impedir a doença.

ligação entre virus da herpes e alzheimer entenda estudo
Crédito: Freepik

O tipo de herpes que implica no desenvolvimento do Alzheimer é a herpes simplex tipo 1, popularmente conhecida como herpes labial. A herpes simples é adquirida por grande parte das pessoas durante a infância, e fica armazenada no sistema nervoso periférico.

A ligação entre a herpes e o Alzheimer foi descoberta em 1991, quando notou-se que muitos dos idosos com a demência possuíam esse vírus. Seis anos mais tarde, foi apresentado que isso era um risco a pessoas portadoras do gene APOE4 a desenvolverem o Alzheimer.

ligação entre virus da herpes e alzheimer causas
Crédito: Freepik

Depois de anos de pesquisa, foi descoberto que a herpes faz com que duas proteínas, Beta-amilóide e Tau anormal, se acumulem no cérebro. Esse acúmulo de proteínas é um fator característico da doença de Alzheimer. A neurobiologista acredita que a doença viral pode ser um dos principais fatores que levam as pessoas a desenvolverem a demência, já que o cérebro dos idosos é mais suscetível a “ataques” do vírus, por terem o sistema imunológico mais fraco.

Contudo, a Doutora Ruth Itzhaki aponta que nenhuma das pesquisas realizadas provam que o vírus da herpes é uma causa real do desenvolvimento do Alzheimer. Os estudos até hoje feitos só mostram que há uma associação entre as duas doenças.

Por outro lado, isso mostra que os cientistas estão mais próximos de descobrir a causa real do desenvolvimento do Alzheimer, o que possibilita desenvolver tratamentos e até impedir que ele aconteça.

Quais as causas do Alzheimer?

ligação entre virus da herpes e alzheimer estudo
Crédito: Freepik

As causas estão ligadas a vários fatores, mas os médicos e cientistas ainda não sabem ao certo o que provoca a doença. Porém existem alguns fatores que já foram observados em vários portadores e indicam que estejam ligados ao desenvolvimento do Alzheimer.

As causas biológicas e hereditárias são a diminuição do neurotransmissor acetilcolina, o acúmulo de proteínas no cérebro e a genética.

Também existem os fatores não-genéticos, como colesterol elevado, ter idade acima de 60 anos, ter tido lesão cerebral, tabagismo, sedentarismo, exposição a metais pesados, aterosclerose, diabetes mellitus e hipertensão arterial.

Fonte: Frontiers in Aging Neuroscience

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como controlar ciúmes

Como controlar ciúmes: 12 dicas

raças de cachorro para crianças

5 Melhores raças de cachorro para crianças